TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Quimica 1

Monografias: Relatorio Quimica 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  4.643 Visualizações

Página 1 de 8

⦁ Introdução

Relatório com informações sobre as normas de segurança a serem observadas durante a realização de experimentos em aulas de laboratório e identificação dos equipamentos que serão utilizados durante as aulas práticas.

⦁ Objetivos

Tem-se como objetivo do relatório tomar as medidas preventivas necessárias para evitar a ocorrência de acidentes e incidentes durante a realização de experimentos nas aulas práticas de química, assim como instruir sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva presentes no laboratório.

Outro objetivo do relatório e a identificação de todos os equipamentos que serão utilizados para as experiências durante as aulas, sua correta utilização e manuseio para garantir que as experiências sejam realizadas corretamente e alcancem o objetivo proposto.

⦁ Materiais e reagentes

Foram apresentados todos os materiais, equipamentos, substâncias presentes no laboratório, assim como demostrados os equipamentos de proteção individual e coletiva que devem ser utilizados conforme a realização de experiências.

⦁ Procedimento Experimental

Foi repassado em aula os procedimentos e normas de segurança que devem ser seguidos no ambiente do laboratório durante a realização de experiências conforme material entregue pela professora.

Foi demonstrado o uso dos principais equipamentos que serão utilizados durante as aulas e houve explicação resumida sobre os objetivos e usos dos demais equipamentos e materiais.

⦁ Dados Experimentais e Análise dos Resultados

Foi proposto pela professora que fossem respondidas questões sobre a apresentação dos equipamentos, materiais, substâncias e Normas de Segurança do Laboratório.

As perguntas foram respondidas em aula pela professora e complementadas pelo grupo com auxílio obtido através de materiais bibliográficos.

⦁ Questionário

⦁ Descreva a indumentária correta a ser usada no laboratório.

Resposta:

⦁ Avental de mangas compridas, longos até os joelhos, com fios de algodão na composição do tecido.

⦁ Calça comprida de tecido não inteiramente sintético.

⦁ Sapato fechado, de couro ou assemelhado.

⦁ Óculos de segurança.

⦁ Luvas

⦁ Descreva a utilização da Estufa e da Mufla?

Resposta:

⦁ Estufa (figura 1) É um aparelho elétrico utilizado para dessecação ou secagem de substâncias sólidas, evaporações lentas de líquidos, etc, atinge temperaturas de até 300º C.

Figura 1

⦁ Mufla (figura 2) é um tipo de estufa para altas temperaturas usada em laboratórios, principalmente de química, sendo utilizada na calcinação de substâncias. Consiste basicamente de uma câmara metálica com revestimento interno feito de material refratário e equipada com resistências capazes de elevar a temperatura interior a valores acima de 1000 °C. As muflas mais comuns possuem faixas de trabalho que variam de 200°C a 1400°C.

Figura 2

⦁ Qual o procedimento correto para tratar queimaduras por ácidos e cortes em laboratório?

Resposta:

⦁ Por queimaduras: no caso de queimaduras com ácidos, deve-se lavar com água em abundância e, em seguida, com Bicarbonato de sódio a 5%; em tratando - se de queimaduras com bases, deve-se lavar com água em abundância e, em seguida, com vinagre ou bórico 2%. Quando a região afetada for os olhos, deve-se utilizar o lavador de olhos ou soro fisiológico e depois com água boricada ou ácido bórico a 2 % para proceder a lavagem.

⦁ Queimaduras com fogo ou material quente, devem ser tratadas com pomada de PICRATO DE BUNTENSIN ou com solução de ÁCIDO PÍCRICO 1 %.

⦁ Por cortes: Cortes ou ferimentos mesmo leves, devem ser desinfetados e cobertos, deve-se lavar com água e sabão o local da lesão e, em seguida, ministrar solução à base de Iodo.

⦁ Descreva a utilização do material de porcelana.

Resposta:

⦁ Cadinho (figura 3)

Usado para a calcinação (aquecimento) de substâncias a seco e para fundir as substâncias. Suporta altas temperaturas (acima 500ºC).

Figura 3

⦁ Triângulo de Porcelana (figura 4)

Usado principalmente como suporte em aquecimento de cadinhos.

Figura 4

⦁ Capsula de Porcelana (figura 5)

Usada para efetuar evaporação de líquidos ou soluções. Suporta até 500ºC

Figura 5

⦁ Almofariz ou grau com pistilo (figura 6)

Destinado à pulverização (trituração) de sólidos

Figura 6

⦁ Funil de Buchner (figura 7)

Utilizado em filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de filtro em conjunto com o Kitassato.

Figura 7

⦁ Qual a classificação para o material de vidro?

Resposta:

O vidro é um material transparente, pouco reactivo e fácil de limpar. O material de vidro usado em laboratório, chamado de vidraria, pode ser fabricado em vidro sodocálcico (vidro vulgar) ou em vidro borosilicatado. Este último, por apresentar um baixo coeficiente de dilatação (tolera melhor os choques térmicos), é utilizado no fabrico de utensílios destinados a suportarem elevações rápidas de temperatura. Todos os instrumentos de vidro obedecem a regras definidas internacionalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com