TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Quimica

Exames: Relatorio Quimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A primeira atividade de laboratório realizada pelo grupo foi o teste de chama, ou seja, teste qualitativo para a identificação de metais em amostra, o teste tem como principio a absorção e emissão de energia feita pelos elétrons que estão situados nas camadas mais afastadas do núcleo, melhor dizendo, na camada de valência.

O método utilizado foi baseado no princípio do modelo Bohr, de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um elemento químico, alguns elétrons da camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado.

Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, pode ser utilizado para identificar um referido elemento, para isso utilizamos um bico de bunsen bem ajustado que produziu uma chama bem azul e um fio metálico preso a um bastão de madeira, testamos os materiais.

OBJETIVO

O objetivo da prática de laboratório desta aula, foi, observar as mudanças de cores ocorrida no teste de chama pela presença de sais e concluir a energia radiante de cada um deles, como, por exemplo: Cloreto de Bário ( BaCl2), Cloreto de Estrôncio (SrCl2) e vários outros, e cuidadosamente manuseando com atenção para evitar acidentes pela presença de fogo.

Identificar por meio da cor produzida na chama, alguns cátions metálicos, observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo de Bohr.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Tudo que esta em nosso meio, inclusive todos nós, é o universo, ele é constituído de matéria, que é definida da seguinte maneira, tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Enfim, a matéria resumida por Dalton é constituída por partículas indivisíveis, chamada de átomo.

A partícula positivamente carregada, incrustada com partículas negativas, o átomo, definida desse jeito por thomson, chamou a atenção de Bohr que propôs o seguinte postulado para o átomo.

O elétron move-se em órbita circulares entorno do núcleo do átomo;

A energia total de um elétron (potencial + cinética) não podem apresentar qualquer valor, mas sim, valores múltiplos de um quantum;

Apenas algumas órbitas eletrônicas são permitidos para o elétron s ele não emite energia ao percorrê-la;

Quando um elétron passa de uma órbita para outra, emite ou absorve um quantum de energia.

No estado fundamental (de menor energia), os eletros ocupam os níveis mais baixos de emergias possíveis. Quando um átomo absorve energia de uma fonte externa, um ou mais elétrons absorvem esta energia e “pulam” para níveis mais energéticos (externos). Neste caso, dizemos que o átomo encontra-se em um estado excitado.

O elétron absorve uma quantidade E de energia (E=E2-E1) e “pula” para um nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com