TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Quimica

Trabalho Universitário: Relatorio De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo

Pretende-se ao longo da experiência investigar a relação existente entre as técnicas de filtração, para separar sólidos de líquidos ou sólidos de gases, e de misturas mesmo precipitadas onde é necessária uma filtração simples ou a vácuo.

Introdução

O método de separação muito presente em um laboratório, a filtração que é bastante usada para separar um sólido de um líquido, sólidos de gases, mesmo sendo um sólido precipitado. As substancias são pesadas primeiro na balança para ter o peso adequado, e depois de misturadas serão separadas pela filtração comum ou com a filtração a vácuo. A filtração comum é feita com papel de filtro que separa a parte sólida. Já a filtração a vácuo suga o ar permitindo a separação mais rápida.

Parte Experimental

Materiais utilizados:

1 - funil 2 - vidros de relógio

2 - papeis de filtro 1 - erlenmeyer

1 - funil de Buchner 1 - frasco de kitassato

2 - bastões de vidro 1 - bomba de vácuo

2 - bastões de vidro 1 - balança

Reagentes:

Iodeto de Potássio “Kl”, Nitrato de Prata “Ag (NO3)” e Água destilada (H2O).

Procedimentos do experimento

Deve-se pesar 0,15g de Kl em um vidro de relógio, mais eu pesei e deu um valor aproximado que foi 0,1518g, e depois transferir ao béquer, com a pisseta coloque 25mL de água destilada, e agite com bastão de vidro. Repetimos o mesmo procedimento com a solução Ag (NO3), em que minha pesagem é diferente que foi o valor exato 0,15g. Em seguida misturamos em um dos béqueres, com as duas soluções anteriores, ao misturar é observada que se formou uma cor amarelado esverdeado, logo após se concentrou e ficou um precipitado. E aconteceu uma reação dupla-troca. Onde:

Kl(s) + Ag (NO3)(s) formando K(NO3)(aq) + AgI(s)

E foi dividido em dois beques um foi para a filtração simples (figura 1) e o outro para a filtração há bomba a vácuo (figura 2), como mostra na figura:

Figura 1 e Figura 2:

Resultado e Discussões

Neste relatório sobre filtração comum e filtração a vácuo nos discutimos e entendemos que aprendendo um processamento de adquirir experiência e conhecimento sobre a filtração, vamos dizer separação da solução que está presente. Então para realizar estes processos de separação das soluções, primeiramente se pesou uma quantidade de Iodeto de Potássio e de Nitrato de Prata com as seguintes pesagens abaixo:

Kl 0,1518

Ag 0,15

Em seguida preparou uma solução aquosa de Kl em um béquer com 25 mL de água destilada colocando em uma proveta, depois transferindo há um béquer e agitando com o bastão de vidro. O mesmo procedimento vai para o Nitrato de Prata.

O procedimento em dois béqueres diferentes foi despejado as duas soluções incolor de Kl e de Ag, juntando essas soluções ficando uma cor amarelado esverdeado, logo após se concentrou e ficou um precipitado acontecendo uma reação dupla-troca de era Kl(s) + Ag (NO3)(s) e formando K(NO3)(aq) + AgI(s) ai se foi dividido em dois béqueres para filtração comum e a vácuo.

Na filtração comum deve esta sempre em observação se o funil este bem encaixado no suporte universal, já o papel de filtro tem que ser dobrado da forma de um cone, e antes de fazer a filtração coloque o papel de filtro no funil e para fixá-lo no funil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com