TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Quimica

Casos: Relatorio De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

As substâncias podem combinar-se com outras substâncias transformando-se em novas substâncias. Para estas transformações dá-se o nome de Reações Químicas. Reação Química é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações, as moléculas iniciais são "desmontadas" e os seus átomos são reaproveitados para "montar" novas moléculas.

A forma que se representa a reação química é chama Equação Química. Esta é a representação gráfica da reação química. Nela se coloca os elementos que estão envolvidos na reação, de forma abreviada, através de símbolos já padronizados. As substâncias que participam da reação química são chamadas de produtos ou reagentes na equação química. Reagentes são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Produtos são as substâncias resultantes da reação química.

Objetivo

Neste trabalho prático, o aluno tomará conhecimento de alguns tipos mais comuns de reações químicas e fará a comprovação da ocorrência e suas características.

Procedimentos

Procedimento 1

Coloque cerca de 0,5g de KClO3 em um tudo de ensaio. Adicione uma pequena quantidade de MnO2 e misture as duas substâncias. Segure o tudo de ensaio com uma pinça de madeira e aqueça-o à chama de bico de Bünsen. Com palito de brasa, verifique se o gás produzido e liberado na extremidade do tubo alimenta a combustão. Espere o tubo esfriar, adicione 5,0mL de água destilada e agite. Deixe decantar. Transfira a solução límpida transparente e incolor para um outro tudo de ensaio com o auxilio de um conta gotas e a este tubo, adicione 2 gotas de solução de nitrato de prata.

Procedimento 2

Observe um pedaço de fita de magnésio de cerca de 2cm de comprimento. Segure a fita por uma das extremidades com auxílio de uma pinça metálica. Leve a outra extremidade da fita na chama de bico de gás Assim que observar o início da reação, afaste o conjunto da chama mantendo-o ao ar sob um vidro de relógio de modo a recolher o pó formado. Adicione água e fenolftaleína ao pó formado.

Procedimento 3

Coloque em um béquer, de 600mL de capacidade, água destilada até 2/3 de seu volume. Adicione 5 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína à água de béquer. Fixe a um suporte, um tubo de vidro resistente, que deve ficar com, aproximadamente, 4cm de seu comprimento imerso na água. Corte um pequeno fragmento de sódio, limpe-o e coloque-o no interior do tubo. Iniciada a reação, caracterize o gás que se desprende com o palito de fósforo em chama.

Procedimento 4

Adicione cerca de 2mL da solução de água oxigenada em um tubo. Adicione gotas da solução de KMnO4 0,02mol/L. Adicione 2 gotas de ácido sulfúrico 3,5mol/L.

Procedimento 5

Coloque 1mL de solução 0,1mol/L de Cu2+ em dois tudo de ensaio previamente numerados. No primeiro tubo, adicione, gota a gota, pequena quantidade da solução de hidróxido de amônio. Em seguida, adicione maior quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com