TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Química

Monografias: Relatorio De Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  1.343 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Química Geral Experimental

Padronização de soluções Ácidas e Básicas

Procedimentos:

1) Padronização da solução de hidróxido de sódio com solução padrão de Hidrogenoftalato de potássio:

Lavar a bureta com água destilada e fazer ambiente. Depois desprezar as lavagens e prender a bureta em suporte apropriado. Com auxilio de funil de colo curto, encher a bureta com a solução de NaOH até um pouco acima do traço que indica 0 mL. Retirar as bolhas de ar que possam ter ficado no bico da bureta ou aderidas às suas paredes internas e depois zerar a bureta, abrindo sua torneira e deixando escoar a solução até que a parte inferior do menisco coincida com 0 mL. Colocar em um béquer de 50 mL, uma pequena porção de solução padrão de hidrogenoftalato de potássio 0,100 mol.L-1 e, com esta solução, ambientar uma pipeta de 10 mL. Pipetar 10,0 mL da solução padrão com a pipeta ambientada e transferir para um erlenmeyer de 250 mL. Adicionar à solução do erlenmeyer 3 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína e agitar. Deixe escoar lentamente a solução da bureta sobre a solução do erlenmeyer, agitando-o sempre até que persista uma coloração levemente rósea. Anotar o volume de solução de NaOH adicionado e repitir mais duas vezes a titulação. Tirar a média dos volumes da solução de NaOH gastos. Estes volumes não devem diferir de mais de 0,1 mL. Se as diferenças forem maiores que 0,1 mL as titulações devem ser repetidas. Com os dados obtidos calcular a concentração, em quantidade de matéria, da solução de NaOH.

2) Padronização da solução de HCl com solução padrão de NaOH:

Com auxilio de um funil de colo curto, encher a bureta com a solução de NaOH até um pouco acima do traço que indica 0 mL. Retirar as bolas de ar que possam estar aderidas às suas paredes internas e zerar a bureta. Colocar em um béquer de 50 mL, uma pequena porção da solução de HCl e com esta solução, fazer ambiente na pipeta de 10 mL. Pipetar 10 mL da solução de HCl, com a pipeta ambientada, e transferir para um erlenmeyer de 250 mL. Adicionar à solução do erlenmeyer três gotas de fenolftaleína e agitar. Deixar escoar lentamente a solução da bureta sobre a solução do erlenmeyer, agitando-o sempre, até que persista uma coloração levemente rosa. Anotar o volume de NaOH adicionado e calcular a concentração, em quantidade de matéria, da solução de HCl.

Resultados e discussões:

1) Padronização da solução de hidróxido de sódio:

Ao preencher a bureta com a solução de NaOH, observou-se atentamente o menisco no seu ponto zero, a fim de que se obtivesse resultados precisos. Observou-se que nada ocorreu ao adicionar três gotas de fenolftaleína, pois o hidrogenoftalato de potássio é uma substância com característica ácida e o indicador fenolftaleína é incolor em soluções ácidas.

A equação que descreve a reação química é:

NaOH + KH(C8H4O4) → KNaC8H4O4 + H2O

Foram feitas 2 titulações, e o volume da solução de NaOH adicionado no erlenmeyer para neutralizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com