TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Teste Pareado de Preferência

Por:   •  13/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  1.536 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SANTO AGOSTINHO-FSA

Palloma Francisca Alves Gomes

Teste Pareado de Preferência

Teresina-Pi

2014.

Palloma Francisca Alves Gomes

Teste Pareado de Preferência

Relatório apresentado a disciplina Análise Sensorial dos Alimentos, do curso de Nutrição, da Faculdade Santo Agostinho orientado pela docente Keila Cristiane. .

Teresina-Pi

2014.

SÚMARIO

Objetivo.........................................................................4

Introdução.....................................................................4

Materiais e Métodos.....................................................5

Resultados e Discussão...............................................6

Conclusão.....................................................................7

Referências Bibliográficas.............................................8

⦁ OBJETIVO

Avaliar a preferência comparando 6 amostras entre si, através do teste de comparação pareada, visando observar qual seria a amostra preferida.

⦁ INTRODUÇÃO

A análise sensorial é a disciplina usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. Contudo, conforme o produto o atributo sensorial e finalidade do estudo existem recomendações de métodos, referindo a NBR 12994, que classifica os métodos de análise sensorial dos alimentos e bebidas em discriminativos, descritivos e subjetivos .

Os testes afetivos são métodos utilizados em análise sensorial de alimentos, bebidas e água. O julgador expressa seu estado emocional ou reação afetiva ao escolher um produto pelo outro. É a forma usual de se medir a opinião de um grande número de consumidores com respeito as suas preferências, gostos e opiniões. As escalas mais empregadas são: de intensidade, a hedônica, do ideal e de atitude ou de intenção. Os julgadores não precisam ser treinados bastando ser consumidores frequentes do produto em avaliação. Os testes afetivos em função do local de aplicação podem ser de laboratório, localização central e uso doméstico. Basicamente, os testes afetivos podem ser classificados em duas categorias: de preferência (escolha) e de aceitação (categoria) .

O objetivo principal do teste afetivo é a resposta pessoal (preferência e/ou aceitabilidade) do consumidor comum ou do consumidor em potencial, sobre um produto já existente, em projeto, ou das características específicas de um determinado produto de bens de consumo .

Nos testes de preferência o indivíduo manifesta sua preferência em relação ao produto que lhe é oferecido. As escalas mais utilizadas são de ordenação-preferência e comparação pareada. No teste de ordenação-preferência uma série de amostras é apresentada para que seja ordenada de acordo com a preferência do julgador. Na comparação pareada são apresentados pares de amostras para serem comparadas pelo julgador em relação a sua preferência.

⦁ METODOLOGIA

Materiais: Biscoitos doce Pedágio e Fortaleza; suco Maratá e Delvale e bolacha Cram cracker e Mabel.

Copos descartáveis.

Método

Aplicou-se o teste de preferência comparação pareada no Laboratório de Análise Sensorial, da Faculdade Santo Agostinho de Teresina-pi. Os julgadores analisaram as amostram em cabines individuais.

Apresentou-se duas amostras diferentes de biscoito, suco e bolacha aos julgadores de forma codificada por três dígitos distintos e aleatórios, acompanhadas de um copo com água e por uma ficha, a qual solicitava que os provadores degustassem as amostras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (572.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com