TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Visitas

Trabalho Escolar: Relatorio De Visitas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  5.901 Palavras (24 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 24

RELATÓRIO DE CAMPO REFERENTE AO PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado pelo grupo, ao curso de Bacharelado em Serviço Social, da Universidade Estadual de Roraima – UERR, no período de ______/______/_____ a ______/______/_____, para obtenção da nota da terceira unidade da disciplina de Psicologia Social, recebendo o conceito________, conforme avaliação da professora Joselita Peixoto.

_____________________________________________________

Professora Joselita Peixoto

DESCRIÇÃO DA DEMANDA

O presente relatório diz respeito a uma observação a cerca do Serviço Social na educação no Município de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. Para tal, “elegemos” a escola Estadual São José e o Instituto Federal de Roraima, como pontos de partida para realizarmos uma entrevista semi – aberta com o profissional responsável pela resolução e/ou dissolução das diversas expressões de problemáticas apresentadas no ambiente escolar.

No decorrer da entrevista transcorrida na escola, a equipe sentiu a necessidade de buscar novos espaços ocupacionais para ampliar o acervo de informações e conhecimentos sobre o assunto, haja vista as informações prestadas pela coordenadora pedagógica da escola.

Nesse sentido, foram realizadas visitas e entrevistas na Secretaria Estadual de Educação e na Escola Estadual Barão de Parima, onde se condensou uma série de informações pertinentes ao objeto de estudo.

Foi realiza também, uma visita ao IFRR – Instituto Federal de Roraima, na intenção de dar continuidade ao objeto de estudo e ampliar o conhecimento já obtido nas visitas anteriores, bem como saber se as demandas permanecem as mesmas, assim como o seu fazer profissional, a fim de identificar se o desenvolvimento profissional do assistente social está pautado em seu Código de Ética.

Assim, o Serviço Social na Educação foi escolhido como objeto para este relatório em função de buscarmos conhecimento a respeito da atuação deste profissional nesse ambiente de trabalho, e consequentemente compreendermos quais as demandas apresentadas, tais como: vulnerabilidade social, evasão escolar, dificuldade sócio econômica, gravidez na adolescência e os conflitos familiares e sociais, assim como seu público que é composto em sua maioria por adolescentes.

Desta forma, buscou-se entender, qual é a função social da escola? E qual o papel do assistente social no âmbito educacional? Visto que, o ambiente de estudo, dos mais diversos níveis, tem se apresentado como um campo novo de atuação para este profissional.

PROCEDIMENTOS

No desenvolvimento da pesquisa, a qual gerou o presente relatório, foi utilizada como técnica de trabalho a entrevista semi-aberta, de forma instrumental para subsidiar o trabalho.

O material utilizado na aplicação das entrevistas durante a pesquisa foi: máquina fotográfica, papel, caneta.

ANÁLISE

ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ

No dia 19 de abril de 2013, parte do grupo se deslocou no horário vespertino à Escola Estadual São José, localizada no centro da Capital Roraimense; para dar início a fase empírica da pesquisa, referente Ao trabalho de Psicologia Social, cuja ênfase cairá sobre o tema: O papel do Assistente Social na Educação.

Na chegada a referida Instituição de Ensino, fomos recebidas, no primeiro momento com certa “rejeição”, por parte da Coordenadora Pedagógica, por entender que se tratava de alunos em busca de estágio, fato logo negado pelo grupo. Contudo, ao chegarmos em sua sala, a profissional apresentou outra postura, mostrando-se disponível a responder todas as questões elaboradas pelo grupo de estudo. Diante disso, foi dado início as perguntas elaboradas, as quais seguem anexas.

Assim, indagamos a profissional quanto à existência ou não de um profissional habilitado para tratar das questões sociais apresentadas pelos alunos da unidade de ensino; ela nos respondeu que é a responsável para o atendimento das demandas apresentadas, especificando-as: casos de envolvimento com drogas; conflitos familiares; gravidez; sexualidade precoce e sua exposição por meios cibernéticos.

Diante disso, buscou-se entender de que maneira a escola, por meio da referida profissional soluciona as demandas supracitadas. Destacou que dependendo do caso, o trabalho é realizado conjuntamente com a direção da escola, e em casos extremos leva-se o fato para a Secretaria Estadual de Educação, e juntos se busca a família para averiguar a realidade do aluno.

Em caso de vulnerabilidade social financeira, a escola promove uma ação solidária para essa família. Se não conseguir solucionar o problema, encaminha-se a justiça comunitária , e em ultima instancia, ao Conselho Tutelar e/ou ao Ministério Público, em especial, os casos com envolvimento de drogas.

Nesse sentido, a equipe tentou entender se há um trabalho de forma interdisciplinar que trate da resolução das dificuldades dos estudantes. A coordenadora informou que embora no espaço da escola, haja múltiplos interesses e consequentemente, conflitos distintos, todos eles são resolvidos exclusivamente por ela, exceto aqueles acima já mencionados, e assim, ela destacou, “aqui eu sou uma espécie de assistente social, psicóloga, enfermeira e psiquiatra, de tudo eu faço um pouco, mas eu sei que não tenho a competência técnica para realizar esse trabalho”. A profissional destacou ainda, que na ausência de um técnico com competência para apaziguar as dificuldades apresentadas pelos alunos, ela tenta resolver o problema na medida do possível.

Diante dos relatos da profissional ora descrita, buscou-se compreender, se a gestão da escola, em conjunto com a coordenação, elabora e executa algum projeto social direcionado a comunidade escolar, onde localizamos pais, alunos e escola.

Em conformidade a tal indagação, ela nos respondeu que a escola em apreço, desenvolve alguns projetos de cunho social para a comunidade e seus alunos. Projetos: São José Solidário; Semente e aluno nota 10. Salienta-se que todos esses projetos estão focalizados no aprendizado do aluno. Há uma forte preocupação no rendimento do estudante, e consequentemente passa minar uma possível evasão escolar.

Contudo, nenhum desses projetos está direcionado a coibir a aparição de problemas sociais, haja vista a seu enfoque pedagógico.

No decorrer da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com