TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Deestagio

Artigo: Relatorio Deestagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  5.584 Palavras (23 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR III

Trabalho entregue como requisito parcial para avaliação na disciplina de Estágio Curricular Estágio III - “Gestão Escolar e a Docência da Educação Infantil” - do curso de Pedagogia – Universidade Castelo Branco/RJ.

Nivel: V Turma: 782

Tutora: Jaqueline Martins

PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2009.

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

CURSO DE PEDAGOGIA

MIRIAN LUCI BISPO FREITAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR III

PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2009.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho é a apresentação do relatório, bem como as reflexões feitas a partir da Prática de Ensino e Estágio Observado, realizado em uma escola privada, da cidade de Porto Alegre – Colégio Pequenos Artistas - com turmas da Educação Infantil.

O relato apresenta adequações de certas estratégias de ensino, que favoreceram o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem de todos os envolvidos no projeto, numa perspectiva de educação para o futuro.

Foi um estágio que propiciou a realização, da atividade lúdica, na hora do conto, com o livro Léo e Albertina de Christine Davenier, no qual pude trabalhar com as diferenças etnias. Foi feita uma entrevista com a professora da Educação Infantil, Deise sendo a mesma diretora da instituição. O instrumento utilizado foi um questionário no qual visou aspectos bem gerais e abrangentes. Durante a entrevista que durou em torno de 45 minutos, não encontrei grandes dificuldades para desenvolver o trabalho, fui bem recebida pela a instituição.

Durante

as observações feitas nas aulas, a professora me esclareceu algumas questões relativas à estrutura da disciplina no contexto escolar e junto as crianças, seus objetivos, dificuldades e métodos de avaliação ensino. Acompanhei durante o estágio 30 horas/aulas distribuída na turma da Educação Infantil, que é constituída por 12 alunos, com crianças de 4 a 6 anos, no período da tarde.

No decorrer deste trabalho, relatarei todas as atividades que foram observadas e realizadas em sala de aula, a organização dos espaços/ambientes, o planejamento das atividades e o desenvolvimento dos conteúdos, a ludicidade, rotinas, temas, as abordagens, a metodologia utilizada, bem como o comportamento dos sujeitos pedagógicos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem.

2 DADOS SOBRE A ESCOLA

Escola: Escola de Educação Infantil Pequenos Artistas

Endereço: Rua Ver. Daniel Betts, 155

Bairro: Morro Santana

Cidade: Porto Alegre/RS

Fone: 33866569

Diretora: Deise Peres Costa

Coordenadora Pedagógica: Dionara C. Ritta

Níveis de Ensino: Educação Infantil

Turnos de Funcionamento:

Manhã: 7h30min às 11h50min

Tarde: 13h15min às 18h.

Número Total de crianças: 45

Organização dos grupos etários:

• Berçário I: 0 a 1 ano

• Berçário II: 1 a 2 anos

• Nível I: 2 a 3 anos

• Nível II: 3 a 4 anos

• Nível III: 4 a 6 anos

2.1 Dados Sobre a Observação

Ambiente Físico: A edificação da escola segue os padrões da maioria das instituições privadas, suas dependências se encontram em perfeito estado de conservação. As salas são de tamanho médio, e todas as janelas possuem

grades. A escola possui um prédio de três andares, são divididos em cinco salas de aula, cozinha, quatro banheiros, secretaria, pátio, solário, área de serviços, almoxarifado administrativo e de conservação. Sendo o primeiro andar para a administração, a biblioteca, o segundo para, o refeitório, um minipalco, a lancheria e a sala de TV e vídeo e por ultimo o terceiro andar, onde estudam todas as crianças e o berçário. A escola tem um bom serviço de asseio e conservação, e a equipe é composta por uma auxiliar de serviços gerais.

2.2 Realidade da Escola

A Escola de Educação Infantil Pequenos Artistas está situada em uma via de fácil acesso, com um bom fluxo de veículos e um grande e variado número de linhas de transportes coletivos. Isto faz com que a escola seja proveniente de vários lugares. A faixa etária dos 2 anos a 6 anos e 6 meses, no momento os grupos etários estão organizados em três níveis, visando favorecer o desenvolvimento gradativo da criança.

A Escola organiza seus grupos conforme a demanda. Bem como procura seguir a legislação vigente quanto à relação número de crianças número de educadores e qualificação dos mesmos.

2.3 Objetivos

No que pude analisar sobre a proposta Pedagógica, Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Educação Infantil Pequenos Artistas, é orientada pela Direção e Equipe Técnica e desenvolvida por todos os educadores da escola. Baseia-se na concepção construtiva e sóciointeracionista do conhecimento, onde a aprendizagem é um processo que sempre inclui relações entre indivíduos sendo, portanto, resultado das interações sociais na busca

na constante de mudanças e transformações.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Percepções da Observação

As percepções neste estágio foram voltadas à observação do comportamento tanto dos alunos como da professora, neste sentido, pude constatar algumas teorias comportamentais e de aprendizagem.

Comecei meu estágio no turno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com