TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Final De Estagio

Casos: Relatorio Final De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  5.410 Palavras (22 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS APLICADAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Relatório Final do Estágio

Nome: Rosemary Álvares Taroco da Silva

RA: 12550695

E-mail: rosemary.taroco@yahoo.com.br

Curso de Pedagogia

3º Semestre Noturno - PARFOR

Disciplina Gestão da Educação Infantil

Profª MS. Carla Regina Gonçalves de Souza

Escola CEI “Aurora Santoro”

Rua Silvio Bachetti, 73 - Bairro Jardim Ipaussurama

CEP: 13060-821

TEL: (19) 3269-2327

Diretor Marco Antonio Saverio Epprecht

Período da realização do estágio: 10/04/2013 á 29/05/2013

I. INTRODUÇÃO

Estar fazendo uma faculdade depois de anos sem estudar, para mim esta sendo um desafio, mas pretendo absorver o máximo de conteúdo dado.

O curso de pedagogia é muito importante, pois é ela que forma os professores que irão formar outros professores. É por formar professores que aproveito a oportunidade que nos foi dada, o privilegio de fazer um curso de pedagogia e se formar uma pedagoga.

O curso abrange um complexo de teorias especificadas da área de pedagogia, disciplinas especificas para conhecer e ter um entendimento, uma reflexão sobre a nossa área atual, “cuidar e admirar as crianças”.

Através do estágio que por sinal foi bem complexo e dificultoso, pela falta de tempo e dificuldades que surgiram. Pude ter um novo olhas pedagógico sobre a prática.

Como estagiária tive a oportunidade de explorar e entender como funciona a gestão pedagógica, a creche e a pré-escola.

Através da disciplina de Gestão da Educação Infantil uma matéria especifica que aprofunda na teoria e nos traz uma reflexão sobre a gestão escolas. O estágio foi feito onde trabalho no horário oposto com a supervisão da gestão pedagógica, onde fiz entrevista com o diretor sobre sua rotina, a comunhão com os funcionários e sua equipe (a Vice-Diretora e a Orientadora Pedagógica).

Para fazer um estágio, a estagiária precisa ter um conhecimento e um objetivo do que irá pesquisar, registrar, explorar, para isso é feito um relatório com objetivos específicos a serem seguidos.

É muito importante poder entender como funciona a estrutura pedagógica de uma creche e de uma pré-escola, através desta análise que farei, sei que será muito importante para meu crescimento como profissional e poderei contribuir com um maior conhecimento e um olhar pedagógico sobre a instituição da educação infantil e das crianças e comunidade.

Através dos registros e analises sobre os documentos terei uma maior participação nas discussões universitárias que contribuirão para que tenha uma visão da educação infantil muito mais complexa, com isso um crescimento profissional. As observações, os relatos, entrevistas, as relações interpessoais fazem parte de um ambiente diversificado de concepção de pessoas, de alunos, de professores e de ensino em um contexto educacional.

Buscar entender como funciona uma estrutura educacional, seus alunos, as dificuldades, os conflitos e as conquistas, o direito da criança a creche, a educação, ao lazer, de como a criança é inserida nas instituições, a obrigação do município em dar condições e vagas as crianças de 0 a 6 anos, previsto na Constituição Federal (artigo 208), as leis que são propostas na PNE (proposta com uma complexa ativação, teorias que na prática não funciona por causa da burocracia).

Com entendimento da prática em busca de uma teoria pedagógica. Sempre em uma reflexão de atuar como um profissional na área de educação buscando sempre comunhão entre a teoria e a prática. O estagio me proporcionou valiosas informações, uma reflexão sobre a prática pedagógica e a ligação que tem como o social, político econômico, moral e o prazer em estar sempre buscando uma nova formação e se aperfeiçoando a cada dia, feliz por estar chegando ao fim do 3º semestre com muitas barreiras vencidas e conquistas em busca de uma formação acadêmica, já atuando na educação infantil como monitora desde 2004.

Através do estágio supervisionado buscarei um maior entendimento das atividades pedagógicas, como funciona a gestão e a sua divisão e funcionamento da CEI. Observarei os eixos nos objetivos específicos elaboradora pela orientadora nesse período de estágio, farei uma leitura do projeto político pedagógico e as suas especificações como, os coletivos e órgãos de representação, o funcionamento da creche/ pré-escola, identificação da equipe gestora, onde foi observado: a organização das matriculas, a equipe gestora e a sua comunicação e envolvimento como a equipe de funcionários, com os projetos com os tempos dentro da CEI como, DTI, RPAI, GEM, FC, reunião de setor, as rotinas do agrupamento, os espaços e acolhimento e etc.

As atividades serão subdividas pela gestão pedagógica da educação infantil. Pretendo me aprofundar através de bases teóricas com o conhecimento do funcionamento da creche/ pré-escola promovendo uma analise no âmbito escolar almejado como profissional. 

Dados da escola

CEI “Aurora Santoro”, situada no endereço da Rua Silvio Bachetti, nº 73, no bairro Jardim Ipaussurama. Horário de funcionamento: das 07h00 min as 18h00 min de segunda-feira a sexta-feira.

Esta unidade atende a creche (período integral) das 07h00 as 18h00 e a pré-escola (período parcial) das 07h00 as 11h00 no período da manhã e a tarde das 13h00 as 17h00.

A CEI atende 278 crianças que vão de 6 meses a 4 anos que são, de modo geral, questionadoras, participativas, tem respeito entre seus companheiros, com seus professores e funcionários. Existem casos isolados de crianças que apresentam problemas emocionais, com comportamento agressivo e agitado, ou então significativo atraso no desenvolvimento intelectual.

O educando é visto pelos profissionais da unidade, como indivíduo com história de vida, com uma cultura e necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com