TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  1.523 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 2014

1.        INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é de suma importância para a formação profissional, pois é através dele que o acadêmico põe em prática o aprendizado que teve durante o curso de graduação. A realização do mesmo se faz necessária para, além de atender a grade curricular, nos capacitar para a realização da prática da seguinte forma:

Proporcionar ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades; reduzir o impacto da passagem da vida acadêmica para a vida profissional, abrindo ao estagiário, mais oportunidade de conhecimentos, diretrizes, forma e funcionamento das organizações.

O estágio foi realizado no setor de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga, situada na Praça Dr. Oswaldo Cruz, n.º 03, onde as atividades foram realizadas no período de 22/04 a 15/05/2014, com carga horária de 6 horas por dia, cuja supervisão foi feita pela Diretora de Contratos e Convênios Daniela Aparecida Rodrigues Toledo.

O objetivo geral da realização do estágio no setor citado acima é, além de praticar os ensinamentos transmitidos em sala de aula, aprimorar o conhecimento no Setor de Compras e Licitações, já que pretendo desenvolver um trabalho de conclusão de curso voltado para este tema.

Além disso, com o auxílio deste estágio, também tenho como principal objetivo o aprimoramento das minhas habilidades na área administrativa e o meu crescimento profissional, pois pretendo me especializar realizando um curso de Pós-Graduação voltado para a área de Administração Pública.

2.        DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

        

        Antes de iniciar a descrição das atividades realizadas e correlaciona-las às disciplinas estudadas durante o curso, fez-se imprescindível introduzir a característica do setor de Compras e Licitações, onde são desempenhadas as tarefas.

Como já se sabe, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga trata-se de um Órgão Público que é dirigido pelo Sr. Prefeito Alex Euzébio Torres desde o início de 2013, e que tem como principal área de atuação administrar bens públicos e elaborar projetos para o bom desenvolvimento do município.

O departamento de Compras e Licitações, setor onde o estágio foi realizado, é responsável por adquirir produtos, materiais e contratar serviços para todos os órgãos da Administração Pública, sempre respeitando a legislação em vigor.

A Licitação é um procedimento administrativo cautelar e seletivo, pelo qual a Administração verifica a idoneidade dos proponentes e escolhe a melhor proposta para a contratação pretendida. Ela visa propiciar oportunidades iguais aos que desejam contratar com o Poder Público, dentro dos padrões previamente estabelecidos pela mesma. Sua finalidade é selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, e dá-se preeminência como regra geral, à proposta de menor preço. Mas, em determinados casos, a técnica pode ser preponderante, pois é o meio técnico legal de verificação das melhores condições para a execução de obras e serviços, compra de materiais e alienação de bens públicos.

Ao iniciar o estágio, havia o receio de deparar-se com a ociosidade vista em vários departamentos públicos, porém, com o decorrer do tempo, nota-se que, assim como as empresas privadas, a Prefeitura Municipal também possui metas, e tende a acompanhar o desenvolvimento de São Luiz do Paraitinga. Por esses motivos, necessita de profissionais dotados de competência, que mantenham seus conhecimentos atualizados, desenvolvam suas habilidades e destaquem suas atitudes, agregando valor econômico à organização.

O desenvolvimento do estágio no setor de Compras e Licitações me proporcionou, além de experiência e conhecimento das rotinas do departamento, a melhoria na habilidade de saber ouvir, fornecendo feedback de forma educada e cortês. Conforme abordado durante o curso, tal habilidade é essencial para a formação de um líder.

Com isso, conclui-se que o programa de estágio está favorecendo a qualificação técnica, emocional e, principalmente, social, permitindo a prática de trabalhar em equipe, respeitando as diferenças e visualizando os benefícios que este exercício ocasiona.

Neste 6.º semestre, realizei o estágio na empresa J. P. Mendes Construção ME, localizada também na cidade de São Luiz do Paraitinga e situada na Via de Acesso João Roman, centro, n.º45, CEP: 12.140-000, onde as atividades foram realizadas no período de 11/08 a 29/08/2014, com carga horária de 6 horas por dia, cuja supervisão foi feita pelo representante legal da empresa Carlos Eduardo Porto Mendes.

Trata-se de uma empresa de pequeno porte que atua no ramo da Construção Civil desde 1.988. Com apenas 10 funcionários, a empresa possui como missão atender seus clientes sempre com atenção e qualidade, tendo assim rapidez e qualidade na entrega dos produtos.

  1.  Atividades práticas realizadas

        O estágio, sem dúvida alguma, tem contribuído de uma forma proveitosa e significativa para o meu crescimento profissional, pois está sendo através dele que venho colocando em prática todo meu aprendizado de sala de aula.

As atividades desenvolvidas são:

  • Atendimento telefônico, que é fundamental para toda e qualquer empresa dar suporte ou informações a respeito de produtos a serem fornecidos a seus consumidores.
  • Arquivar documentos e correspondências diversasserve para manter a organização das contas da empresa que estão para vencer, como por exemplo: água, luz, telefone, boletos de fornecedores, entre outros.
  • Auxiliar na organização de contas a pagar, todas as despesas que a empresa possui devem ser organizadas por data, a fim de que não sejam esquecidas e nem pagas com atrasos.
  • Elaboração de fluxo de caixa, que nada mais é que controlar a entrada e saída de dinheiro da empresa, ou seja, manter o controle efetivo sobre aquilo que se tem a pagar e a receber. O mesmo é fundamental para a saúde financeira do negócio e também ajuda na tomada de decisões.
  • Controle de estoque de materiais, é preciso para que não deixe faltar mercadorias a ponto de não satisfazer os clientes.
  • Emissão de Notas Fiscais ao consumidor, serve para que os clientes tenham um controle do que estão comprando, além de contribuir para o Imposto de Renda dos mesmos.
  • Auxiliar na compra de mercadorias para estoque, é preciso sempre manter o estoque de mercadorias completo, pois isso gera lucro além de muita satisfação ao cliente.
  • Separar contas de inadimplentes, é importante para se ter um controle do valor a ser recebido e desde quando os clientes estão em débito com a empresa.
  • Atendimento ao cliente, serve exatamente para servir e atender bem os clientes.
  • Auxiliar no atendimento a fornecedores é preciso para que seja feito um levantamento de quais mercadorias estão em falta para serem compradas.
  • Conferir materiais para entrega ao consumidor, é primordial, pois serve para evitar que mercadorias sejam entregues erradas.
  • Auxiliar no fechamento de folha de pagamento dos funcionários, serve para se ter um controle dos dias trabalhados, folga, férias entre outros.

        Entre as atividades realizadas, optei em fazer o Fluxograma do Fluxo de Caixa Diário da empresa.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 6][pic 8][pic 9][pic 10][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 5][pic 7][pic 11]

[pic 19][pic 20][pic 18]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com