TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Pronta

Monografias: Relatorio Pronta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

O PERFIL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

O professor de educação infantil deve acreditar nele mesmo, por isso deve estar sempre preparado para ser um pesquisador capaz de avaliar várias formas de aprendizagem que estimule sua prática cotidiana, as interações constituídas a criança e a família em situações específicas, ela precisa de experiência integrada ao ser fazer docente.

É preciso ter comprometimento, ser criativo e reflexivo proporcionando às crianças o bem estar físico e emocional na construção de conhecimento sentimentos, respeito, troca de compreensão, alegria, confiança, etc...

É preciso que o professor conheça a história de vida de seu aluno para desenvolver melhor o seu trabalho com mecanismos e estratégias para uma educação de qualidade.

O profissional de educação infantil deve ser um profissional consciente de sua imensa responsabilidade, incentivar, apoiar, estimular e educar, enfim, o professor precisa conhecer as características da criança para planejar suas aulas tendo em vista o respeito e o comprometimento com elas.

A importancia da rotina na educação infantil

Assinar para

acessar o trabalho completo

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, requer um currículo plural que deve considerar, dentre outros aspectos, a organização docotidiano das ações que acontecem enquanto as crianças estão na escola.

A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança.Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, como vimos, a rotina não precisaser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projetopolítico-pedagógico da instituição de Educação Infantil.

Está implícita na palavra rotina, uma noção de tempo e espaço. Através dela, temos:

- Brincadeiras, jogos e todo o dia organizado;

-Atividades mais dirigidas e específicas, como, por exemplo, o parque, que vai desenvolver fisicamente e socialmente;

- Recreação: higiene, lanche e brincadeiras;

- Aulas diversificadas: cada grupo faz umaatividade diferente;

- Roda de leitura: é fundamental para o ensino.

Uma rotina estável, clara e compreensível permite que as crianças a incorporem, podendo antecipar o que irá acontecer em seguida.Isso oferece uma sensação de segurança a elas, o que, por sua vez, permitirá que elas atuem com maior autonomia e tranqüilidade no ambiente escolar.

Rotina estável, entretanto, não significarigidez e inflexibilidade. É importante que o professor possa organizar o tempo levando em consideração seu planejamento, mas podendo contar com a possibilidade de alterá-lo de acordo com suas própriasnecessidades e a de seu grupo também. Rotinas iguais não servem para grupos diferentes. A rotina que nunca muda torna o trabalho do professor monótono e repetitivo e pouco interessante para seus alunos

...Resumo do referencial curricular para a educação infantil

Assinar para

acessar o trabalho completo

Referencial Curricular para Educação Infantil (página 11 a 37 volume 1)

Referencial Curricular para a Educação Infantil

A expansão da educação infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de formacrescente nas últimas décadas acompanhando a intensificação da urbanização a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estruturas das famílias, por outro lado asociedade está mais consciente da importância da experiência na primeira infância o que demanda por uma educação institucional de zero a seis anos. A conjunção desses fatores ensejou um movimento dasociedade civil e de órgãos governamentais para que o atendimento às crianças de zero a seis anos fossem reconhecido na Constituição Federal de 1988, a partir de então a educação infantil em creches e préescolas passou a ser ao menos do ponto de vista legal um dever do Estado e um direito da criança. “A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, outras questões importantespor este nível de educação são tratadas na LDB, como as que se referem à formação de profissionais, as relativas à educação especial e à avaliação.”

Características do referencial curricularnacional para a educação infantil

Este documento constitui-se em um conjunto de referenciais e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade quepossam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças dezero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania que devem estar embasadas nos seguintes pontos:

* O respeito à dignidade e aos direitosdas crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.;

* O direto das crianças a brincar, como forma particular de expressão,...

RESUMO DE LIVROS - REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília, 1988.

A LDB “garante a assistência gratuita a criança em creches (zero a três anos) e as pré-escolas que dão garantia a educação ás crianças de quatro a seis anos de idade.” A educação infantil passa a ser reconhecida como a primeira etapa da educação básica da criança.

Objetivo do referencial

Colaborar com as políticas e formação de programas de educação infantil, respeitando o desenvolvimento natural da criança, suas expectativas vividas, embasado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com