TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Quimica

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A filtração é uma operação unitária que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluída (líquida ou gasosa), através da passagem desta última por um meio permeável e poroso. A esse meio, poroso e permeável, dá-se o nome de filtro. Ele funciona como uma peneira microscópica onde somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro.

No laboratório, os meios de filtração mais usados são: o papel de filtro,que é utilizado para filtrações correntes; as placas filtrantes, que se usa quando se pretende realizar uma filtração por sucção e uma filtração a quente; e a lã de vidro, que é utilizada quando o líquido a filtrar é oxidante da celulose (menos utilizada).

O mais utilizado método de filtração é o funil de filtração com papel de filtro. Para que a filtração seja rápida, o ângulo do funil deve ser o mais próximo possível de 60º e a haste deve ter cerca de 15 cm de comprimento. Os papeis de filtro têm vários graus de porosidade e deve-se escolher o mais apropriado para a filtração. Para quantidades maiores de material, normalmente usa-se um funil de Buckner.

Na filtração simples pode-se observar a passagem do liquido pelo papel de filtro devido à força da gravidade. Na filtração a vácuo, conecta-se uma bomba de vácuo ao funil de Buckner. Ao criar vácuo no seu sistema, a velocidade de passagem do liquido pelo papel vai ser maior, pois é como se sua amostra fosse sugada. A grande diferença entre esses dois tipos de filtração é a velocidade de filtração. A filtração a vácuo não é utilizada apenas para separação de sólidos em líquidos viscosos. Também é muito utilizada para filtrações de misturas quaisquer de sólidos e líquidos com a vantagem da maior velocidade de filtração em relação à filtração por gravidade.

Objetivo

Utilização da técnica de filtração e suas aplicações de maneira correta e distinção de equipamentos utilizados em experiências laboratoriais visando melhor aproveitamento e com as normas de segurança adequada á cada processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com