TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Serviço Social

Artigos Científicos: Relatorio Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  1.680 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Coordenadora do curso:

2013/2

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

(seguir o roteiro disponibilizado abaixo)

Caro aluno (a) seja bem-vindo a disciplina de Estagio Curricular Obrigatório I!

Antes de iniciar suas atividades leia com atenção as orientações abaixo e esclareça dúvidas eventuais com o Orientador Acadêmico ou com o Tutor Eletrônico:

O cotidiano da vida profissional se dá em uma realidade dinâmica e para isso é preciso realizar o estudo da realidade através de sucessivas aproximações. Esse estudo se configura num conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes visando assim ampliar a visão e a capacidade interpretativa do observador. É preciso conhecer para propor ações e nesse semestre o aluno-estagiário deverá observar a realidade socioinstitucional e elaborar, como produção textual avaliativa do 5º semestre, o Relatório contemplando a Caracterização do Espaço Socioinstitucional no qual está inserido no Ambiente virtual de Aprendizagem. Para isso, utilize como referência o roteiro disponibilizado abaixo. Veja bem: esse é um modelo de relatório, NÃO é um questionário de perguntas e respostas. Deve ser escrito de forma discursiva (em forma de texto) estabelecendo as articulações teórico-práticas. Sendo uma produção textual individual, esse relatório deverá ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com no mínimo de 08 laudas.

Roteiro para elaboração do Relatório:

Caracterização Socioinstitucional

(O aluno deverá utilizar do roteiro abaixo para a sua produção.)

1- Contextualização histórica da instituição em que está estagiando;

1.1 – Identificação da Instituição: nesse momento você poderá contextualizar a instituição historicamente, ou seja, traçar a história e detectar as suas determinações. Falar da instituição de acordo com a sua observação direta ou através de outros documentos, como: arquivos oficiais, pesquisas em materiais impressos, relatos de pessoas que fizeram parte da história da Instituição, dentre outros.

1.2 – Estrutura Organizacional- Buscar responder em forma de texto aos questionamentos: Quem são seus gestores atuais? Qual a finalidade da Instituição, sua missão, sua área de atuação (região, município). Poderá apresentar inclusive o organograma da instituição se houver. Poderá contemplar também estatutos, regulamento, descrição de cargos, política geral.

2- Objetivo institucional:

2.1– Natureza dos programas e projetos: abordar quais são os objetivos e finalidades organizacionais da instituição. Verificar a natureza desses programas

2.2– Política Social: Poderá contemplar no seu relatório de caracterização sócio institucional com qual (ou quais) política social a instituição campo de estágio, está articulada, quais são os programas desenvolvidos, sua principal atividade.

2.3 -Recursos Financeiros: Descreva as fontes de financiamento/orçamento da instituição/campo do estágio ou outros do setor, parceiros e quais são as fontes dos recursos.

3- Âmbito Institucional

3.1– Caracterização da População: Quem são as pessoas que utilizam os serviços dessa instituição campo de estágio. Caracterize-as: (faixa etária/sexo/outros) Quais são esses grupos sociais? Quais são seus “deficts”, (econômicos, sociais, culturais, demográficos tamanho das famílias, por exemplo). Observe e verifique as principais características da população atendida, número de pessoas atendidas direta ou indiretamente pela instituição, ou Conselho, ou serviço ou outros.

3.2– Processo decisório: Como acontecem as tomadas de decisões na instituição, ou Conselho, ou serviço, ou outros, tendo em mente, quais os atores envolvidos e quais as rotinas nas tomadas de decisões. Lembre-se do que é subjetivo nessa análise.

3.3– Relação demanda/cobertura do atendimento;

3.4–Serviço Social na Instituição;

3.5 – Cotidiano do exercício profissional: descreva os programas, projetos e ações que são desenvolvidos pelo Serviço Social;

3.6 – Relação profissional de trabalho com os demais atores institucionais: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade na prática profissional do assistente social ou se não existe tal relação, por quê?

3.7 – Dimensão ético política: Relacione o exercício profissional e o projeto ético-político profissional.

OBS: o trabalho deve vir acompanhado de capa e folha de rosto devendo constar o nome do aluno e título do trabalho. Exemplo: Caracterização Socioinstitucional.

Esse é um roteiro, NÃO é um questionário que deve ser respondido em forma de perguntas e respostas. Sendo uma produção textual avaliativa o aluno deverá fazer uma análise interpretativa contemplando os itens que estão norteando a construção do relatório. Esse relatório deve ser produzido em FORMA DE TEXTO de acordo com as normas técnicas para os trabalhos científicos da ABNT, destacando capa, folha de rosto e referências bibliográficas, tendo o trabalho um mínimo de 08 laudas.

DOCUMENTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com