TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Serviço Social

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.414 Palavras (22 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 22

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIDADE ACADEMICO ADMINISTRATIVO DE SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA SOCIAL V

POLÍTICAS SOCIAIS: CULTURA E LAZER

GOIÂNIA

NOV/ 2014

ALINE PEREIRA MAGALHÃES

ELISA VITÓRIA

JOÃO CARLOS MARQUES

KEILA GOMES VIANA

LARISSA VILELA

LETTICYA FERNANDA P. DE OLIVEIRA

LÍVIA DE ARAÚJO OLIVEIRA

POLÍTICAS SOCIAIS: CULTURA E LAZER

Trabalho realizado em grupo para obtenção de nota parcial na disciplina de Política Social V, solicitado pela professora Sueli da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO)

GOIÂNIA

NOV/ 2013

Dedicamos este trabalho primeiramente À Deus, à professora Sueli, pelo incentivo na realização deste, ao assistente social da Escola de Circo Dom Fernando, Danilo,  que contribuiu com seus conhecimentos ao grupo e a todos (as) colegas estudantes que querem aprimorar aprendizados sobre o assunto abordado.

AGRADECIMENTOS

A Deus pela força e paciência para realizar este trabalho. À Pontifícia Universidade Católica de Goiás pelo apoio na pesquisa. À nossa família pelo carinho e estimulo em meio aos estudos.

“Quando você desenvolve a cultura, multiplica o espaço para vozes que refletem sobre os problemas da sociedade. Se o Ministério da Cultura funcionar, a criticidade da cultura brasileira dará grande contribuição ao desenvolvimento democrático do país.

(Francisco Weffort)

POLÍTICAS SOCIAIS: CULTURA E LAZER

Aline Pereira*

Elisa Vitória**

João Carlos***

Keila Gomes****

Larissa Vilela*****

Letticya Fernanda******

Lívia de Araújo*******

O objetivo deste trabalho é conhecer a atuação profissional do assistente social em outras políticas sociais que vao além do tripé da Seguridade Social. Este, tem como principal objetivo, contribuir com o debate e produção de conhecimentos sobre a atuação do assistente social sob a ótica dos direitos culturais. No primeiro momento abordamos alguns conceitos de Cultura, dando ênfase na dimensão cidadã da palavra. No segundo momento explanamos a respeito da reflexão sobre o papel do assistente social na cultura sob a ótica dos direitos sociais. Finalmente exploramos de modo geral, como ocorre à relação Serviço Social, cultura e comunidade.

* Estudante do curso de Serviço Social/PUC-GO, turma A01, 5º período, matutino e estagiária no CRER

** Estudante do curso de Serviço Social/PUC-GO, turma A01, 5º período, matutino e estagiária no SESC

*** Estudante do curso de Serviço Social/PUC-GO, turma A01, 5º período, matutino e estagiário na Casa de Apoio Mineirense

**** Estudante do curso de Serviço Social/PUC-GO, turma A01, 5º período, matutino e estagiária no SESC

***** Estudante do curso de Serviço Social/PUC-GO, turma A01, 5º período, matutino e estagiária na Secretaria de Cidadania

****** Estudante do curso de Serviço Social/PUC-GO, turma A01, 5º período, matutino e estagiária no CRER

******* Estudante do curso de Serviço Social/PUC-GO, turma A01, 5º período, matutino e estagiária no HDT

De acordo com... INSIRA SUA PARTE AQUI ELISA

Assim, vale ressaltar que, segundo DaMatta, em eu artigo “ você tem cultura?” aborda cultura no censo comum e cultura dentro do conceito antropológico, ou seja, no senso comum, a palavra “cultura” pode se referi a um certo estado educacional, querendo indicar a capacidade de compreender ou organizar certos dados e situações, o que seria equivalente a volume de leituras, controle de informações e, muitas vezes, confundido com inteligência, já  quando um antropólogo social fala em “cultura”, ele usa a palavra como um conceito chave para interpretação da vida social, pois, “cultura” não é simplesmente um referente que marca uma hierarquia de “civilização”, mas a maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa.

Cultura é em Antropologia Social e Sociologia, um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmo.

Assim neste momento trouxemos o conceito de “cultura” na visão da antropologia, de modo que o autor em seu artigo, traz o senso comum e dentro do conceito antropológico.

Ja lazer é uma necessidade humana e dimensão da cultura caracterizada pela vivência lúdica de manifestações culturais no tempo/espaço social. Assim, o lazer é constituído na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social. Juntos, esses elementos configuram as condições materiais e simbólicas, subjetivas e objetivas que podem – ou não – fazer do lazer um potente aliado no processo de transformação de nossas sociedades, tornando-as mais humanas e inclusivas.

 As manifestações culturais que constituem o lazer são práticas sociais vivenciadas como desfrute e como fruição da cultura, tais como: festas, jogos, passeios, viagens, poesia, grafite e desenho, pintura, escultura, dança, vivências e expressões corporais, jogos eletrônicos e experiências virtuais, fotografia, teatro, atividades recreativas e esportivas, festivais e eventos artísticos, variadas formas de educação popular local, espaços de conversação e debates.

Brasil, os brasileiros e sua cultura através de suas festas populares, manifestações religiosas, literatura e arte, desfiles carnavalescos e paradas militares, leis e regras (quando respeitadas e quando desobedecidas), costumes e esportes.

              O "Brasil" maiúsculo significa muito mais que só o nome do país, por trás desse significado, encontra-se a expressão do país, da cultura, do local geográfico, da fronteira e do território reconhecidos internacionalmente, e também da casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, o lar, a memória e a consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada. É igualmente um tempo singular cujos eventos são exclusivamente seus, e que pode ser trazida de volta na boa recordação da saudade. Sociedade onde pessoas seguem certos valores e julgam as ações humanas dentro de um padrão somente seu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com