TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Projeto Social

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

PSICOLOGIA - 3º e 4º PERÍODO

HINGRID MAYARA ANTONOVICZ DUARTE

LARISSA LINHARES DA SILVA NEVES

RENATA CRUZ DE JESUS

RITA DE CÁSSIA SILVA

SIMONE DE ARAÚJO CÉSAR

VANDERLEY LEANDRO GUERLING

PROJETO PESQUISA PSICOLOGIA SOCIAL

APMI- ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA

                                                                                           

PROF.ª: MARTINHA COSTA REGO

 

FOZ DO IGUAÇU

2018

TÍTULO: O AMOR QUE EDUCA

TEMA:  O projeto tem como base a educação por amor, pois a instituição vive de doações fornecidas pela sociedade e cresce com ajuda de voluntários que estejam aptos a distribuir amor.

JUSTIFICATIVA: A instituição foi escolhida pelo grupo, porque vimos nela uma grande oportunidade de obtermos mais conhecimento tanto na área social quanto na formação acadêmica.  O estudo é de tamanha relevância perante a comunidade, pois expõe para a sociedade outros problemas que talvez não tenhamos conhecimento ou não estejamos a par deles, e da oportunidade a todos de doarem alimentos, brinquedos e também a chance de interação, fazendo assim que crianças e famílias carentes, tenham uma chance a mais, de crescer saudável, com direito a alimentação, educação e etc.

OBJETIVO GERAL: A ideia central do trabalho na instituição da APMI é buscar  a maior dificuldade enfrentada pela instituição e por meio desse, buscar uma intervenção e  auxilio que possa mudar devida situação ,  a principal dificuldade encontrada foi na questão de doações de alimentos, pois o local abrange o atendimento a crianças e suas respectivas famílias (cerca de 150 crianças e 15 famílias carentes da região Central da cidade de Foz do Iguaçu-PR) (Bairro Monselhor Guilherme, Villa Bancária e Villa Marinha) juntamente com uma parceria com o CRAS, com o objetivo de proporcionar o acesso à educação e alimentação adequada para crianças na faixa etária de 0 a 12 anos. A maior dificuldade que enfrentam hoje seria doações de alimentos, produtos de limpeza, ajuda financeira, materiais escolares.

OBJETIVO ESPECÍFICO: O resultado que foi alcançado pelo grupo, nesse projeto foi que a instituição e sustentada através de doações externas, tanto de brinquedo quanto de alimentos, produtos de higiene e limpeza, o valor  financeiro arrecado, vem de alugueis de salas comerciais anexo ao prédio onde funciona a APMI e através de eventos promovidos pela instituição para obter fins lucrativos (eventos, rifas, bingos etc...) Identificamos que eles têm dificuldades em receber doações da comunidade e também do governo e pretendemos buscar uma intervenção que mude o problema enfrentado por eles.

METODOLOGIA: Segundo Lakatos & Marconi (1992), a observação direta intensiva é um tipo de atividade que “[…] utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar”. Dentre as duas visitas a instituição foi observado que o ambiente e bem estruturados, higienizados, seguro, organizado, amplo para brincadeiras das crianças, salas climatizadas e com brinquedos lúdicos, refeitório, comidas tabeladas cardápio feito pela nutricionista da PMFI. Usamos também, além da observação, entrevista, com a assistente social da instituição onde obtemos as informações sobre a história e as dificuldades enfrentadas pela mesma.

PARTICIPANTES: O que chamou a atenção dos 6 participantes e o acesso dificultoso de obter ajuda financeira e alimentícia, pois ao nosso ver é a dificuldade mais complicada em que estão lidando e que ajuda a mais que poderiam de ter por meios municipais ele apenas recebem menos da metade para o qual atendem.

INSTRUMENTOS: As ferramentas utilizadas pelo grupo foram observação, entrevista, celular para gravar áudios e tirar fotos que foram anexadas ao trabalho e contamos também com caderno e caneta para anotações sobre a instituição.

PROCEDIMENTOS: Em primeiro momento a visita ao local foi separada em duas partes. A primeira parte consistia em uma entrevista com a assistente social do lugar, para poder entender como funciona o local, quais as maiores dificuldades encontradas, a história da instituição, como ela é mantida, entre vários outros fatores. Já a segunda parte foi mais focada na observação, tanto dos professores quanto das crianças e de todos que ali trabalham.

Na primeira parte, ligamos e agendamos com a assistente social, falamos com a secretária que passou a ligação para a diretora. Fomos no dia seguinte, direto para a sala da Silvana (assistente social) que foi liberado pela diretora da instituição e nisso foi colhida as informações presentes no trabalho

No segundo dia, na qual fomos observar, não marcamos um horário para ir ao local, apenas chegamos e fomos prontamente atendidos pela secretária do local (MICHELE) que nos levou a uma sala para que ali observássemos o comportamento das crianças, porem ela decidiu que o melhor local para se observar isso, seria no momento lúdico, onde as crianças se encontravam em um espaço grande cheio de brinquedos, bebedor e banheiro. Pedimos a ela se poderíamos tirar fotos para anexar ao trabalho e deixamos bem claro que a foto era apenas para isso e que não seria exposta em outros lugares, e ela aceitou dizendo que pedíssemos aos professores antes, que também concordaram.

Durante a observação, vimos que uma parte das crianças sentiam grande necessidade de serem notadas, algumas vinham e falavam com a gente, enquanto outras faziam até mesmo pose para fotos, sentimos também que algumas professoras não tinham interesse algum em nos atender.

Para finalizar a visita, assinamos uma autorização onde dizia nossos nomes completos, de qual curso e FACULDADE éramos, juntamente com nossos documentos e explicitando o que fizemos ali.

APMI- ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (414.9 Kb)   docx (281.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com