TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Viminas

Artigo: Relatorio Viminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

VITÓRIA

2014

“A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza”

(NAGIB, ANDERÁOS NETO, 2008).

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Objetivo

3. Desenvolvimento

4. Conclusão

4. Referências Bibliográficas

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem o propósito de descrever a visita técnica realizada na empresa Viminas sob a orientação da coordenadora Ana Emília Brasiliano. Sucedido no dia 13 de dezembro de 2014, às 19:00 horas. Esta visita tinha a finalidade de promover e apresentar o processo de beneficiamento e transformação do vidro. Sendo possível observar os diferentes produtos advindos desta atividade e suas diversas aplicações na construção civil. Além disso, é notória a preocupação da empresa em atender e adequar-se as normativas técnicas que serão apresentadas no decorrer deste trabalho.

2. OBJETIVO

Expor a função e aplicação do vidro na construção civil a fim de facilitar um maior entendimento do uso deste material produzido pela empresa Viminas.

3. DESENVOLVIMENTO

No dia tal às 19h fomos à visita técnica realizada na empresa Viminas, localizada em Civit II, no município da Serra, Espírito Santo. A princípio, fomos recepcionados pelo Sr. Tal que nos conduziu até ao auditório e nos apresentou o Sr. Tal que exerce o cargo de Técnico de segurança do trabalho, dando início a palestra. E relatou primeiramente, a história da Empresa Viminas, que iniciou suas atividades em Fevereiro de 1984, em Vitória (ES), trabalhando no varejo de vidro.

A história da Viminas começa quando a VIPAS – Vidraçaria Palmeiras Ltda, deixou Minas Gerais e se instalou em Vitória, no Espirito Santo. Somente três anos mais tarde, já no bairro de Jucutuquara, no número 945 da Avenida Paulino Muller, ganhou a razão social Viminas Vidraçaria Minas Ltda. Inicialmente, a empresa vendia vidros cortados, chapas de acrílicos e molduras. Hoje a empresa faz o beneficiamento e transformação do vidro que vem dos seus principais fornecedores, a Cebrace e a Guardian.

Em seguida percorremos os setores, onde de início nos foi apresentado a maior peça de vidro da empresa com medida de 6x3,20m. Além disso, os setores visitados foram o de “Corte” onde é separada e cortada a peça de vidro; o setor de “Lapidação” onde é feito a laminação e o beneficiamento da peça; o setor de ‘Furo ou recorte” onde é feito os furos na peça de acordo com o projeto exigido pelo cliente; o setor de “Lavagem” onde é feito a limpeza da peça e por fim o setor de “Etiquetagem” onde é feito a etiquetação e logo após transportada a peça de vidro até o cliente.

Cabe ressaltar que a Viminas conta com as seguintes linhas de produtos:

• Vidro Temperado

O vidro temperado é o vidro que passou por tratamento térmico (têmpera), para modificar suas características como a dureza e a resistência mecânica. Seu processo de fabricação consiste no aquecimento da matéria-prima (vidro cristal ou impresso) submetido a um tratamento térmico de têmpera, à temperatura por volta de 650/700ºC, recebendo logo após, choque térmico provocado por jatos de ar. Esta brusca mudança de temperatura gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, adquirindo neste processo características de resistência no mínimo 5 vezes maior do que as do vidro comum, possuindo grande resistência ao choque térmico, à flexão, à flambagem e à torção. O vidro temperado é o vidro mais utilizado na construção civil, indústria automotiva e também na decoração. É o único vidro que pode ser aplicado como porta, sem a utilização de caixilhos. Seu uso maior é para box de banheiros; fechamento de lojas; residências e edifícios. Além de guarda-corpo; fachadas; portas e janelas de vidro. Enfim, todas as aplicações autoportantes, que exijam resistência.

• Laminado

O vidro Laminado Viminas é o conjunto de duas ou mais peças de vidros, unidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com