TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio aula pratica de apresuntado

Por:   •  23/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

               Aula Pratica: Desidratação

                                                             

Matéria: Métodos de Conservação

Aluno: Eleneuza Fernandes

Professor: Minervino Higino

Senhor do Bonfim-Ba

Agosto-2014

       

[pic 2]

  • Identificação:
  • Relator: Eleneuza Fernandes
  • Orientado pelo professor:  Minervino Higino
  • Data:14/08/2014.

  • Intodução:

No dia 14/08/2014 na aula de métodos de conservação fomos ate o laboratório de vegetais para uma aula prática sobre desidratação. A desidratação consiste na retirada de toda  água livre presente nos alimentos  proporcionando assim maior durabilidade conservando todos os nutrientes e eliminando os ataque de microorganismos deteriradores dos alimentos.

Nos vegetais ,grupo que reúne as frutas verduras  e hortaliças  a desidratação prolonga sua vida útil e permite a comercialização por um período mais longo. O processo de desidratação proporciona inúmeras vantagens; conservação dos alimentos, concentração de nutrientes, elimina a necessidade de refrigeração , facilita o armazenamento e transporte.                                                                                                                                                                                     Os vários métodos de desidratação podem ser classificados em; desidratação por ar quente, quando  o alimento entra em contato com a corrente de ar quente e o calor e transmitido por convecçao; desidratação por contato direto com superfície solida, quando  o calor e transmitido por condução; desidratação mediante ao suporte de energia radiante predominando radiação

  • Material utilizado:

Vegetais: cebola e alho.

Utensílios: faca, água, sanitizante , bacia, multiprocessador.

  • Desenvolvimento:

Para começar o processo de  desidratação foram descascados os alhos e as cebolas, lavou em água corrente fraguimentou e colocou as cebolas em água geleda por um tempo para diminuir a acidez logo após sanitizou as cebolas juntamente com  o alho por 10 minutos em seguida levou o alho para  o processador com espessura1,2mm , distribuiu uniformemente na bandeija e ao secador.

Fraguimentou a cebola com 2.4mm de espessura distribuiu uniformemente sobre as bandeijas e levou ao secador por aproximadamente 5 horas sendo que  a cada 2 hora temos que girar as bandeijas do desidratador para que o material seque uniforme sendo que o alho termina o processo mais rápido por conter menos agua que a cebolas.

  • Conclusção :

As cebolas ficaram com um sabor doce e bem sequinha, os alhos com um sabor forte e bem sequinho por conta da concentração dos nutrientes após o processo de secagem tem que embalar a vácuo por que se deixar exposto ao ambiente ele ganha unidade e perde sua durabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com