TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de aula pratica de matematica

Por:   •  15/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  3.718 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Municipal de Nova Vila

Data: 25/09/2015

Professora: Unalva Vieira Silva

Série: 2º Ano

RELATORIO:

Aula pratica – Trabalhando com a Adição e Subtração através de Jogos

O presente relatório são anotações reflexivas sobre atividades de construção e desenvolvimentos dos jogos: “Dedo no Gatilho” e “Pescaria”, propostas para os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos – Primeira Fase da Educação Básica, da Escola Municipal de Nova Vila – Bonópolis – Goiás, realizada no dia vinte e cinco de Setembro de dois mil e quinze. Além das observações e analises podemos perceber a importância dos jogos para a aquisição dos conceitos matemáticos, principalmente nos trabalhos das operações adição e subtração.

A partir das dificuldades dos alunos, percebe-se que o jogo é uma importante ferramenta que motiva e desafia o aluno a encontrar uma solução para o problema que lhe é colocado, ao mesmo tempo em que propicia interesse e prazer pelas atividades de Matemática.

Observando as dificuldades dos alunos, sente-se a necessidade de elaborar uma aula diferenciada e atrativa onde os alunos pudessem desenvolver seu raciocínio matemático. Os objetivos foram propiciar aos mesmos, de forma lúdica, a construção dos conceitos de adição e subtração; ajudar a criança a desenvolver habilidades como calculo mental; respeitar e elaborar regras; propiciar o desenvolvimento mental, afetivo, motor e psicossocial da criança, estimular e provocar na criança avanços nos níveis de conceitualização de termos matemáticos.

As atividades foram planejadas de acordo com o rol de conteúdos programáticos: Adição e Subtração para 2º ano, sendo utilizados os jogos:

Dedo no Gatilho: Trabalhando a adição – os alunos foram divididos em duas equipes e formaram duas filas. Os primeiros de cada fila prestavam atenção na pergunta que a professora fazia e quem apontar o resultado primeiro no quadro da resposta ganhava ponto para a equipe.

Pescaria: Trabalhando a subtração – Também divididas em equipes os alunos teriam um tempo cronometrado pela professora para pescar um peixinho e dar o resultado da subtração, quem responder corretamente ganha ponto para equipe, e a equipe com mais ponto é a vencedora.

        Os discentes realizaram todas as atividades com bastante interesse e atenção, pude perceber que os mesmos tiveram um aproveitamento bastante significativo e uma notável evolução em seu campo matemático (adição e subtração), também foi observado, no final das atividades, uma certa proximidade e uma certa cumplicidade entre os mesmos, ressaltando assim a ideia de Cunha (2001),que diz que “brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando ela aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.”

                                                                                                                                   [pic 1][pic 2]

JOGO – PESCARIA – ALUNOS DO 2ºANO                               JOGO DEDO NO GATILHO – ALUNOS DO 2º ANO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (194.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com