TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Campo Profissional A- Pedagogia Educação Infantil

Trabalho Escolar: Relatório De Campo Profissional A- Pedagogia Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se à solicitação da disciplina Campo Profissional A, ministrada pela professora ***, e visa oportunizar ao aluno da Pedagogia – Anos Iniciais e Educação Infantil o envolvimento na dinâmica escolar, observando, identificando e analisando as possibilidades de atuação do pedagogo nos setores dos espaços institucionais, estabelecendo relações teóricas – práticas da educação, reais e possíveis.

Para desenvolver este trabalho, foi necessário realizar quatro entrevistas, em dois espaços escolares diferentes. Foi solicitado o contato com uma escola de Educação Infantil e uma Escola de Ensino Fundamental no intuito de entrevistar o diretor e o supervisor escolar, favorecendo assim a formação de um profissional consciente das práticas educacionais e do espaço do pedagogo no cotidiano escolar.

O processo de construção do relatório constituiu-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática, vivenciando o processo pedagógico, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva, propiciando ao acadêmico uma aprendizagem significativa, relacionando a teoria trabalhada no curso durante o semestre com a prática ofertada pela presente pesquisa de campo.

Sendo esta proposta a iniciação à pesquisa de campo, a mesma constitui-se num crescente desafio, pois instiga-nos a significar e resignificar conhecimentos, através da análise dos dados coletados e da fundamentação teórica necessária ao embasamento do presente relatório.

DESENVOLVIMENTO

A realização do presente trabalho foi de extrema valia para nossa formação enquanto sujeitos epistêmicos e futuras pedagogas, pois o mesmo possibilitou-nos a oportunidade de observarmos a realidade escolar, realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando a prática, ao mesmo tempo em que retomamos a teoria estudada em sala de aula para refletir, discutir e pesquisar.

Inicialmente, visitamos uma instituição de Educação Infantil. Quando chegamos à instituição, fomos atendidas pela diretora, a qual foi muito receptiva conosco. Em seguida, veio a Coordenadora Pedagógica que nos atendeu enquanto a diretora atendia alguns pais. Durante a conversa, a Coordenadora disse-nos que é formada em Pedagogia Séries Iniciais, Pós-graduada em Psicopedagogia e que tem cinco anos de experiência docente, nos Anos Iniciais, sendo que há dois anos atua como Coordenadora Pedagógica na referida EMEI.

De acordo com Franco (2003), a base de formação dos profissionais da educação deverá ser os fundamentos dos estudos pedagógicos, isto porque a pedagogia é a ciência que deverá organizar a concretização dos meios e processos educativos de uma sociedade.

Neste contexto, verifica-se uma ampliação de atribuições do curso de Pedagogia que, de maneira dicotômica, formaliza sua estrutura entre a licenciatura e bacharelado. Por isso, retorna-se ao Curso de Pedagogia para discutir mais especificamente as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, sendo aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005 e homologada em 20 de dezembro de 2005, sofrendo através do Parecer CNE/CP nº 3/2006 uma retificação do art.14 do referido Projeto de Resolução no que concerne à formação de profissionais da educação, em duas instâncias alternativas, contida no art.64 da LDB nº 9394/96, o qual reza:

A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional. (LDB 9394/96)

A Coordenadora Pedagógica da EMEI demonstrou ter conhecimento do papel do Pedagogo e falou-nos que, toda sexta-feira, costuma olhar os planos que as professoras utilizarão na semana seguinte fazendo as intervenções que julga necessárias. Também falou que organiza reuniões pedagógicas e proporciona formação continuada da equipe. Além disso, quando solicitada pelas professoras, costuma contatar profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros, que possam auxiliar no desenvolvimento dos educandos.

Para tanto, salienta-se que, na opinião de Libâneo, há uma diversidade de práticas educativas intencionais na sociedade a qual se configura como uma ação pedagógica nas esferas escolar e extraescolar, assim, ele considera que:

O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica. (2002, p. 68)

Sabe-se que as práticas educativas, em suas várias manifestações e modalidades, não se restringem à escola, mas é evidente a tendência de pedagogização da sociedade, pois, segundo Libâneo (2006), não é casual a menção cada vez mais frequente à sociedade do conhecimento. E a ausência do pedagogo junto às instituições educativas deixa uma lacuna, pois, sem ele, quem irá coordenar os trabalhos pedagógicos?. Por isso, a mesma considerou pertinente afirmar que todas as EMEIS do município possuem Coordenações Pedagógicas com habilitação em Pedagogia. Entretanto, percebemos a “lacuna” citada por Libâneo, no grupo docente da instituição, pois também é um campo de atuação do pedagogo, porém das sete professoras que atuam em sala de aula, somente uma possui formação em Pedagogia e tem remuneração de professor. As outras seis profissionais atuam com professoras, mas são concursadas como Monitoras ou Atendentes Educacionais, cargos tidos como de auxiliares. Aí se evidencia a distância entre o que está previsto em lei e o que acontece na prática, pois alguns municípios dão um jeito de “burlar a lei” e não abrem concurso para professor de Educação Infantil, restringindo assim nosso campo de atuação.

Após a visita à instituição de Educação Infantil, dirigimo-nos à instituição de Ensino Fundamental.

Comparecemos à escola no horário marcado pela Coordenadora Pedagógica que, por casualidade era a mesma da EMEI visitada. Entretanto, ela não pôde atender-nos no momento e tivemos que esperar no corredor até que uma funcionária da escola viu-nos e convidou-nos para aguardar na secretaria, enquanto esperávamos que a diretora e a coordenadora pedagógica nos atendessem. Fato que, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com