TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PEDAGOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MARIA EDNA ALVES DOS SANTOS

Camaçari / Ba

2014

MARIA EDNA ALVES DOS SANTOS

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PEDAGOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

[pic 2]

Camaçari / Ba

2014

ATIVIDADE 1

1ª QUESTÃO (2,0): Com base nas aulas da disciplina, conceitue:

  1. Trabalho; É um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O mesmo também pode ser abordado de várias maneiras e com enfoque em várias áreas.

Divisão social do trabalho; São atividades produtivas, ou ramos de atividades necessária  para a reprodução da vida.

Segundo Marx, em O Capital (1982), diz que a “divisão social do trabalho”  diz respeito ao caráter específico do trabalho humano.

 Educação profissional; É uma educação para o mercado de trabalho, ou seja o individuo estuda ou se qualificar para atuar no mercado profissional.

2ª QUESTÃO (2,0): Com base na afirmativa a seguir, responda: O perfil do pedagogo desejado pelas empresas baseia-se em que habilidades?

Em plena era da globalização, profundas modificações ocorreram na sociedade como um todo e também no âmbito empresarial. Essas mudanças ocasionaram novas reestruturações organizacionais, a chamada reengenharia produtiva. Neste contexto, o setor empresarial tem investido e incentivado “treinamentos”, ou seja, a formação continuada, que antes era privilégio do ambiente educacional. Assim, desde os anos 1990 o discurso empresarial vem dizendo que o principal fator que pode levar uma empresa ao sucesso é o fator humano. É neste cenário emerge o Profissional de Pedagogia.

O perfil do pedagogo desejado pelas empresas baseia-se nas seguintes habilidades: Criatividade, espírito de inovação, compromisso com os resultados, pensamento estratégico, trabalho em equipe, capacidade de realização, direção de grupo de trabalho, condução de reuniões, enfrentamento e análise em conjunto das dificuldades cotidianas das empresas, bem como problemas profissionais. O profissional de Pedagogia visa um perfil muito rico e permiti lidar em três categorias que envolve a Educação e o mundo do trabalho são: Conhecimento, Aprendizagem e Formação.

3ª QUESTÃO (1,0): Algumas categorias ─ como, por exemplo, Tecnologias, Subjetividade e Responsabilidade Social ─ são tratadas no ambiente corporativo contemporâneo com muita ênfase. Escolha duas delas, caracterize-a e pontue aspectos que contribuam para que o pedagogo realize o seu trabalho nesse ambiente.

R- As características de Subjetividade visam nas mudanças onde cada indivíduo elabora suas alternativas de atuar no mundo, refletir, concordar ou não com o senso comum e contribuir com as alternativas de superação. O histórico de vida de cada aluno tem sido um requisito interessante na formação. O contexto pessoal é a principal alternativa de ensino, para facilitar a aprendizagem (teoria e prática). A cultura e o indivíduo são os pontos principais para tal acontecimento. O diálogo, a vida pessoal, troca de vivências, experiências e as metodologias, são facilitadores na aprendizagem.

Enfatizar na história de vida de cada pessoa auxilia na produção do conhecimento em vários sentidos, como: psicológico (o sujeito e sua trajetória de vida), sociológicos (mudanças do indivíduo frente às condições sociais), educativas (aprendizagem frente à sua realidade), entre outros. O professor autocrático, ou seja, que se recusa a ouvir o aluno, nega-se à novas aprendizagens e visões frente à vida. Não considera o discente como sujeito do seu conhecimento. O ensino de novas matérias, relaciona - se com a flexibilidade de “escuta” do docente, assim, atribui responsabilidades também ao educando. Ensino e aprendizagem estão interligados. O que o aluno constrói, deve estar ligado ao trabalho do docente. A subjetividade é constituída no relacionamento com outro sujeito, que possui sua historia, sonhos e desejos. E o sujeito social, é gerado na relação com a sociedade e é receptor das informações que necessita. A subjetividade fica de frente com a concepção de um sujeito que procede da sociedade complexa e competitiva.

E é por esse tipo de relações que, o ser humano cresce e surge a pessoal, o seu eu, no qual se reconhece como ser, pessoa, indivíduo e constrói sua auto imagem. O âmbito escolar está relacionado com a construção da subjetividade e tem que haver coerência e lógica em seus recursos. As subjetividades estabelecem como base nas representações e construções do modo como se apresentam, assim, criam expectativas, motivações e desejos. Transformar, transmutar o que se passa na mente das pessoas, pela participação da educação. Já os aspectos da subjetividade começam na família, mas também ocorre  em outros ambientes e em outros grupos sociais. Na situação escolar, por exemplo, o educador deve criar condições de desenvolvimento do repertório necessário para a aprendizagem de letras, palavras e números, assim como para a identificação de estados corporais e eventos internos como motivação, alegria, auto-estima e outros. Atualmente, a sociedade é mais complexa, exigindo que a escola se preocupe em instalar diferentes padrões de comportamento que permitam a sobrevivência da comunidade como um todo. A educação formal desenvolve habilidades mais específicas e complexas e deve formar indivíduos com valores e um repertório de habilidades que contribuam para o grupo.

As características de Responsabilidade Social – Plural, distributiva, sustentável, transparente.

Plural: Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.

Distributiva. A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

Sustentável. Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (295.3 Kb)   docx (487.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com