TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Ensaios: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  5.237 Palavras (21 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO 04

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 05

3.2 A ROTINA................. 06

3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 06

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Observamos aqui a importância do estágio e sua elaboração para a formação do pedagogo.

O Estágio de Gestão Obrigatório de 100 horas foram distribuidos com 52 horas na instituição e 48 horas de planejamento.

O estágio foi realizado na Escola Estadual Profª Dayse Mara de Oliveira Martins na rua Onofre Duarte de Oliveira 3290 no setor 06 ( Jardim Eldorado) fone (069)3521-1187. A escola foi criada pelo decreto nº 2986 de 21/07/1986. Oportunizando alunos na idade escolar.

A escola surgiu com a necessidade de atender alunos com o acrécimo da população nas décadas de 1980. Situada na zona urbana periférica da cidade atendendo uma clientela carente das aproximidades da escola e nas zonas rurais de classe trabalhadora. A escola recebeu este nome em homenagem a uma professora que teve sua vida ceifada ainda muito jovem com um grave acidente.

O estágio supervisionado representa uma condição única para o acadêmico, sendo oportunizado á um conhecimento amplo da realidade escolar, todo o contexto escolar apresenta-se como possibilidade de interação com profissionais que atuam na educação.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO - O Estágio Curricular Obrigatório 1 Gestão Escolar tem suas etapas distribuidas das seguintes formas: 04 horas carta de Aceite, 20 horas análise da realidade da escola, 16 horas planejamento da proposta de intervenção, 08 horas intervenção seguindo ás atividades planejadas, 24 horas elaboradas e registro do relatóriode estágio, 04 horas planejamento da apresentação da mostra de estágio, 04 horas apresentação da mostra de estágio no pólo: Totalizando 100 horas.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussões realizadas de forma teórica.

- O estágio vivenciado pelo acadêmico lhe da oportunidade de conhecer o fundameneto da carreira profissional, destacando as prioridades em uma gestão flexível a mudanças, restaurando acordo ao bom desempenho profissional. Desde que haja interesse e desejo para acatar esperiencia transmitidas do profissionais atuante ,dará ao futuro pedagogo uma compreesão e bagagem para seu desempenho futuro.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO –

O estágio ocorreu em todo ambiemte escolar, pois analisado o PPP da escola, observado todo o trabalho da gestora, além de desenvolvimento de um projeto de intervensão nas salas de aula .

E.E.E.F.M Profª Dayse Mara de Oliveira Martins .

A escola possui três turnos: manhã, tarde e noite. Sendo Ensino Fundamental regular e médio e Ensino Médio Seriados e educação de jovens e adultos. Tendo uma carga horária diária de 4 hora, totalizando 800 horas anuais e 200 dias letivos.

A escola surgiu com a necessidade de uma nova escola com o acréscimo da população nas décadas de 1980. Recebeu este nome em homenagem a uma professora, que, em um grave acidente veio a óbito. Situada na zona urbana periférica da cidade, atende a uma clientela de infra- estruturabaixa pertencente a uma classe trabalhadora com renda de meio á um salário e meio.

Os alunos no período do dia, são a maioria nascido na região, e os noturnos , muitos oriundos de diferentes regiões do Brasil. A religião predominante é Cristã com seus diferentes seguimentos.

A escola possui um quadro de funcionários bastante copetente mas falta funcionário para atender a todo ambiente escolar. Falta zeladora, para a manutenção da limpeza, falta um funcionário na TV Escola e uma orientadora para a noite.

O processo Ensino e Aprendizagem partem de uma têndencia, da qual, entende-se a necessidade de desenvolver copetência e ao mesmo tempo, ter dominio.

Projetos desenvolvidos são direcionados aos alunos com suas diferentes necessidades.

Projeto Hora Cívica: Há premiações, Semana da Pátria, recados da diretora etc...

Projeto Aluno Destaque: É um incentivo ao aluno a tirar a melhor nota.

Projeto Mais Educação: É direcionado aos alunos no Ensino Fundamental quem apresentam dificuldade em obter conceito em notas( nota baixa)

Projeto PROENI: Para alunos do Ensino Médio.

Projeto Rádio Dayse Mara: É o momento de descontração com música e recados no intervalo.

Projeto Bullyng: Executado pela orientadora com os alunos para a conscientização do bullyng.

3. 2 A ROTINA OBSERVADA

A escola tem sua organização de horário com entrada 7:15 às11:30, 13:15 às 17:30 e 19:00 às 22:30 e intervalo de 15 minutos para alunos do 6º ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com