TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Trabalho Universitário: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  4.490 Palavras (18 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 4

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 4

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 7

3.1 Caracterização do Campo de Estágio 7

3.2 Estrutura Administrativa E Pedagógica 7

3.3 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 7

3.4 NÍVEL DE ATENDIMENTO e NÚMERO DE ALUNOS 7

3.5 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 8

3.6 ESTRUTUra e CONTEXTO 8

3.7 ESTRUTURA FÍSICA 9

3.8 RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE 10

3.9 RELAÇÃO ESCOLA E MANTENEDORA 10

3.10 RELAÇÃO ESCOLA E ATENDIMENTO AO ALUNO: 11

3.11 A ESCOLA E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS EDUCADORES: 12

3.12 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 12

3.13 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA 15

4 Rotina Observada 16

5 Projeto “unidos venceremos” 19

5.1 turma atendida: 19

5.2 JUSTIFICATIVA: 19

5.3 OBJETIVOS gerais e específicos 19

5.4 referencial teórico 20

5.5 Metodologia 21

5.6 conteúdos: 21

5.7 Materiais utilizados: 22

5.8 Planos de aula 22

5.9 AVALIAÇÃO: 25

5.10 CULMINÂNCIA: 25

5.11 BIBLIOGRAFIA: 25

6 Considerações Finais 26

REFERÊNCIAS 27

7 ANEXO 01 28

8 ANEXO 02 34

9 ANEXO 03: ROTEIRO PARA OBSERVAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO 36

10 MOSTRA DE ESTÁGIO 39

1 INTRODUÇÃO

Este relatório têm por finalidade estudar a Prática Pedagógica de Educação Infantil, em especial de alunos de 0 a 6 anos de idade.

A Educação Infantil é apresentada na atual legislação brasileira como a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, tendo os processos de ensino aprendizagem segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, respeitando à dignidade e os direitos da criança, considerando suas diferenças individuais entre outras e o direito de brincar como forma particular de expansão, pensamento, interação e comunicação infantil.

Esse trabalho se fundamenta numa concepção da criança como ser social, histórico, inserido na cultura e um cidadão de direitos. Tendo como objetivo trabalhar e discutir a importância para a construção do conhecimento em Educação Infantil, tendo em vista, a Prática Pedagógica de Educação Infantil, o presente relatório também tem o objetivo de tratar de questões relativas ao desenvolvimento e a aprendizagem infantil a partir da ação lúdica da criança, na tentativa de explicitar a prática como expressão e teoria.

A realização da pesquisa favoreceu para o confronto de dúvidas e incertezas e apropriação de novos conceitos. Também desenvolveu habilidades investigativas, me despertando a motivação, curiosidade, levando-me a refletir sobre determinados assuntos aqui estudado, oportunizando o compartilhamento de experiências com professores, pedagogos e demais profissionais que atuam no ensino de Educação Infantil, visando à construção de uma prática pedagógica que atenda a todos no contexto escolar.

A dinâmica metodológica foi o intercâmbio de idéias e o processo integrado entre teoria e prática com ênfase nas discussões e nos debates, mediante, visitas a instituição escolar, obtenção de dados sobre os procedimentos norteadores do processo educacional e sobre a atuação dos seus profissionais quanto aos alunos de educação infantil, estágio, encontros presenciais com aulas expositivas, questionário, resumos, análises críticas e relatórios e estudos dirigidos, com a realização de pesquisas bibliográficas com intuito de localizar e realizar consultas de fontes diversas de informações necessárias para coletar dados gerais e específicos.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O presente relatório tem como objetivo geral analisar a contribuição do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia - Para que o objetivo geral seja alcançado, este trabalho pauta-se nos seguintes objetivos específicos: Observar e analisar a atuação pedagógica na Educação Infantil e relacioná-la com o PPP – Projeto Político Pedagógico do Curso, dentre outros descritos nesse relatório.

A instituição escolhida para esse estágio de 52 horas é a Escola Municipal “Professor Nemésio Teixeira dos Anjos”. A mesma oferece educação infantil. O funcionamento da mesma se dá em dois períodos: Matutino: 7h 00 às 11h 15 min. Vespertino: 12h 30 min. às 16h 45 min., porém o horário escolhido para as observações foi o horário matutino das 12h 00 às 16h 00 min., em uma sala de 1º período.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A experiência do estágio no mundo atual se torna essencial para a formação integral do aluno, considerando que o campo de trabalho requer profissionais com habilidades necessárias para atuar numa realidade multicultural e neoglobalizada. Assim, é importante relatar minha visão sobre o estágio para formação integral do aluno como agente de transformação.

Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, ou seja, a explicação da realidade por meio de pesquisadores renomados. Muitas vezes, é confuso para o estudante relacionar teoria e prática se não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano frente às informações assimiladas.

Esta mudança de percepção, que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com