TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Casos: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

Relatorio Tecnico De Eletromecanica

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

OBJETIVO...........................................................................................................5

JUSTIFICATIVA...................................................................................................6

MATERIAIS E MÉTODOS 9

CONCLUSÃO 10

BIBLIOGRAFIA...................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Os produtos químicos e petroquímicos a partir dos quais o homem obtém energia, matéria-prima para a elaboração de compostos, etc., não são encontrados na natureza na forma como precisam ser consumidos ou utilizados. Para chegar às suas características de consumo, o produto que o homem explorou e extraiu da natureza precisa sofrer na indústria uma série de processamentos, transformações e estocagem até a sua utilização. Na indústria, o processamento e estocagem de muitos produtos são feitos a pressões maiores ou menores que a atmosférica. Dessa maneira, são empregados recipientes fechados e com resistência para suportar pressões no seu corpo, assim como temperaturas que extrapolam o ambiente. Esses equipamentos, denominados “vasos de pressão”, por operarem normalmente sujeitos a pressão e/ou temperaturas elevadas, são considerados equipamentos de alto risco, por conterem grande quantidade de energia acumulada no seu interior.

A faixa de variação de pressões e de temperatura de trabalho dos vasos de pressão é muito extensa. Existem vasos de pressão trabalhando desde o vácuo absoluto até cerca de 4.000Kg/cm2 (~ 400Mpa), e desde

próximo zero absoluto até temperaturas da ordem de 1500ºC. Os vasos de pressão podem .ter grandes dimensões e pesos, havendo alguns com mais de 60m de comprimento de outros com mais de 200t de peso.

OBJETIVO

O trabalho teve como objetivo, compreender o que e vasos de pressão e sua finalidade.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho visa esclarecer o que e vasos de pressão e sua aplicação na indústria.

Vasos de pressão

São todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais, que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.

Aplicações

Em refinarias de petróleo, Usinas de Açucar e Etanol, Indústrias Químicas e Petroquímicas os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. O projeto e a construção de vasos de pressão envolve uma série de cuidados especiais e exige o conhecimento de normas e materiais adequados para cada tipo de aplicação, pois as falhas em vasos de pressão podem acarretar consequências catastróficas até mesmo com perda de vidas, sendo considerados os Vasos de Pressão equipamentos de grande periculosidade.

Vasos de Pressão e Reservatórios de Ar comprimido se enquadram na norma NR-13 e ASME VIII

Principais clientes: Indústrias Alimentícias, Químicas, Petroquímicas, Mineração, Madeira, Cerâmicas, Cimento,

Cervejarias, etc.

Materiais de fabricação: Aço Carbono ou Aço Inoxidável.

Principais formatos: Cilíndrico Vertical, Cilindro Horizontal, Esférico ou Quadrangular.

Dimensões/Capacidade: Conforme necessidade do cliente/processo

Regulamentação

No Brasil, após a publicação da NR-13 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), estabeleceram-se critérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de vasos de pressão, tendo como objetivo principal a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos.

Para efeito da NR-13

Serão consideradas, como “caldeiras” todos os equipamentos que simultaneamente geram e acumulam vapor de água ou outro fluido. Unidades instaladas em veículos como caminhões e navios deverão respeitar a esta Norma Regulamentadora nos itens que fo¬rem aplicáveis e para os quais não exista normalização ou regulamentação mais específica.

MATERIAIS E MÉTODOS

Metodologia

Foram utilizados pesquisas em bibliografia .

CONCLUSÃO

A partir deste trabalho pudemos concluir que vasos de pressão nada mais e que recipientes estanques em Caldeiraria Industrial , de qualquer tipo, dimensões, formatos ou finalidades, capazes de conter um fluido pressurizado, especificamente para indústrias de processo, nas quais materiais sólidos ou fluidos sofrem transformações físicas e ou químicas, ou as que se dedicam a armazenagem, manuseio ou distribuição de fluidos.

Cervejarias, etc.

Materiais de fabricação: Aço Carbono ou Aço Inoxidável.

Principais formatos: Cilíndrico Vertical, Cilindro Horizontal, Esférico ou Quadrangular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com