TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Artigo: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 10

relatório de estágio

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------7

2 IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESTAGIADO-----------------------------------------8

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO------------------------------------------9

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE------------------------------------------------------------------10

5 ROTEIRO DO PLANO DE ESTÁGIO---------------------------------------------------13

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------------------16

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-----------------------------------------------------17

INTRODUÇÃO

Considera-se o estágio um item curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia, que visa o contato do aluno com as realidades da atuação do professor e pedagogo.

O estágio de Gestão Escolar foi orientado e acompanhado pela equipe gestora da instituição. Que desde o início do estágio auxiliou, dando acesso livre as dependências da instituição, mostrando documentos como o Projeto Político Pedagógico e apresentando a equipe de funcionários.

Foi possível identificar que a Gestão Escolar é responsável por garantir a qualidade da educação a partir das finalidades a quem se destina e com os objetivos que implica em compromisso.

A razão de ser da Gestão da Educação consiste, portanto, na garantia de qualidade do processo de formação humana – expresso no projeto político pedagógico – que possibilitará ao educando crescer com os conteúdos do ensino – que são conteúdos de vida, - e tornar- se mais humano (FERREIRA, 2000).

Para o desenvolvimento do relatório de Gestão Escolar, foi necessário elaborar uma pesquisa, investigando e observando a aplicação dos instrumentos que regem uma escola e a organização do trabalho pedagógico.

A Gestão Escolar defronta-se com a responsabilidade de avançar na construção decisiva sobre a possibilidade de acesso á oportunidades da vida em sociedade, a fim de garantir que a educação se faça com a melhor qualidade para todos, facilitando assim a função da escola no seu papel político institucional.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUÇÃO ESTAGIADA

Localização: Instituição Amocasma (Associação dos Moradores da Rua Dorival Castilhos Machado)

Rua: Dorival Castilhos Machado

Número: casa 20 , acesso 1

Bairro: Hípica

Cep: 91755210

Estado : Rio Grande do Sul

Horário de funcionamento: 07:30 às 17:30hs ( de segunda ás sexta-feira)

Níveis de atendimento: Atende atualmente 38 crianças de 2 a 6 anos, em turno integral, com quatro refeições:dois lanches, almoço e janta, são realizadas atividades sócio-pedagógicas com a supervisão de quatro assistentes pedagógicas, coordenadora pedagógica e supervisão.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO

A Instituição Amocasma tem sede na rua Dorival Castilhos Machado , no bairro Hípica.Fica inserida em uma comunidade considerada de baixa renda e de realidade precária quanto a recursos básicos.

A instituição é um lugar coletivo que integra as crianças, família e comunidade, e tem como principal objetivo atender crianças de dois a seis anos na educação infantil onde são realizadas atividades sócio-pedagógicas.

São recebidas crianças da comunidade e de comunidades próximas, e a lista de espera por vaga é grande, devido ao pequeno espaço físico existente.Acreditando que o espaço na instituição deve propiciar condições para que as crianças possam usufruir em benefício do seu desenvolvimento e possam receber mais crianças, é que a diretoria busca junto com a Prefeitura de Porto Alegre receber verbas para aumentar a escola, uma vez que o espaço atual existente não comporta a demanda da comunidade.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE

As observações aconteceram nas semanas dos dias 16 de julho à 27 de julho de 2012, com duração de 2 horas ao dia cada observação.

Foi constituída uma equipe para auxiliar e orientar o acompanhamento da observação do estágio, formada pela coordenadora pedagógica (graduada em Licenciatura da Pedagogia e Magistério dos anos iniciais) e uma monitora( formada no Magistério dos anos iniciais).

No turno integral 38 crianças frequentam a escola, sendo 12 crianças no mini grupo ( berçário), 12 crianças no maternal e 14 crianças no jardim. A infra estrutura que a instituição oferece é boa, mas ainda necessita de reparos.

São tres salas amplas, com grandes janelas para ventilação, as salas oferecem mesa com cadeiras no tamanho infantil para fazer as atividades manuais.O refeitório também é grande, oferece mesas e cadeiras para a hora das refeições, também contam com um aparelho de tv e dvd e bebedouro.A cozinha é pequena ,mas bem completa, com fogão industrial, refrigerador, frezzer, pia e armário para a louça.Ainda existe uma sala que serve para guardar os mantimentos, um local bem arejado e organizado.Possuem também uma sala que funciona como secretária, onde os pais são recebidos para reuniões, e onde são guardados documentos, esta sala conta com duas escrivaninhas ,seis cadeiras e uma estante.

Contam também com um pátio pequeno e coberto com azulejos ,onde é posspivel realizar várias atividades físicas além de possuir brinquedos de praçinha, como balanço e escorrega.

Ao todo são 7 funcionários, entre eles a coordenadora pedagógica , a cozinheira, a serviços gerais e a diretora da instituição.As crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com