TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Casos: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

A escola que decidir estagiar tem o nome Centro de Educação Municipal “Pequeno Príncipe” (CEMEI) seu nome foi dado devido ao livro Pequeno Príncipe e pelo fato de ser voltado para crianças de 0 a 3 anos, os pequenos príncipes e princesas.

A escola pertencia a associação de vicentinos desde de 1986 só a partir de 2009 com as exigências da lei, o município assumiu a responsabilidade total da referida escola ao qual deixa de ser filantrópica e a passa a ser uma escola municipal a partir do decreto 004 2009.Mas só em 2012, torna-se efetivo o ato de criação do Centro Municipal de Educação ‘Pequeno Príncipe” (CEMEI) de acordo com a lei nº 1.381-2012 no dia 14 de maio pelo prefeito em exercício Mauricio Alves dos Santos.

Hoje atualmente atendo o número de 283 alunos sendo eles de 0 a 3 anos, berçário e maternal, sendo atendido por 23 professores ,12 auxiliares de sala de aula,2 secretarias ,1 vigia,5 serventes,2 pedagogoas,2 coordenadoras e uma diretora.

A escola fica localizada em um antigo hotel da cidade onde possui salas individuais a um espaço na área externa para que possam fazer atividades estra sala, o bairro é bem centralizado na cidade. A escola vem inserindo vários projetos sociais envolvendo pais e alunos para que haja melhor entrosamento entre comunidade e escola.

O mobiliário é novo e bem conservado, os ambientes são todos bem decorados e atrativos para que possam chamar atenção das crianças, tudo é bem limpo e organizado e adaptado para o tamanho das crianças para o melhor atender. A escola possui uma brinquedoteca, biblioteca, sala de vídeos, possui atuais matérias didáticos para que possam trabalhar de forma prazerosa e lucrativa para os alunos. A inúmeros espaços abertos e fechados.

Os professores tem liberdade de escolher os locais a fazer suas atividades desde que não prejudique o desenvolvimento dos alunos. A um ótimo equilíbrio entre as atividades abertas e fechadas. As salas possuem espaços médios, com móveis novos seu anterior é sempre bem colorido e informativo, as cadeiras são todas conforme o tamanho dos alunos, sempre proporcionando atividades de coletividade e individuais para que possam manter o equilíbrio.

Na educação infantil, o estudante é estimulado a descobrir, arriscar, rever e participar de atividades que construirão seu processo de conhecimento real, com vivencias experimentadas no dia a dia da escola, que favorecem o desenvolvimento cognitivo e a formação social e pessoal da criança. Em todos os espaços da educação infantil mobiliário, objetos e materiais de apoio são adaptados para a aprendizagem nessa fase escolar, garantindo a excelência pedagógica. Além das atividades em sala de aula, as brincadeiras e atividades externas são utilizadas como atividades lúdicas e recreativas, onde os alunos se divertem, desenvolvem atividades motoras e criam relações interpessoais.

Nesta proposta, o estudante em seu cotidiano, atua como sujeito interativo na construção do seu saber, com seus amigos, com os adultos e com o seu meio, participa ativamente da sua formação e assim enriquece suas vivencias cognitiva, afetiva e social.

Sob a luz dessa concepção, a criança constrói seu conhecimento à partir de uma ação pedagógica lúdica, prazerosa e desafiadora, incentivando o gosto pelas descobertas e investigações e valorizando suas experiências individuais e coletivas. A escola procura desenvolver no aluno uma postura crítica, criativa, participativa e dialógica, através de jogos, brincadeiras e vivências que estimulam o interesse, o ato de pensar e a cooperação.na construção do PPP participaram a diretora Josilande, as pedagogas Elizangela e Elaine, e a secretária Helenna, todas tiveram grande participação.

Analisando de acordo com as informações passadas pela pedagoga do turno matutino Elizangela o PPP é visto como um processo continuo de reflexão e discussão dos problemas da escola ,onde o político e pedagógico andam juntos para encontrar meios favoráveis à efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim todos os membros da comunidade escolar ao exercício da cidadania onde o trabalho pedagógico visa superação dos conflitos, buscando as relações cooperativas, corporativas e autoritárias na tentativa de acabar com a rotina interna na instituição. Buscamos filosofias que se enquadram à realidade da escola, no intuito de promover a integração dos alunos nos aspectos emocional. Sócio – cultural e cognitivo, sendo valorizados e respeitados dentro do meio social o qual estão inseridos. Portanto o projeto político pedagógico deve ser encaixado de acordo com a realidade da comunidade em que atende, rumo ao mesmo objetivos criando ocasiões que exerçam a cidadania.

O PPP do Centro Municipal de Educação Infantil “Pequeno Príncipe” (CEMEI) foi elaborado pela primeira vez no ano letivo de 2009 onde a pautava apenas a instituição, os objetivos, equipe de funcionários, valores, visão de futuro e missão. No ano letivo de 2013 todos da equipe escolar concordaram em implementar o PPP da escola, onde os assuntos referentes aos das de estudos previstos no calendário escolar foram destinados à discussão e realização do PPP, havendo também participação fundamental de representantes de pais e conselhos da escola.

Os assuntos abordados no PPP foram identificação da unidade escolar, equipe de dirigentes 2013 fundamentação legal, relação das turmas, número de alunos, turno e faixa etária, recursos humanos, histórico da escola, nossos valores, nossa visão de futuro, nossa missão, atribuições (ao diretor escolar, coordenador pedagógico, professor, coordenador de turno, auxiliares, secretario escolar, funcionários de serviços gerais e vigia); diagnostico e realidade contextual, características da localização da escola estrutura física, finalidade, objetivo geral e específicos, proposta de avaliação, relatório comportamental (sugestões para preenchimento de relatório); biblioteca, aspectos pedagógicos e conselho de classe, reunião de estudo, planejamento, projetos pedagógicos e anexos.

O CEMEI Pequeno Príncipe dispõe – se de materiais importantes como: referencial curricular nacional de educação infantil (0 a 3 anos); diretrizes e bases da educação, coleções de livros pedagógicos, manual de orientação pedagógica (modulo I, II E III); livro pratica de linguagem oral e escrita na educação infantil dentre outros.

Com relação aos objetivos apresentados à criação do PPP no CEMEI, foi necessário explicar que sua construção é peça fundamental no planejamento de nossas ações, pois é o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza, nossas metas, objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi – lós. Passando a ser compromisso de todos. Nosso projeto reflete ações de escolha prioridade para a nossa formação de cidadão e expressa atividades pedagógicas que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais principalmente por ser projeto, por ser pedagógico.

O PPP do CEMEI é resultante de uma experiência coletiva na qual construímos caminhos para colocar em pratica nossos paradigmas educacionais em sintonia com a filosofia do CEMEI “Pequeno Príncipe”, que traz para a comunidade o Centro de Educação Infantil “Pequeno Príncipe” visando o bem estar da criança, da família e da comunidade. O documento tem finalidade explicar a proposta pedagógica do Centro de Educação Infantil “Pequeno Príncipe”. Expressa a identidade desta escola, onde estão presentes seus objetivos e desejo de mudança, para uma vida digna e justa socialmente. Constitui – se de um referencial teórico de apoio que revela a função social da escola a partir de sua linha filosófica e pedagógica e de uma análise da realidade escolar com estabelecimento de prioridades, definidas pelo corpo docente e administrativo, que orientará as mudanças que se julgarem necessárias. O projeto político pedagógico é considerado, basicamente, um referencial orientador e limitado no tempo e na abrangência de sua significação. A proposta pedagógica do Centro de Educação Infantil “Pequeno Príncipe” foi elaborada a partir de reuniões, planejamentos coletivos e debates que envolvem o corpo docente, a direção, coordenação pedagógica e coordenação de turno da instituição conforme previsto na Legislação Nacional: Lei de Diretrizes e Bases LDB número 9394-96. O Centro Municipal de Educação Infantil “Pequeno Príncipe” tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e do meio onde convive. Esses aspectos estão relacionados à formação pessoal e social e ao conhecimento de mundo que de acordo com a RCNEI são aplicados através de eixos de aprendizagem que orientam o processo educativo da criança de 00 a 03 anos fundamentados de maneira clara e objetiva.

Através do eixo formação pessoal e social, favorece, prioritariamente, os processos de construção da Identidade e Autonomia das crianças. E através dos objetos de conhecimentos: música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática, as crianças são orientadas para construção das diferentes linguagens e para relações que com elas estabelecem.

O projeto político pedagógico da escola está embasado na busca e na construção de uma educação plena, com o envolvimento de educação de educadores, pais, alunos e funcionários, pois sabemos que temos em serviços educacionais oferecidos às crianças.

A escola atende em período integral sob regime de externato, podendo matricular – se alunos para cursarem apenas o período matutino (das 07:00 às 11:20 horas) ou vespertino (das 13:00 às 17:20 horas) ou em período integral (das 07:00 as 17:20 horas).

O Centro Municipal de Educação Infantil “Pequeno Príncipe”, doravante designado por CEMEI PEQUENO PRINCIPE”, reger – se – á pelo Regimento Escolar Interno.

...

Baixar como  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »