TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Curricular

Artigos Científicos: Relatório De Estágio Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  9.560 Palavras (39 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 39

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

CINTIA EVANGELISTA SANTOS VALENTE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

Espinosa/MG

2013

CINTIA EVANGELISTA SANTOS VALENTE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Gislane Mora

Tutor de sala: Ilma Maria Silva Santos

Espinosa

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...............................................................................................................03

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.................................................................. 06

REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................... 08

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.................................................... 09

PLANOS DE INTERVENÇÃO (PLANOS DE AULA) ............................................ 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO............................................................................................. 11

3

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular constitui-se como prática em sala de aula que permite ao acadêmico do curso de pedagogia promover a reflexão sobre a prática educativa, aproximando o (a) acadêmico (a) das atividades pedagógicas e vivências contextualizadas no espaço da realidade escolar. Em contato apenas com a teoria, não se tem noção da realidade de uma sala de aula, nem mesmo como se portar frente à responsabilidade pela mediação do conhecimento para as crianças. É na experiência vivida na sala de aula que se percebe o que significa ser professor, bem como saber a forma, ou a técnica, de como trabalhar determinado conteúdo, para que a criança realmente se desenvolva e aprenda com compreensão.

Portanto, é na prática do estágio, que o acadêmico se inicia a cumprir o postulado de Silva (2007, p. 35), “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”

Assim, determina-se para este semestre escolar, o cumprimento do Estágio curricular Obrigatório II – Educação Infantil, com os seguintes objetivos:

1- conhecer e caracterizar os espaços de atuação do profissional que atende crianças de 0 a 5 anos em instituições de Educação Infantil; 2- Observar, registrar e analisar situações diárias da Instituição de Educação Infantil, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano; 3- Confrontar teoria e prática a partir da análise e reflexão da realidade vivenciada; 4- Compreender a forma como o educador infantil exerce a articulação entre as funções de cuidar, educar e acolher no exercício de sua docência; 5- Experienciar situações de análise, planejamento e intervenção necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor.

Vivenciando o dia a dia na escola, acompanhando e observando a rotina escolar, pode-se perceber que as aulas se desenvolviam numa mesma monotonia, com revisão de atividades, distribuição de folhas para colorir ou ligar os pontilhados, circundar letrinhas do alfabeto, numa sequência metódica; algumas vezes, uma musiquinha para ouvir e tentar cantar, sem nenhum

4

entusiasmo, sem alegria, sem envolvimento das crianças. Notou-se que, apesar de se frisar que não se pode alfabetizar na pré-escola, a preocupação maior era com a distribuição de folhas para desenvolvimento de atividades, ora com o alfabeto, ora com matemática, sem se voltar nem mesmo para os demais eixos curriculares.

Após acompanhamento e observações dessa rotina escolar, observando a relação entre as crianças não só daquela turma, mas em toda a escola, verificando o alto índice de violência, de desrespeito, de desobediência, que vem ocorrendo em todos os âmbitos sociais, inclusive na escola, desde a educação infantil, conclui-se que as crianças não apresentam noções de valores como moral, ética, cooperação, honestidade, solidariedade, gentileza, respeito, amizade, carinho, educação, entre outros – valores fundamentais para a convivência social.

Sabe-se que este não é um assunto discutido entre os educadores, a não ser a questão da violência, da indisciplina e a culpa incutida às famílias, à sociedade, etc., sem, contudo, tomar iniciativa, não para combater (guerrear), mas para se alcançar mudanças de atitudes, de comportamento, por meio de conscientização, de formação de caráter, de personalidade.

Com base nessas observações, idealizou-se um projeto de intervenção que conduzisse à vivência de valores humanos, com atividades dinâmicas, pelo menos durante o período de estágio, na esperança de que tal iniciativa possa servir de incentivo não só para a professora regente, mas que se estenda a todas as demais regentes e a toda a comunidade escolar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.2 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com