TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Curricular I

Dissertações: Relatório De Estágio Curricular I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA – MODALIDADE EAD

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I

O presente relatório tem o objetivo de apresentar as observações realizadas na Educação Infantil, no período de 18/04/2012 à 03/05/2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, buscando estabelecer uma ligação entre teoria e prática.

Iniciei este projeto para proporcionar momentos de experiências, sensações, inúmeras trocas e oportunidades de aprendizagem, contemplando o crescimento saudável e incentivando desenvolvimento de potencialidades cognitivas, psicológicas, sociais, afetivas e psicomotoras da criança. Buscando favorecer as relações humanas e a construção coletiva, desenvolver a autonomia, utilizar as diferentes linguagens, de modo que possam expressar suas ideias, sentimentos, através do lúdico e da criatividade.

O papel da educação infantil é de suma importância uma vez que a criança, nesta fase, está iniciando sua caminhada estudantil. Sendo ainda pequena, necessita de vários cuidados, porém cuidar não é a única tarefa dos professores da classe de educação infantil. A tarefa é ainda muito maior, uma vez que as crianças desde a mais tenra idade possuem sensações, gostos e preferências, estabelecendo inúmeras conexões e aprofundando, desta forma, seus saberes.

Baseado nas informações coletadas durante as entrevistas e observações realizadas junto aos profissionais da instituição, verificou-se uma constante preocupação para que o trabalho a ser desenvolvido respeitasse os limites de cada um, e que tanto os movimentos corporais, como as atividades cognitivas ocorressem em âmbito geral, em equilíbrio, na medida exata da emoção de cada um, exclusiva, inquestionável, pois cada um é único em suas capacidades, em suas limitações e avanços.

O estágio foi realizado na turma do nível V de educação infantil, contempla a faixa etária de 5 e 6 anos e procura desenvolver a autonomia das crianças nas práticas cotidianas. Estabelecendo e ampliando cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e propiciando a construção de conhecimentos.

A escola oferece diferentes projetos, tais como saúde bucal, integração família/escola, com oficinas, festas comemorativas, hora da música, hora do conto, dia do brinquedo livre entre outros. Possuindo acomodações limpas e bem organizadas para os alunos desenvolverem suas atividades.

A minha prática de estágio, teve início com uma roda de conversa, com a presença da professora titular (Dóris Dione Varreira de Mello), onde apresentei o Projeto dos Meios de Transportes, e demonstrei a importância de conhecê-los.

As crianças possuem um grande potencial, e este projeto, que engloba brincadeiras e aprendizagem, tornou-se uma maneira agradável e divertida de educar.

Segundo Craidy e Kaercher (2001.p 104.)

É pelo brincar que as crianças se expressam e se comunicam. É através das brincadeiras que elas começam a experimentar e a fazer interações com os objetos e as pessoas que estão a sua volta.

No primeiro dia, após a rotina, os alunos sentaram em círculo sobre um tapete da sala de aula, para escutar a "História dos Meios de Transportes", todos escutaram com atenção e depois dialogaram sobre a história, fazendo vários questionamentos e procurando estabelecer vínculos com os meios de transportes existentes, inclusive os que poluem e os que não poluem o meio ambiente.

As crianças foram incentivadas a fazer uma atividade de colagem, e todas participaram com entusiasmo.

Antunes (2004. p141.) diz que:

"Uma atividade essencial para toda a criança é ouvir histórias, sobre tudo se forem propostas com espaços para interação onde podem comentar, sugerir, antecipar desfechos, ilustrar com exemplos e, assim, sentirem-se construtores que complementam tudo quanto ouvem."

Nos dias seguintes do estágio, as atividades cotidianas foram organizadas em sequência mais ou menos fixas. Esta rotina pré-estabelecida permite que a criança vá se organizando em função das tarefas que virão. São realizadas atividades individuais, em pequenos grupos ou em grandes grupos.

As tarefas foram aplicadas conforme prescritas no projeto e baseadas e fundamentadas nos preceitos estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico da escola, fortalecido nas ideias de autores como Paulo Freire, Jean Piaget, Vigotski, Antunes, Craidy e Kaercher, entre outros. Buscando aprimorar-se cada vez mais para um processo contínuo, no qual os alunos são observados como um todo (emocional, afetivo, físico, psíquico, cognitivo, entre outros), acreditando proporcionar o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Em observação, percebeu-se que as crianças estavam em uma fase de muitos questionamentos e indagações, buscando independência e autonomia. Iam ao banheiro sozinhas, faziam a higiene, faziam o lanche (sempre incentivando um lanche saudável), mas, em determinados momentos, necessitavam de ajuda da professora. Eram bastante participativas, brincando em grupinhos, e, às vezes, brigavam entre si na disputa por brinquedos. Em tais situações, a professora intervinha com paciência e diálogo. Verificou-se que as crianças gostavam de ouvir histórias e escutar música, sempre tentando cantarolar juntos e se divertindo muito. Adoravam assistir a filmes infantis trazidos por eles mesmos, mas definidos pela professora.

Constatei que todas as crianças mostravam-se interessadas nas atividades propostas, principalmente quando envolvia cantigas, movimento do corpo, rodas e materiais concretos. Adoravam quando era chegada a hora da pracinha. Mostravam-se muito afetivas e curiosas. Quando questionadas, não apresentavam dificuldade em responder, sendo rápidas e interessantes, muitas vezes até curiosas.

Procurando sempre incentivar os alunos diante das tarefas propostas e o estímulo à coletividade em sala de aula, com valorização das falas e exploração da criatividade das crianças, por intermédio do diálogo e das atividades lúdicas. Assegurava-se tempo e espaço para brincar, interações e parcerias das crianças entre si e das crianças com a professora, bem como o emprego de brinquedos e outros objetos, para que as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com