TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio De Educação Física Na Educação Infantil

Trabalho Universitário: Relatório De Estágio De Educação Física Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

O presente relatório trata sobre as considerações do Estágio Supervisionado em Educação Física realizado no período e 01 de Setembro à Novembro deste ano de 2014, com carga horária de 50 horas, na EMEFEI Dr. Roberto Bertacco Nunes. Esta Unidade Escola funciona em período Integral com entrada às 7h e saída às 17h. Trata-se de uma escola na periferia do Município de Rancharia com aproximadamente 80 alunos. A responsável pela direção no momento é a Professora Vânia Ferreira de Oliveira, a Vice-diretora Sandra Cristina Sobral Ferreira, e a coordenadora Pedagógica Andréia de Melo Bastos. O corpo docente da escola possui 1 professor de Educação Física, Daiani Cristina Bertolino que atua como PEII contratada pelo município.

O local do estágio apresenta uma estrutura debilitada, pois não possui um local específico para a realização das aulas, sendo elas realizadas no pátio da escola, que muitas vezes coincidem com horários de intervalos de outras turmas, dificultando a aplicação das atividades. A escola também possui uma área gramada com declive e parque com poucos brinquedos, que raramente é utilizado pela professora de Educação Física.

O estágio iniciou-se no dia 1º de Setembro no período da tarde com uma turma do Pré II. Nesse período foi caracterizado por observação do ambiente e de como ocorreu a rotina da aula.

Antes de começar o estágio conversei com a direção e professora de Educação Física da escola onde fui muito bem recebida. Segundo a mesma a prioridade da escola é trabalhar de forma que desenvolva os aspectos social, afetivo, cognitivo e principalmente motor.

Tive a oportunidade de observar durante este período, onde aprendemos muitas coisas das quais podemos aplicar na nossa caminhada futura. No início foi bem tranquilo, pois algumas das crianças já me conheciam.

A rotina da professora Daiani inicia-se sempre com a chamada que é feita dentro da sala de aula, em seguida ela faz uma roda de conversa sempre retomando os combinados. Logo depois as crianças são direcionadas ao pátio onde são iniciadas as diversas atividades.

A aula inicia sempre com uma atividade lúdica, uma brincadeira cantada etc. logo após aplica a atividade específica do conteúdo seguindo sempre o planejamento Anual da Unidade Escolar. Durante as brincadeiras a professora sempre dá um tempo para que as crianças tomem água e descansem. E no final de cada aula a professora sempre realiza uma atividade mais calma, quase sempre com as crianças sentadas, para que as crianças possam retornar para a sala de aula menos agitadas.

A Professora que observei foi bem firme em colaborar com meu trabalho. Os objetivos foram alcançados e acredito não ter trazido nenhum problema à escola e sim a minha contribuição.

Quando comecei a participar das aulas cheguei a conclusão que a fase de observação não só visava a dar condições aos alunos-mestres, mas sim fazer com que eu me sentisse como era que se enfrentava uma sala de aula.

No decorrer das aulas, as crianças brincando começaram a conhecer a si próprio e o próprio corpo, onde procuramos trabalhar esquema corporal, orientação espaço temporal e socialização. As crianças exploram todo o ambiente, cria, imita, imagina, contribuindo sempre no seu desenvolvimento motor.

Durante todas as aulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com