TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio E Companheiras

Casos: Relatório De Estágio E Companheiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 15

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL

SORRISO-MT.

2010.

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio. Ensino Fundamental, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba. FACINTER.

Tutor Local: Flavia Escobar.

Pólo de Apoio Presencial. Sorriso-MT.

SORRISO-MT.

2010.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 03

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA .......................................................... 04

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA.......................................................................................... 04

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO................................................................................. 04

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO ........................................................................................... 04

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO............................................................. 05

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO........... 08

4.1 Descrição das Aulas Assistidas........................................................................... 09

5 PLANO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS..............14

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................... 15

REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 16

1 INTRODUÇÃO

O relatório de estágio do Ensino Fundamental teve como as principais características da escola, quadro de funcionários, espaço físico, números de aluno na sala estagiada, consulta ao Projeto Político Pedagógico e prática docente.

As observações do estágio foram realizados entre os dias 10/06/2010 à 22/06/2010, na Escola Municipal Jardim Bela Vista, pelas as acadêmicas

Os objetivos da construção do relatório de estágio são:

– Observar a prática docente da escola estagiada e seu espaço físico;

– Analisar os desafios enfrentados pelos os educadores no seu dia a dia em sala de aula;

– Justificar a importância do estágio para a nossa formação acadêmica.

A metodologia usada no presente relatório constitui-se com as observações em campo, estudo em equipe e individual, conversa com a professora regente, pesquisa ao Projeto Político Pedagógico da Instituição.

Os itens a ser trabalhados dentro do relatório são: Introdução, Identificação da Instituição Estagiada, Concepção Pedagógica da Instituição, Descrição e Análise Reflexiva das atividades de Estágio, Plano de Estágio, Considerações Finais e Referências.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1 Localização da Escola

A escola que realizada o estágio esta situada na Rua Celeste S/Nº, no Bairro Bela Vista, CEP. 78.890-000 na cidade de Sorriso-MT., tendo o número de telefone (66) 3544-8897 e e-mail emjardimbelavista@hotmail.com

2.2 Horário de Funcionamento

A Instituição funciona das 07:00 horas às 11:00 horas no período matutino, e das 13:00 horas às 17:00 horas no período vespertino, e das 18:45 horas às 22:15 horas no período noturno.

2.3 Níveis de Atendimento

No período matutino e vespertino atende do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, no período noturno atende a EJA (Educação de Jovens e Adultos) que corresponde da 1ª série à 4ª série e de 5ª série à 8ª série do Ensino Fundamental.

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

A educação é uma prática social, uma atividade específica dos homens, situando-os dentro da história e não muda o mundo, mas o mundo pode ser mudado pela sua ação na sociedade e nas relações de trabalho. Para Saviani: “Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, significa afirmar que ela é, ao mesmo tempo, uma exigência do e para o processo de trabalho, bem como é ela própria, um processo de trabalho”.

Neste sentido, a educação visa atingir três objetivos que forma o ser humano para gestar uma democracia aberta, são eles.

A apropriação pelo cidadão e pela comunidade dos instrumentos adequados para pensar a sua prática individual e social e ganhar uma visão globalizante da realidade que o possa orientar em sua vida.

A apropriação pelo cidadão e pela comunidade do conhecimento científico, político cultural acumulado pela humanidade ao longo da história para garantir-lhes a satisfação de suas necessidades e realizar suas aspirações.

A apropriação por parte dos cidadãos e da comunidade, dos instrumentos de avaliação crítica do conhecimento acumulado, reciclá-lo e acrescentar-lhe novos conhecimentos através de todas as faculdades cognitivos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com