TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio EJA

Trabalho Universitário: Relatório De Estágio EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  3.762 Palavras (16 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 16

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Evani Garcia de Lima

RA: 345453

Curso: Pedagogia

Semestre: 6°

Ano: 2013

Início do estágio: 21 / 10 / 2013

Término do Estágio: 30 /10 / 2013

Instituição concedente: Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza

Endereço: Rua João Gonçalves de Oliveira, nº 300, Bairro Interlagos, na cidade de Três Lagoas – MS.

Responsável pela Instituição: Diretora Jane Márcia Sales Moreira Dias

Sumário

Apresentação...............................................................................................................5

Introdução....................................................................................................................6

A importância da educação de Jovens e Adultos na sociedade atual.........................6

A importância da contribuição de Paulo Freire para o EJA..........................................9

Observação e Regência.............................................................................................11

Plano de aulas das disciplinas...................................................................................12

Considerações Finais.................................................................................................18

Referências Bibliográficas..........................................................................................19

ANEXOS

ENTREVISTA COM RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

MODELO DE AVALIAÇÃO DO ALUNO

Apresentação

O presente relatório de estágio de observação tem como principal objetivo reconhecer um ambiente educativo em suas múltiplas faces, bem como a importância da educação e dos saberes docentes necessárias para a prática pedagógica e para a construção da identidade profissional do educador.

Busca-se através deste trabalho analisar a realidade de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando seus principais entraves, suas vulnerabilidades, possibilidades e todas as questões inerentes a mesma, conscientes de que fazemos parte deste processo como agentes transformadores.

Portanto este relatório visa apresentar as observações feitas na Alfabetização de Jovens e Adultos, na Escola Estadual Edwards Correa e Souza, vivenciadas no período de 21 á 30/10/2013, atendendo a uma exigência da grade curricular da Universidade Uniderp Anhanguera – Polo presencial de Três Lagoas – MS, Educação a Distância, do Curso de Pedagogia.

“O saber que não vem da experiência não é realmente saber”

Liev Seminióvitch Vygotsky

Introdução

A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual

A educação de jovens e adultos – EJA representa hoje uma nova possibilidade de acesso ao direito á educação sob uma nova alternativa legal, acompanhada de garantias legais.

A educação de jovens e adultos não é um presente, nem um favor, tal como antes a própria legislação ou a prática das políticas educacionais a viam.

Desde a constituição de 1988 ela se tornou um direito de todos os que não tiveram acesso á escolaridade e de todos que tiveram este acesso, mas não puderam completá-lo.

Este acesso, ou seja, direito esta garantida tanto pelo respeito á dignidade de cada um,quanto por um documento legal: A legislação brasileira. No primeiro caso refere-se á necessidade que cada pessoa tem em reparar ou completar esta lacuna.

É a vivência dos que sabem da importância da leitura e da escrita e sentem a falta destes instrumentais da cidadania que, muitas vezes, vêm efetivados nos outros. No que se refere á Constituição Federal prescreve-se que o ensino fundamental obrigatório é gratuito e um direito ao cidadão, qualquer que seja ele, é dever do estado, valendo esse direito também para os que não tiveram acesso a ele na idade própria.

Trata-se do art. 208 da Constituição Federal, se a modalidade EJA não for oferecida pelo poder público e não atendido o cidadão em sua demanda, a lei das Diretrizes e Bases de Educação Nacional explicita e garante o que já esta contida na Constituição Federal, que o Ensino Fundamental é um direito público.

E incluem-se nesta lei o ensino médio, que também é garantido nas escolas do governo e se exigido, deve ser atendido porque esta etapa do ensino é a coroação da Educação Básica. A escola não chegou a todos os brasileiros, esta realidade possui uma longa história.

Ela começa com o desapareço que nossos colonizadores ibéricos tinham para com a leitura e a escrita a ser dada aos habitantes deste país. Para eles não fazia sentido propiciar a educação escolar a um país agrário, enorme e que com ela poderia pleitear a sua independência política.

Em nossa história, o Brasil, sendo um país escravocrata, negava-se a quem não fosse branco o direito de sentar em bancos escolares e até hoje este padrão de desigualdade se estende para a educação escolar.

E a existência da Educação de Jovens e Adultos visa reparar esta situação, mas a situação é em si mesma intolerável do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com