TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Hospitalar – Hospital E Maternidadde São Vicente De Paulo

Por:   •  27/6/2023  •  Resenha  •  3.810 Palavras (16 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

        

CENTRO DE ESTUDOS LOURENÇO MARINHO

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

MATEUS SÁVIO MORAIS MIGUEL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO HOSPITALAR – HOSPITAL E MATERNIDADDE SÃO VICENTE DE PAULO - SÃO CAMILO – ITAPIPOCCA – CEARA

ITAPIPOCA – CE

2022

Sumário

DADOS DO ESTÁGIO        3

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

EMERGENCIA        6

CENTRO CIRURGICO        8

POSTO 1        10

PEDIATRIA        11

POSTO 2        12

SALA DE PARTO        14

CONCLUSÃO        17

DADOS DO ESTÁGIO

ESTAGIÁRIO

NOME: Mateus Sávio Morais Miguel

ENDEREÇO: Rua da Paz 230

CURSO: Técnico em Enfermagem

LOCAL DO ESTÁGIO

NOME: HOSPITAL E MATERNIDADDE SÃO VICENTE DE PAULO

CIDADE: ITAPIPOCA

DATA DE INICIO: 01/08/2022

DATA DE TÉRMINO: 23/12/2022

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 hrs

CARGA HORÁRIA TOTAL: 500 hrs

SUPERVISOR DE ESTÁGIO: Rosa Mara Do Nascimento Ferreira

INTRODUÇÃO

O Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo é o hospital polo da 6ª Microrregional de Saúde do Estado do Ceará, atendendo à população de Itapipoca (município em que se localiza) e mais seis municípios: Miraíma, Amontada, Tururu, Uruburetama, Trairi e Umirim, em um total aproximado de 300.000 habitantes. Foi fundado no ano de 1967 pelo Padre Abelardo Ferreira Lima e mantido até 1971 através do Círculo de Trabalhadores Cristãos de Itapipoca. Na época, pertencia a diocese do referido município.

Em 1978, o bispo local Dom Paulo Pontes conseguiu que o governador do estado do Ceará e uma ONG alemã financiassem a construção de um novo hospital, com condições de atender as necessidades da comunidade nas especialidades básicas de clínica geral, pediatria, cirúrgica e gineco-obstetrícia. O prédio atual foi inaugurado no dia 20 de janeiro de 1980 e doado à Sociedade Beneficente São Camilo que o mantém e administra até hoje.

Atualmente, o hospital dispõe de 138 leitos exclusivamente para pacientes do SUS, distribuídos nas clínicas: médica, pediátrica, obstétrica, cirúrgica e ortopédica. Seu corpo clínico conta com médicos e um quadro de colaboradores que perfaz 356 profissionais ao todo. O HMSVP atende demanda de urgência e emergência, realiza cirurgias eletivas e tem como referência o título de “Hospital Amigo da Criança”, buscando incentivar o relacionamento mãe-bebê e incentivar o aleitamento materno. Bem como, vem passando por constantes melhorias estruturais voltadas ao conforto e segurança dos clientes.

DESENVOLVIMENTO

Durante cerca de cinco meses tive a oportunidade de fazer parte da equipe de alguns setores do hospital São Camilo, atuando junto para promoção e prevenção da saúde dos cidadãos, e por meio desse venho relatar as experiências vividas em cada setor, onde com as mesmas consegui adquirir mais capacidade técnica para o desempenho de minhas funções.

EMERGENCIA

A emergência, é o setor do hospital, responsável por admitir pacientes que chegam, de todas as cidades cobertas pelo hospital, ao chegar, o paciente recebe uma classificação de risco representado por cores (Protocolo de Manchester), cada uma delas representa a gravidade e o tempo de espera possível para este paciente.

Ao ser admitido no setor, o paciente passa por uma triagem no acolhimento, são verificados seus sinais vitais e seu prontuário é aberto, seu quadro é repassado para o médico, que repassa os cuidados necessário para cada paciente, a partir dai ele fica no setor até a melhora do quadro, quando necessário, o mesmo fica em internação hospitalar na sala de observações do setor enquanto aguarda vaga em um dos postos de internação, sendo acompanhado e cuidado pela equipe de enfermagem do setor, e de toda a equipe médica.

Existe na emergência, a Sala de Reanimação (SR) onde ficam pacientes com quadros de saúde mais delicados, no mesmo, o paciente é monitorizado, onde através de um monitor é acompanhado todos os seus sinais vitais, e quando necessário recebe oxigênio através de máscara de Venturi ou não re-inalante, de acordo com a recomendação médica.

A Sala de Suturas, é o local destinado para limpeza e sutura de ferimentos, em sua grande maioria causados por acidentes automobilísticos, onde é realizada a limpeza e desinfecção do ferimento ou lesão, o médico avalia e decide sobre a necessidade cirúrgica ou de sutura simples, a limpeza e desinfecção é realizada pelo técnico em enfermagem, bem como auxiliar o médico na sutura, quando necessário a mesma.

A rotina do Técnico de Enfermagem na emergência é bem intensa, ao chegar, o mesmo recebe o plantão do técnico de plantão, onde é repassada todas as informações de cada paciente que está internado no setor, todas as medicações, intervenções necessárias a dieta dos mesmos e todas as informações essenciais para um melhor cuidado de enfermagem, promovendo então a promoção, prevenção ou reestabelecimento da saúde do paciente.

Durante o plantão o técnico verifica os sinais vitais de cada paciente, verifica seus acessos bem como as medicações que precisam ser administradas, e durante o dia ainda realiza outros cuidados necessários como troca de fraldas, banho no leito, troca de acesso venoso, faz o preenchimento da ficha de balanço hídrico e administra os medicamentos.

Na emergência as medicações já vêm preparadas e separadas da farmácia do hospital, a maioria das medicações são realizadas por via endovenosa, e todas são colocadas uma identificação padrão, para a segurança do profissional e do paciente, evitando a aplicação em paciente diferente, e garantindo que cada paciente irá receber as medicações indicadas pelo médico.

[pic 2]

[pic 3]

As medicações são diluídas em soro ou agua destilada em seringas ou ampolas de soro fisiológico, dependendo de qual seja a medicação, para administração utiliza-se apenas abocates por ser mais seguro para o paciente e por ser possível manter na veia do mesmo por mais tempo, todas as medicações são administradas em quantidade e horários conforme a prescrição médica, seguindo as técnicas corretas e adequadas para a segurança do profissional e paciente, todas as ações invasivas são identificadas com o horário, data, o calibre do abocath, e o nome do profissional que realizou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (531.9 Kb)   docx (401.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com