TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio I

Trabalho Escolar: Relatório De Estágio I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ROSANE MARTINS DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO I

Lauro de Freitas

2014

ROSANE MARTINS DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO I

Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Orientador(a): Maria Luiza Coutinho Seixas e tutora Ana Regina Teixeira

Lauro de Freitas

2014

AGRADECIMENTOS

A Deus por acrescentar força, fé e me dar condição para vencer mais esta etapa da minha jornada acadêmica.

A minhas colegas que sempre me deram incentivo para prosseguir nos momentos de aflição.

Aos professores pelo apoio e acompanhamento até aqui.

Agradeço a Luciana, Denise e Carlos Sérgio, proprietários do Colégio Evangélico Vida Nova por ter permitido a realização do meu Estágio em sua instituição de ensino.

RESUMO

Neste relatório, está registrado o que ocorreu durante o período de observação do Estágio Supervisionado I na classe de Educação Infantil- grupo 4 da professora Jailma dos Santos Pinto, no Colégio Evangélico Vida Nova. Quando ocorreu a observação do desenvolvimento, participação e colaboração de toda a turma, como também, modo como a professora regente ministrava suas aulas. Procurando refletir sobre os aspectos positivos e negativos que ocorrerão durante este período. Absorvendo o que for útil para aminha formação docente. Neste relatório está registrado os pontos importante do trabalho que foi desenvolvido durante o Estágio Supervisionado I. Bem como; Agradecimentos a quem, direta ou indiretamente, contribuiu para a realização do mesmo; Introdução, trazendo a apresentação do trabalho; Descrição da Instituição, falando dos aspectos físicos e administrativos; Descrição das atividades, relacionando ao planejamento e a execução das mesmas durante o período do estágio; Avaliação da atividade profissional, fazendo uma análise crítica e argumentativa, acerca do acontecidos durante o estágio, destacando pontos fortes e fracos; Dimensão formativa do estágio, com a descrição da finalidade do estágio; Considerações finais, onde é citada a importância da Educação Infantil para a aprendizagem de valores; Referencias, constando a indicação da base de pesquisa.

Palavras-chave: Educação Infantil. Estágio Supervisionado. Formação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO 05

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 07

4 AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE 08

5 A DIMENSÃO FORMATIVA DO ESTÁGIO 09

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje a sociedade tem estado mais consciente sobre a importância da educação para crianças de zero a seis anos, por isso esse relatório de observação serve como um instrumento significativo para a prática de sala de aula. Que foi realizada no Colégio Evangélico Vida Nova estágio obrigatório do 4º semestre, total de 40 horas de observação, na turma do Grupo 4, com crianças de três e quatro anos. A turma possui 14 crianças, para uma professora regente e uma auxiliar.

Através da observação feita durante essas 40 horas, foi possível ver que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papeis sócias e costumes.

"A aproximação da realidade possibilitada pelo Estagio Supervisionado e a Pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade prática." (VASQUEZ, 2001, p.241)

Essa etapa educativa tão importante e marcante na vida de nossas crianças, exige que seja atendida por profissionais com a devida formação, ferramenta e amor pelo que faz.

2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

O Colégio foi Fundado em 1989, com o nome Colégio Evangélico Vida Nova, pela Professora Maria da Graça de Oliveira Duarte. A escola nasce com o objetivo de oferecer uma educação além das fronteiras do conhecimento sistemático, uma educação transformadora. A unidade é composta por profissionais competentes e especializados nas áreas específicas, a maioria deles com nível superior ou em fase de conclusão, além de coordenadores pedagógicos e psicológico.

O curso de Educação Infantil oferece turmas de Maternal, Jardim I e II, nos turnos matutino e vespertino. O horário de funcionamento administrativo no período do Matutino é das 07h00 às 12h00. E no período do Vespertino das 13h30 às 170h15.

Os alunos são acompanhados e supervisionados com um profissional nas atividades livres. As salas de aulas são adequadas à faixa etária com mobiliário adequado e funcional para os alunos.

A Instituição possui 12 salas de aula, alunos que se dividem na Educação Infantil,

Ensino Fundamental I e II, nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com