TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento com chama

Por:   •  23/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório do Experimento ( Teste da Chama)

Turma: ENGD1B

1)- Materiais utilizados: Cadinho, Papel Filtro,Caixa de Fósforo, Fósforo e Metanol.

-Procedimento: Primeiramente foi colocado quatro cadinhos na bancada, posteriormente, colocou-se algumas gotas de metanol em cada cadinho, depois, colocou-se Sódio no primeiro cadinho, Potássio no segundo, Cobre no terceiro e Lítio no quarto. Depois de colocar os elementos nos cadinhos, atritou um palito de fósforo longo na caixa de fósforos e colocou a chama no primeiro, segundo, terceiro e quarto cadinho. No primeiro cadinho no qual continha sódio, as chamas ficaram laranja, no segundo que havia potássio, as chamas ficaram roxas, na terceira que tinha cobre, as chamas eram verdes e no quarto que continha lítio, as chamas eram vermelha.

Esse experimento exemplifica o modelo atômico de Bohr .

2)-  A emissão de cores observadas é explicada pelo modelo atômico de Bohr, pois o modelo de Bohr representa os níveis de energia, cada elétron tem sua energia e cada elétron possui sua própria orbita com quantidades diferentes de energia já determinadas. Quando um elétron salta de um nível menor para um nível mais elevado, ele absorve energia e quando ele retorna para um nível menor, o elétron emite uma radiação  em forma de luz, e essa luz tem um comprimento de onda aproximado das cores visíveis.  

3)- Seria possível porque cada cor tem um comprimento de onda diferente e perceptível a olho nu, e sendo pré estabelecido qual cor está relacionada a tal elemento, se torna possível.

4)- A coloração emitida pelo íon metálico Li+ foi constada vermelho , porque o comprimento de onda das radiações emitidas pelo lítio é de 671 nm que está dentro  do comprimento de onda aproximado da cor vermelha que é de 780-622 nm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com