TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio

Dissertações: Relatório Estágio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 6

ULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

EXTENSÃO – PARANAIGUARA – GO

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO SÓCIO ECONÔMICO

PEDAGOGIA DA ESCOLA CAMPO

Relatório de observação da educação infantil, elaborado pela acadêmica Rosmailda Paula da Silva, da ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, apresentado à tutora Warlene Alves Mendes.

PARANAIGURA – OUTUBRO 2010.

Relatório Sócio Econômico

Pedagogia da Escola Campo

No dia primeiro de outubro, fiz observações do Estágio Curricular I na Unidade de Educação Infantil CMEI, Profª Leonisia Margarida de Oliveira, situada a Av: Brasil S/Nº, Setor Central, Cachoeira Alta.

Esta unidade é formada por um quadro de vinte funcionárias, sendo uma auxiliar de secretária, duas agentes de saúde, quatro pedagogas, uma cursando pedagogia.

Obtive algumas informações importantes sobre a Instituição, tendo assim um melhor conhecimento, para que fosse desenvolvido este trabalho na Educação Infantil, adquirindo as primeiras orientações das atividades a serem realizadas neste estágio, com carga horária de 68 horas.

Através de entrevista com as professoras Vilmaci Souza Carvalho Silva, que trabalha nesta Instituição, há 02 anos com crianças de 4 a 5 anos, com formação em Magistério, participação em alguns cursos de capacitação na 18 anos na Escola Mun. Pedro Ludovico, e como membro da equipe da equipe diretiva pude obter informações com a professora Vânia Goulart Silva, com formação em Magistério, professora há 15 anos e no momento atua como auxiliar de secretária nesta Instituição do CMEI, obtendo assim algumas informações importantes e adequadas para este relatório de observações.

A estrutura física contém um banheiro masculino e um feminino, quatro salas de aula, onde as crianças são escaladas por faixa etária de dois a seis anos. Sala um com crianças de cinco a seis anos, sete meninos e treze meninas, sala dois de quatro à cinco anos, oito meninos e quatorze meninas, sala três, de dois à três anos, nove meninos e onze meninas, num total de sessenta e duas crianças frequentemente no turno matutino. Sala quatro é um berçário com capacidade para vinte crianças, tendo dezesseis com freqüência, dez meninos e seis meninas berçário tem uma cozinha, um banheiro e quarto para guardar os uniformes, toalhas, cobertores e lençóis. As crianças tomam banho, vestem os uniformes, mamam e dormem. As mamadeiras são identificadas por fita com nome de cada crianças e fervidas diariamente para uma boa higiene. De manhã, tomam um pouquinho de sol no pátio.

Há também um quarto para descanso, sala da secretária, recepção, almoxarifado, cozinha e despensa, lavanderia, sala de educadores, com um banheiro, sala de televisão e um refeitório com seis mesas grandes e setenta e duas cadeiras, onde é servido o almoço. Neste salão fazem-se reuniões pedagógicas, com os pais, assistem televisão e fazem festas.

Os profissionais da Educação Infantil tem um papel fundamental ao realizar o seu trabalho com as crianças, pois elas precisam ser bem recebidas na instituição, tratá-las, com carinho e respeito porque ali, elas irão receber uma educação adequada para que no futuro possam ter uma qualidade de vida mais elevada.

No CMEI, as educadoras levam as crianças para passeio recreativo nas praças, brincam com brinquedos concretos, ouvem músicas infantis, realizam brincadeiras no pátio, como: bola, pula corda, boliche, brincadeiras de roda, etc. As salas são divididas por faixa etária. Nos turnos matutino e vespertino atende cento e vinte crianças.

As crianças começam a ter noção de aprendizagem como: espaço, cor, esquerda e direita, em cima e embaixo, desenhos, jogos educativos, quebra-cabeças, livros didáticos, massa para modelar, tinta guache e etc. Trabalham atividades com as vogais, o alfabeto, fazendo colagem das letras em papel, desenhos de animais que representam a letra ou a vogal, aprendem a contar usando material didático e concreto, quantidade de vogais e consoantes das palavras, jogos de dominó. De acordo com a faixa etária, dá-se o inicio da alfabetização. Além das vogais, é incluído as famílias de cada letra do alfabeto; conhecimentos de formas, tamanhos, cores, escreve palavras simples, números e quantidades. Os educadores fazem a avaliação de cada aluno, através da participação e interesse pelos conteúdos e atividades aplicadas. As crianças aprendem as noções de higiene e saúde, através de pequenas palestras, utilizando cartazes com gravuras.

As crianças do CMEI são atendidas diariamente pela dentista, na Escola Municipal Pedro Ludovico, onde tem o consultório dentário. A participação deste trabalho é de grande importância, pois além de orientar, tratar das cáries das crianças. Implantou a escovação diária, para todas as crianças e a cada bimestre faz aplicação de flúor, com isso diminui muito o índice de cáries e placas.

A nutricionista também tem sua participação fazendo um cardápio variado à base de alimentos ricos em proteínas, cálcio, ferro e muitas vitaminas para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Com este programa nutricional, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com