TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EST DE PESSOAS

Trabalho Universitário: GESTÃO EST DE PESSOAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 6

Berlanda é uma empresa que atua no segmento de varejo, sediada em Curitibanos/SC, é considerada uma das maiores redes de móveis e eletrodomésticos do estado, contando com mais de 120 lojas. Em 2004 implementou o programa de Gestão por Competências. A empresa escolheu esse processo, porque buscava a excelência na gestão de pessoas e pretendia sair da subjetividade, para uma visão mais objetiva e mensurável. Desejava tornar o gerenciamento mais imparcial, para poder acompanhar as necessidades e o desenvolvimento de seus colaboradores.

A gestão de competência no Brasil é um tema que tem despertado interesse tanto de estudiosos quanto de responsáveis pela gestão de pessoas. Contudo, a adoção da gestão de pessoas, fundamentada em competências, requer que a organização: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

Corretae. Identifique com clareza as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos.

Resposta Correta:

Corretad. Identifique com clareza as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos.

Feedback da resposta:

O processo de mapeamento de competências se propõe a orientar os esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos. Além da identificação das competências necessárias à estratégia organizacional, o mapeamento de competências pressupõe conhecer as competências internas já disponíveis na organização, com o propósito de identificar a lacuna entre as competências necessárias e as já existentes na organização. Por sua vez, o desenvolvimento de competências deve associar práticas formais, coordenadas por gestão de pessoas, às práticas informais, coordenadas pelos lideres de equipes e dependentes da inserção das pessoas no trabalho.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A abordagem de competência e gestão de talentos no ambiente organizacional tem possibilitado o vislumbre de uma administração de recursos humanos estratégica. Apesar de ser um tema recente nas organizações, a gestão por competências já aparece como uma das principais referências nas atuais práticas empresariais (RUAS et al.,2005). O conceito de competências admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo.

III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade.

V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões.

Está correto APENAS o que se afirma em:

Resposta Selecionada:

Corretac. II e V.

Resposta Correta:

Corretad. II e V.

Feedback da resposta:

As competências organizacionais básicas garantem a sobrevivência da empresa no mercado, entretanto, não lhe conferem vantagem competitiva. Sem o domínio de competências básicas a empresa não consegue disputar níveis mais elevados de competitividade, por outro lado, as competências organizacionais seletivas permitem a diferenciação da organização perante seus concorrentes no mercado. A teoria das competências essenciais está baseada nas ideias de Hamel e Prahalad, que colocam que a competência essencial da empresa é a raiz da sua competitividade, ou seja, os autores destacam o papel dos recursos internos da empresa na construção das competências organizacionais. Para eles, a competência essencial é o conjunto de habilidades e tecnologias que favorecem com que uma empresa possa proporcionar um benefício particular para os clientes, ou seja, um diferencial. Por sua vez, as competências funcionais referem-se às competências de determinados grupos ou áreas da organização, mas não à empresa como um todo.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Schemes, em 2002, realizou um estudo de caso na empresa Springer Carrier Ltda, que tinha como objetivo identificar suas competências organizacionais essenciais. Para isto, entrevistou executivos de primeira linha, gerentes de segunda linha, técnicos, representante do acionista e alguns clientes da empresa. Concluiu, com base na pesquisa, que a Springer Carrier possui três competências essenciais em seu contexto organizacional: gestão tecnológica voltada para produtos, gestão da produção e gestão de pessoas e ambiente interno.

No que se refere às competências organizacionais, é possível classificá-las em básicas e essenciais, que representam, respectivamente, fatores de: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

Corretac. Qualificação e diferenciação.

Resposta Correta:

Corretad. Qualificação e diferenciação.

Feedback da resposta:

As competências organizacionais básicas garantem a sobrevivência da empresa no mercado, entretanto, não lhe conferem vantagem competitiva. Sem o domínio de competências básicas a empresa não consegue disputar níveis mais elevados de competitividade, por outro lado, as competências organizacionais seletivas permitem a diferenciação da organização perante seus concorrentes no mercado. A teoria das competências essenciais está baseada nas ideias de Hamel e Prahalad, que colocam que a competência essencial da empresa é a raiz da sua competitividade, ou seja, os autores destacam o papel dos recursos internos da empresa na construção das competências organizacionais. Para eles, a competência essencial é o conjunto de habilidades e tecnologias que favorecem com que uma empresa possa proporcionar um benefício particular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com