TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Semana da Ciência e Tecnologia

Por:   •  15/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Licenciatura em Matemática

Disciplina: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

Docente: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza

Nome: Valdecir Siqueira Ramos

Data de entrega: 16/10/2019

Título da atividade: O SUPERLOGO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Nome do ministrante: Gabriel Geraldino Cardoso

Modalidade: Minicurso

Data de realização: 30/09/2019

Descrição da atividade:

O minicurso realizado durante a Semana da Ciência e Tecnologia no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), teve por objetivo apresentar o software Superlogo, assim como suas potencialidades para o ensino e aprendizagem da Geometria Plana. A palestra teve como público alvo alunos da graduação em licenciatura em matemática, porém foi aberta para toda comunidade, assim como o evento que a sediou.

 Como requisito, era necessário o uso do notebook para a instalação do software Superlogo. De imediato, foi distribuído para os presentes, maioria alunos da graduação em licenciatura em matemática, um pen-drive contendo o software Superlogo para instalação. Em seguida, a apresentação se iniciou, com o responsável pelo minicurso introduzindo o tema de maneira clara e objetiva, apontando pontos assim como a história do software e suas potencialidades para o ensino. Uma das possibilidades de se trabalhar com o Superlogo, divulgada no minicurso, é a de desenvolver o pensamento geométrico através do feedback imediato, onde a pessoa que irá programar possa visualizar de maneira instantânea o que foi constituído em sua cabeça.

 Continuamente, foi distribuída a lista “Comando e suas respectivas representações” (Figura 1). Após isso, cada grupo com seu respectivo notebook começou a desenvolver, no software, os comandos que estavam descritos na lista. Surgiu um empecilho, pois o comando “arco 360 30” estava retornando, através da janela de comando, a seguinte frase: “ainda não aprendi arco 360 30”.

 Diante disso, o responsável por ministrar o minicurso nos orientou como fazer um polígono regular muito próximo de uma circunferência, tendo como variável o número de lados desse polígono, assim como o tamanho dos lados. Para isso, criamos um comando cujas variáveis independentes eram o número de lados e o tamanho dos lados do polígono, quanto maior o número de lados, a figura presente na tela se aproxima de uma circunferência.

 Logo após a construção da “circunferência”, nos foi apresentado uma sequência de três números e requisitado que fizéssemos uma sequência de comandos, como por exemplo: “repete 4 {pf 30 pd 90 pf 50 pd 90 pf 70 pd 90}”, para assim constituir uma figura. Alguns questionamentos nos foi feito: Sempre formará essa figura? Se a quantidade de passos for diferente, o que acontece? Para outras angulações serão as mesmas quantidades de passos?

Por fim, nos foi designado um questionário, intitulado “Avaliação do minicurso”, presente no final deste arquivo, para auxiliar na pesquisa feita pelo ministrante.

Considerações:

A vivência decorrente desse minicurso me promoveu uma reflexão acerca das possibilidades e pensamentos provenientes da correlação entre a tecnologia e a educação. Portanto, o procedimento desenvolvido durante essa experiencia me possibilitou pensar no processo cognitivo por trás de atividades que envolvam tecnologias, assim como as metodologias que mais se adequam na aplicabilidade, considerando o contexto e o tema a ser discutido. É imprescindível a metodologia escolhida, pois é incoerente fazer uso de tecnologias digitais sem considerar o contexto e como o conteúdo pode ser desenvolvido o significado para o aluno, ou seja, não é coerente utilizar de tecnologias digitais para se realizar uma cópia do que está sendo trancrito na lousa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (145 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com