TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara.

Por:   •  29/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório da X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara do ano de 2016, teve como tema Ciência Alimentando o Brasil. Durante o cerimonial de abertura, as autoridades que compunham a mesa destacaram assuntos de grande relevância como: agricultura familiar, produtos orgânicos, qualidade de vida, apoio a pesquisa, e o principal que foi citado pelos mesmos, da importância das ações conjuntas, em parceria com a UFAM/ICET e do IFAM, ambos Instituições Federais do Município de Itacoatiara, que tem muito a ensinar os participantes de ambas as Instituições.

Nas palestras assistidas pude observar o seguinte:

• 1ª Palestra no dia 18 de outubro:

-Tema: Política de Patrimônio Cultural (IPHAN);

Durante a palestra pude aprender que alguns bens são inscritos em um livro de tombo, sendo possível observar que existem vários tipos de tombamento, bens materiais de todo o Brasil, inclusive, prédios, sítios arqueológicos e até mesmo cachoeiras estão registrados e tombados nesse livro e que por lei são protegidos pelo IPHAN. Também foi relatado durante a ministração a presença do Instituto no Município e a sua importância, estando catalogado 62 sítios arqueológicos no interior e na área urbana do Município de Itacoatiara.

• 2ª Palestra no dia 18 de outubro:

-Tema: Análise Cienciametria em Resíduos Sólidos;

Nessa palestra todo o assunto foi abordado de forma qualitativa coletado em sites, base de dados, e publicações científicas, que tem o objetivo de identificar recursos através das métricas e facilitar a acessibilidade científica. Foi citado a distribuição das publicações por continente, mostrando um padrão bastante claro sobre pesquisa e publicações cientificas em todo o mundo na área de resíduos sólidos, que está dividida em grupos para melhor análise.

* Minicursos no dia 18 de outubro:

-Tema: Projeto de Extensão - PESA (Projeto de Saneamento no Amazonas);

O Projeto foi apresentado pelos alunos do 9º Período do Curso de Engenharia Sanitária, que tem dois objetivos específicos: 1) Implantar um Projeto de sistema de gerenciamento de resíduos sólidos (relacionado a saúde), que funcionará no Hospital José Mendes localizado do Município de Itacoatiara, tendo como objetivo dar continuidade a um plano de descarte de resíduos sólidos que já existe e que não teve êxito no local; 2) Está relacionado a composição gravimétrica dos resíduos sólidos do ICET/UFAM, onde seria demonstrado o percentual de cada componente de uma amostra de resíduos sólidos, tendo como objetivo principal identificar os resíduos gerados na Instituição.

Ambos projetos, se forem realizados, trariam a todos os estudantes do curso de Engenharia Sanitária do ICET/UFAM, diversos benefícios e oportunidades de estágio e até mesmo na cidade que hoje são bem escasso.

• 3ª Palestra no dia 19 de outubro:

- Tema: Coleção Científica;

Durante a palestra, pude compreender a importância de coletar objetos e materiais, observar também o quão essa prática é antiga. A conservação de exemplares é mais antiga que os museus, devido ser realizadas por povos antigos. No período de ministração foram mostrados dois métodos de conservação desses objetos biológicos ou não coletados, que é por meio da “via seca’’ e da “via úmida”, sendo relatado também os primeiros surgimentos dos museus até os dias de hoje, onde na minha opinião foi a melhor palestra, além do mais posso até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com