TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Educação Infantil

Por:   •  30/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 7

Campus Virtual Cruzeiro do Sul  

Licenciatura em Pedagogia - EAD

Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil

Maisa Pereira Macedo da Silva

RGM: 27321801

Quantidade de horas realizadas (105 horas):

2023/ 5º semestre.  

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:

A Escola Municipal Darci Ribeiro, situada em Aguas Linda de Goiás - GO na quadra 22, Área Especial 22 – Setor 8. E uma escola pública. E o nome da diretora e Ângela Maria Rocha da Trindade Lima.

A Escola Municipal Darci Ribeiro oferece toda uma estrutura para alunos da educação infantil, tem quadra esportiva coberta, internet, sala dos professores, sala de direção, sala de coordenação, uma biblioteca,
Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE),
 na área de recreação tem um playground, banheiros planejados, com vasos sanitários adequado para os(as) alunos(as), tem uma ala separada para os menores na hora do recreio, são seis salas para educação infantil , tem cantina,  bebedouros com agua tratadas, as salas são todas bem arejadas e iluminadas, tem equipamentos como televisão, impressora, copiadora e aparelho de som. E tem o pessoal da limpeza e os porteiros.

A escola e aberta de segunda a sexta da 8:00 horas da manhã até as 17:00 horas da tarde, atende crianças desde da educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental.

Introdução

O estágio supervisionado na educação infantil é de muita importância para o docente, pois e no estágio que nós docentes aprendemos na prática todo aprendizado adquirido no percurso até aqui. Além disso, temos a oportunidade de observar e analisar as práticas realizadas pelo o profissional do que está ali atuando, que a professora que ali estava dando sua aula.

Segundo Pimenta (1995, p. 24) “A atividade teórico-prática de ensinar constituí o núcleo de trabalho. ” Pois é importante que o profissional pedagogo deve buscar a teoria, e sua prática sempre relacionado ambos conforme sua experiência em sala de aula. Pois é quando temos a hora de vivenciar tudo que aprendemos em sala de aula, por exemplo de como vamos agir dentro de uma sala com as crianças. É o momento de conhecer, avaliar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

        Para o aluno de pedagogia, é importante fazer essa reflexão do estágio na sua história de vida, tem como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades. O estágio e para observar a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem. Como já mencionava Freire (1987), “Os homens são seres do que fazer é exatamente porque seu fazer é ação e reflexão. É práxis. É transformação do mundo” (Freire, 1987, p. 121).
         Referente a educação infantil,  é uma fase inicial da educação dessas crianças, que tem o poder de despertar nelas o gosto pela leitura, escrita a alegria de pintar pois e a fase do começo para todas as crianças, ali vão aprender, vão brincar, e vão ser motivadas a nunca desistir de aprender. Como menciona CORREIA; FRANZOLIN, 2013:
 [...]. Portanto, o processo de estágio exige um olhar contextualizado de quem o faz, buscando romper preconceitos e aplicar uma intervenção que contribua para a aprendizagem das crianças presentes nesse processo e ainda para a aprendizagem no campo de ensino de quem o realiza. (CORREIA; FRANZOLIN, 2011.). Por que é de suma importância para o docente a realização do estágio.

Perfil Da Professora E Suas Práticas Pedagógica:

        

        E com muita satisfação que venha falar da professora Estela, que me estagiou nas aulas do jardim I da educação infantil, pois foi com ela que tive o prazer de ter a experiência de aprender na prática o que estou estudando, durante essas 100(cem) horas de estágio.

        A professora Estela leciona a 11(onze) anos nesta escola, já leciono para as turmas desde o 1° ao 5°ano, hoje ela está com a turminha do jardim I da educação infantil. Ela observar muita a sua turminha, sabe quando alguma das crianças está desanimada, ela conhece as suas crianças, tem muito carinho por elas e paciência. Durante as aulas, os alunos (as) já chega na sala de aula contado como foi o dia deles (as). Observei que a professora Estela com os seus métodos e suas práticas em sala de aula, e os seus recursos utilizados em sala, são: cartazes, vídeos, atividades de xerocopias e o contos. A Estela coloca um vídeo para os alunos e depois ela faz a pergunta o que eles entenderam do vídeo. 

        A Estela gosta de trabalhar com o jardim I sempre com músicas, e na hora da contagem dos alunos para o lanche e na hora de ir para o recreio, sempre tem umas músicas para que eles se animem. 

          Até mesmo que na turminha dela tem uma criança com necessidades especial, e outra e estrangeira e ainda não se comunica com a nossa língua, então ele tem mais dificuldades de se expressar com os colegas, até mesmo com a professora Estela não tinha uma monitora, para ajudá-la com as crianças Mais mesmo sem a monitora ela consegue dar sua aula com tranquilidade.. 

Sendo assim pude ajudar a estela auxiliando com as crianças no parque, na hora de ir ao banheiro, levar para a hora do lanche, e participar das brincadeiras entre outras atividades indispensavel , assim podendo alcançar os objetivos nesta etapa do estágio.

Observação especificas e o Foco de Discussão:

A professroa Estela trabalha com a sua turminha mais com produções de videos, contos literarios, fabulas, lendas e outros mais sempre voltado para faixa etária dos alunos e claro para alfabetização, das crianças de 4 anos a 5 anos. Até mesmo que a sala da estela tem muita informação para seus alunos como: livros, brinquedos, tem o alfabetos em formas de desenhos na parades da sala de aula, tem um calendário. Observando como as crianças se sentiam feliz com  as descoberta do que estava aprendendo. Dessa forma: O olhar dos alunos eles dizem, com absoluta naturalidade, sobre o andamento de tudo. Aprenda a ler seus olhos os olhos dos seus alunos são espelho de branca de neve: dizem tudo o que você perguntar. Não estamos entendendo, não tenho interesse estou adorando, você fala alto demais, não estou ouvindo. (KARNAL, 2012, P.22)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (440.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com