TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Conclusão - Instrutor de Trânsito

Por:   •  2/5/2016  •  Monografia  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  11.554 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]                                [pic 2]

CELSO ELOIR DE MELLO

Relatório de Conclusão de Curso de Instrutor de Trânsito

Porto Alegre – RS

2012

CELSO ELOIR DE MELLO

Relatório de Conclusão de Curso de Instrutor de Trânsito

Trabalho apresentado como requisito parcial referente a disciplina de Prática de Ensino Supervisionado do Curso de Formação de Instrutores de Trânsito da Faculdade SENAC. Orientado pelo professor Jeferson Cardoso de Souza.

Porto Alegre – RS

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

04

2. IDENTIFICAÇÃO

05

3. AULAS TEÓRICAS

06

4. AULAS PRÁTICAS

10

5. CONCLUSÃO

13

6. BIBLIOGRAFIA

14

7. ANEXOS

15

1. INTRODUÇÃO

Muito se discute a importância de preparar bons condutores para o futuro, pessoas comprometidas com a segurança no trânsito. Este trabalho mostra o que vi e vivi nos dias em que acompanhei os instrutores no seu dia-a-dia. Como é uma aula teórica ou uma aula prática. Qual a didática utilizada, quais as dicas de aprendizagem, pois cada aluno aprende de uma maneira diferente. Com essas observações, consegui entender a paixão dos instrutores pelo seu trabalho, a gratificação de ver um aluno aprovado e ter conseguido passar a ele a importância de obedecer às normas de circulação e conduta, a sinalização de trânsito, aplicar a direção defensiva, enfim, conduzir um veículo com segurança.

2. IDENTIFICAÇÃO

2.1 Estagiário

Nome: Celso Eloir de Mello

Curso: Instrutor de Trânsito

Instituição: Faculdade SENAC Porto Alegre - RS

Turno: Manhã

2.2 Estágio

Início: 19/06/2012

Término: 25/06/2012

Aulas teóricas: 08 horas aulas nos dias 19 e 21/06/2012.

Aulas Categoria A: 02 horas aulas no dia 22/06/2012.

Aulas Categoria B: 03 horas aulas no dia 25/06/2012.

2.3 Campo de Estágio

CFC PADRÃO LTDA.

Endereço: Av. Teresópolis, 2536, loja 01, Bairro Teresópolis, Porto Alegre - RS.

Telefone: (51) 3339-1136.

Diretor Geral: Jorge Alcino de Castro

Diretor de Ensino: Ana Carolina B. de Castro

Instrutores acompanhados:

Teórica: Carla Teixeira

Categoria A: Alexandre Canabarro de Oliveira

Categoria B: Denilson Farias Bailheigo


3. AULAS TEÓRICAS

3.1 Dados de Identificação

  • Local: CFC Padrão Ltda.
  • Data: 19 e 21/06/2012
  • Horário: das 18h00min às 21h20min
  • Curso: Aula Teórica Mista (A/B)
  • Módulo: Sinalização/Vias e Velocidades/Normas de Circulação e Conduta
  • Instrutor: Carla Teixeira
  • Nº de alunos na turma: 16 alunos

3.2 Considerações Pedagógicas das Aulas Teóricas

Acompanhei a atuação da Instrutora Carla Teixeira, nos dias 19 e 22/06/2012. Percebi que esta profissional possui bastante conhecimento dos assuntos desenvolvidos. Sua metodologia de ensino consiste no acompanhamento do livro “Consciência Sobre Rodas”, usa com frequência o quadro negro e mostra alguns vídeos, onde permite a contribuição dos alunos com alguns trechos de leitura e em seguida explica o conteúdo citando alguns exemplos. Em sua aula sempre há um clima de descontração, mas ao mesmo tempo mantendo a ordem e o respeito. Sempre se dirige aos alunos com cordialidade. Abre espaço para perguntas. É sempre muito pontual no horário de início, intervalo e final da aula, aproveitando todos os momentos em sala. Uma sugestão de melhoria seria a inserção de mais vídeos curtos durante as aulas, assim daria maior dinamismo. A instrutora não estava com o uniforme do CFC, mas estava bem vestida e sempre mantendo a postura em sala de aula, tom de voz claro, muito boa dicção e ótimo vocabulário. O conteúdo foi informado de forma segura.

No dia 19/06/2012, a aula iniciou pontualmente às 18h00min. A instrutora perguntou aos alunos se ficou alguma dúvida da aula anterior, sem manifestações, ela deu inicio na aula sobre Sinalização de Trânsito.

Foi explicado aos alunos que sinalização e segurança andam juntas, pois sempre que se fizer necessário, haverá sinais que orientarão a circulação de pedestres e condutores, conforme padronização prevista em lei.

A instrutora colocou no quadro a classificação dos sinais de trânsito, conforme segue: sinalização vertical (placas), sinalização horizontal (marcas pintadas no solo), dispositivos auxiliares (cones, cavaletes, balizadores, prismas), sinalização de obras (placas, luzes, tapumes), sinais luminosos (semáforos), sinais sonoros (silvos) e sinais por gestos (sinais de braço do agente e do condutor). Também fez um breve comentário sobre os deveres e responsabilidades dos usuários das vias.

Seguindo com a explicação, os alunos tomaram conhecimento de que a sinalização vertical é uma parte da sinalização viária em que o meio da comunicação, normalmente por placas, está colocado ao lado da pista ou suspenso (pendurado) sobre ela, e que, as sinalizações de regulamentação, advertência e de indicação, compreendem as sinalizações verticais.

Referente ao conceito de sinalização de regulamentação, foi dito aos alunos de que as placas informam as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais e, que a forma padrão é redonda, com fundo branco, orla vermelha com legendas e desenhos em preto, exceto por duas delas, que um aluno rapidamente respondeu: placa de “Dê a Preferência” e a placa de “PARE” (Parada Obrigatória), pois as mesmas podem ser identificadas também por trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (381.5 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com