TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado - Técnico em Alimentos

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 9

escola de ensino técnico do estado do pará

campus santarém

técnico em alimentos

adalgiza pereira do nascimeto

estágio supervisionado

santarém

2020


adalgiza pereira do nascimento

estágio supervisionado

Este relatório se destina a comprovação do estágio supervisionado do curso Técnico em Alimentos.

Orientadora: Caroline Salvino, Professora do Ensino Técnico

santarém

2020

Aos meus amigos e professores que contribuíram para o desenvolvimento desse trabalho e para o meu crescimento pessoal.

        SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

2. empresa        2

2.1. Histórico        2

2.2. Processos de Fabricação        2

2.2.1 Matéria-prima        2

2.2.2 Recebimento do peixe        3

2.2.3 Salão de beneficiamento        3

2.2.4 Congelamento        4

2.2.5 Embalagem        4

2.2.6 Armazenagem        4

2.2.7 Sala de expedição        5

3. estágio        6

3.1. Atividades desenvolvidas        6

3.1.1 Controles diários de temperatura e PH        6

3.1.2 Análise sensorial dos pescados na recepção        6

3.1.3 Análise do glaciamento        7

4. Conclusão        9

5. referências        10

Anexos        11

1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado, atividade obrigatória coerente com a matriz curricular e plano do curso técnico em alimentos, tem vital importância na formação do aluno, visto que propicia a vivência prática dos conhecimentos acadêmicos adquiridos em sala de aula, oportunizando dificuldades e obstáculos a serem transpostos na experiência vivencial do ambiente de trabalho. Desta forma, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social e econômica do trabalho em sua área profissional.

Neste contexto, durante o período compreendido entre novembro de 2019 a janeiro de 2020, foram realizadas atividades referentes ao estágio supervisionado na empresa D. A. Coimbra Pescados Indústria e Comércio – EPP, localizada em Santarém. Dentre as principais tarefas desenvolvidas estão a realização de atividades de controle de qualidade da empresa e inspeção da qualidade do produto, desde a recepção até a elaboração do produto final.

O objetivo geral deste relatório é, portanto, tecer considerações a respeito destas atividades realizadas durante o período de estágio supervisionado na empresa. Ainda mais, procurou-se especificamente detalhar os procedimentos utilizados em algumas destas tarefas que contribuíram para complementar a formação do perfil do aluno concluinte do curso técnico em alimentos e que, assim, constituíram-se nas atividades mais relevantes durante o estágio supervisionado. Além disso, procurou-se aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e adquirir-se experiência do funcionamento de um frigorífico.

2. empresa

A empresa D. A. Coimbra Pescados trabalha no segmento de pescado congelado, oferecendo produtos de qualidade aos consumidores. Os produtos são inspecionados e passam por um minucioso processo de seleção, atendendo tanto a critérios técnicos quanto a exigências do mercado nacional.

Aprimorar a qualidade e produtividade é essencial, para isso a empresa implantou o programa de qualidade baseado na norma HACCP (sigla em inglês para Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). A linha de produção inclui peixe inteiro, filé em posta e eviscerado (com ou sem cabeça).

2.1. Histórico

Em 25 de maio de 1976, Dário Mendes Coimbra Filho constitui a empresa D. C. Frigorífico e Marchantaria LTDA., com sede na Av. Senador Lameira Bitencourt, 288, com o objetivo de abater e comercializar carne bovina no comércio atacadista. Em 17 de abril de 1978, são admitidos como sócios mais dois filhos, Dário e Dagnaldo Coimbra. Eles então transferem sua sede para a Av. Rui Barbosa, 789, e entram no comércio varejista de carne bovina e frango congelado. Em 20 de maio de 1980, são admitidos na sociedade mais dois filhos, Darionaldo e Darinaldo Coimbra. Eles decidem então abrir mais 03 filiais, localizadas na Av. Cuiabá e Trav. Pe. João, todas voltadas para o comércio varejista de carnes.

Em 10 de julho de 1990, construíram um entreposto de pescado na Av. Maicá, 55, onde hoje funciona sua sede, denominado Frigorífico “O Peixão”, com o objetivo de comprar, beneficiar, congelar e vender pescados para todo território nacional.

2.2. Processos de Fabricação

2.2.1 Matéria-prima

O pescado que serve como matéria-prima é oriundo da pesca ao longo do rio Amazonas e seus afluentes na Região do Baixo e Médio Amazonas, principalmente dos municípios de Alenquer, Óbidos, Monte Alegre e Santarém. O tempo da pescaria tem seu limite máximo de duração em 07 dias, o que nos proporciona um pescado fresco.

2.2.2 Recebimento do peixe

O descarregamento da matéria-prima dos barcos pesqueiros ocorre na frente do frigorífico, onde os peixes são acondicionados em caixas plásticas e transportados, através de uma vagonete sobre os trilhos dos barcos, até a plataforma de recepção. Nesta etapa, o peixe é submetido a uma Avaliação Sensorial pelo auxiliar de controle de qualidade, na qual parâmetros como temperatura, textura, olhos, guelras e odor são anotados no Registro de Inspeção n° 01. Aquele que não atender os padrões de qualidade é rejeitado e não prossegue para a próxima etapa. O pescado de boa qualidade é classificado quanto a espécie e tamanho (pequeno, médio e grande) e em seguida é destinado a pesagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com