TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de observação ensino fundamental

Por:   •  1/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

Relatório de Estágio II

DOCÊNCIA DAS CLASSES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Professora: Monaliza Daniele da Silva Godinho

Duque de Caxias

Maio 2016

Monaliza Daniele da Silva Godinho

Relatório de Prática

Relatório de Prática Docente II apresentado ao Curso de Formação de Professores no SABER – Sistema de Ensino, como requisito a conclusão do Estágio Supervisionado no ENSINO FUNDAMENTAL.

                                                                             

Supervisor de Estágio SABER

Kelly Beltrão

Supervisão de Estágio Escola:

Natalina Vera Castilho de Assis (Diretora)

Soraya Pacheco (Professora Regente Marcelle Pereira Rodriguês (Orientadora Educacional)

Apresentação

O presente relatório tem intenção de documentar minhas experiências do estágio no Ensino Fundamental, aonde vivenciei na prática, tudo que tenho aprendido na teoria. O relatório irá apresentar a descrição do local, onde foi realizado o estágio, período de duração e as atividades desenvolvidas, além de reflexões em torno da prática realizada.

O estágio de DOCÊNCIA NAS CLASSES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL teve como objetivo, aprimorara prática em sal de aula, propiciar a aproximação correta da realidade profissional, através de situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

No estágio, é onde temos a oportunidade de vivenciar, tudo o que aprendemos no Curso de Formação de Professores, como planejar conforme a realidade dos alunos. Refletir sobre nossas práticas, e também aprender as formas de agir, em todo o contexto escolar.

Agradecimento

Agradeço, primeiramente a Deus! Por Ele estar me proporcionado uma imensa satisfação de pode ter conhecido pessoas maravilhosas.

A diretora Natalina, a professora Soraya e funcionários da ESCOLA MUNICIPAL MARIA CLARA MACHADO, a todos sem exceção.

Fui bem recebida pela professora Soraya e seus alunos (as), durante esse período em que fiquei em sua sala. Ao termino do estágio fui surpreendida pelos alunos (as), onde eles junto com a professora e com os pais, realizaram uma festa de despedida.

Não tenho palavras para agradecer esse imenso carinho! Isso prova, que ainda vale a pena ser um educador.

Resumo

O presente relatório foi constituído a partir das vivências, proporcionadas pelo Curso de Formação de Professores (SABER – Sistema de ensino) principalmente na realização do estágio supervisionado no Ensino Fundamental, que acontece na turma 302 do 3°ano do ciclo (manhã) composta por 25 aluno, na faixa etária de 07 a 13 anos. Na Escola Municipal Maria Clara Machado, em Duque de Caxias, RJ. Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências do estágio realizado.

Estágio Supervisionado

Curso de Formação de Professores

Docência do Ensino Fundamental

Sumário

        

INTRODUÇÃO

O presente estágio de docência no Ensino Fundamental, tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Formação de Professores e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender. Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 3°ano do ciclo do Ensino Fundamental, de idade de entre 7 e 13 anos. 

Como todos nós sabemos, o Ensino Fundamental, vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, exemplo disso é a recente implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, em que as crianças com seis anos devem frequentar a 1°ano do ciclo, com isso as crianças estão vindo para a escola cada vez mais cedo. A educação e consequentemente a Escola, enfrenta também grandes desafios com os espantosos avanços tecnológicos e descobertas científicas que surgem a cada dia e que transformam nossa sociedade de maneira vertiginosa, mudando valores, atitudes, costumes. As mudanças no clima do planeta, que exigem informação e esclarecimento para que a humanidade possa reverter o grave quadro que se apresenta e que somente o homem poderá reverter. E também a violência nas escolas e na sociedade como um todo. Neste contexto, a criança chega no 3°ano do ciclo, muitas vezes já alfabetizada e com grande variedade de informações e conhecimentos, adquiridas, no início da1°ano do ciclo, no grupo de convívio, pela televisão e Educação Infantil, já não é mais aquela criança que ao chegar no 3°ano do ciclo tudo era novidade e descoberta.

Esse aluno necessita de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida, tornando-a cidadã instruída, consciente de seus direitos e de seus deveres. Que saiba conviver e respeitar a diversidade cultural, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologias disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (379 Kb)   docx (561.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com