TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório profissional para modelagem da estrutura

Relatório de pesquisa: Relatório profissional para modelagem da estrutura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO ANANINDEUA – PA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

2º SÉRIE

IRACI PEREIRA DE ANDRADE RA: 9904008630

MARIA HELENA DANTAS MATIAS BATISTA RA: 8379860118

JOSELY PINA DE SOUZA RA: 9135257568

MARTA DE FATIMA BARATA DE SOUSA RA: 9133247604

EBE DO S. C. DE ANDRADE DA SILVA RA: 8978196718

ARIELLY THAYS SOUZA DA SILVA RA: 8981226142

DESAFIO PROFISSIONAL: Relatório profissional para modelagem da estrutura; capacitação e/ ou desenvolvimento de competências gerenciais.

Desafio Profissional, entregue como quesito avaliativo parcial das disciplinas Matemática e Processos Gerenciais.

Orientador: Professor Tutor. Adm. Denes de Jesus da Silva Nunes

ANANINDEUA – PA

2014

1 INTRODUÇÃO

Este Desafio profissional foi elaborado para demonstrar os nossos conhecimentos sobre as disciplinas norteadoras, matemática e processos gerenciais. Seu real objetivo é a elaboração de um relatório profissional, para a modelagem da estrutura; capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais. Colocando em prática todo conhecimento adquirido durante as aulas e nas pesquisas de campo.

Para a proposta de nossa consultoria levamos em conta as reais necessidades da empresa estudada (Hoterdan-Hipermercado) em sua realidade.

O trabalho tem por finalidade demonstrar viabilidade de um plano estratégico para solucionar dificuldades que a empresa esta enfrentando. Cujo objetivo principal é aprimorar e profissionalizar seus funcionários. Para isso foi elaborado e desenvolvido através de levantamentos de informações técnicas, programas de cursos de capacitação para os mesmos, buscando integrar a política do processo seletivo onde há um retorno de profissionais bem capacitados e com um alto poder de persuasão e de tomada de decisões.

Tendo em vista as reais necessidades de reformular todo o quadro estratégico e operacional da empresa, propomos a formação de uma nova equipe administrativa, mudanças em todo o seu quadro hierárquico. Já que uma das prioridades é a capacitação de seus gerentes, diretores e funcionários, investindo na elaboração de um planejamento estratégico e no conhecimento direcionado as praticas gerenciais, para que estes possam organizar e manter as metas a serem alcançadas.

Buscando com isso obter êxito tanto nas partes internas, como externas da empresa, já que ela embora tendo lucro, tem custos muito elevados, ocasionando um desequilíbrio administrativo financeiro. Diante do quadro, implantar uma política de redução de custos e de elevação de lucros com vistas a um crescimento real da rede de lojas.

2 DADOS DO CLIENTE

Tabela 1: informações da Empresa

NOME DA EMPRESA Hoterdan- Hipermercado

RAMO Alimentícios, eletro e eletrônico.

ENDEREÇO Interior de São Paulo

TOTAL DE EMPREGADOS 176

MISSÃO A empresa tem por finalidade levar ao mercado produtos de qualidade com preços acessíveis e um atendimento diferencial. Criando valores para nossos colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores e meio ambiente, através de uma gestão baseada em processos sustentáveis.

VISÃO Ser reconhecida á médio prazo como uma das melhores empresas no ramo alimentício, eletro e eletrônicos (hipermercado), do estado de São- Paulo, destacando- se por possuir profissionais bem capacitados e comprometidos com a qualidade total dos serviços prestados.

VALORES/PRINCIPIOS • Confiança: Construir relações baseada no profissionalismo, dando respaldo e segurança a todos aqueles com quem nos relacionamos.

• Respeito: Manter atitude prudente com espírito de autocrítica e consciência de nossas virtudes e fraquezas.

• Compromisso: Gestão com crescimento continuo, estimulando a integração, o esforço e a contribuição de toda a nossa equipe para que possamos atingir o resultado esperado.

• Liderança: sustentar a médio e longo prazo o impulso a buscar formas inovadoras de competitividade otimizando com criatividade e empenho os recursos de que dispomos.

• Integridade: assumiremos uma conduta honesta, transparente, coerente, austera e responsável.

Fonte: Autor do Desafio profissional (2014)

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

2.2.1 Estrutura da Empresa

A empresa necessita de uma nova equipe administrativa, onde os gerentes estejam focados no real interesse da empresa e no planejamento com vistas ao desenvolvimento a médio e longo prazo. Para isso contará com a contratação de profissionais mais qualificados e capacitados em mais de um setor (profissionais funcionais).

Para o bom desenvolvimento da empresa, contaremos com uma nova estrutura muito bem dividida a e planejada, embora seja simples, é de grande importância, pois é ela será responsável por organizar as informações e determinar as atividades relacionadas a escala hierárquica e estratégica da empresa.

2.2.2 Estrutura Política

A Hoterdan- Hipermercados têm ampla necessidade em muitos aspectos, um dos principais é conter no seu quadro de funcionários, pessoas com desvio de atividades e mal qualificadas para as funções exercidas. Tendo como ponto de partida, o fato é que na atual situação todos principais envolvidos na composição da empresa foram indicados não por sua eficiência, mas sim por amizades, isso criou uma política de indicações e que prejudica as atividades e desempenhos.

Dentro do novo planejamento da empresa é primordial a preparação dos funcionários através de cursos de capacitação e qualificação, voltados respectivamente para a necessidade de nossa empresa. Entendemos que a principal forma de modificar o quadro atual é profissionalizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com