TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

pedagogia

By crisluzrh2014 | Studymode.com


UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

nome

RA:

DESAFIO PROFISSIONAL DE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

PROFESSORAS: MA. MARICIANE MORES NUNES E

MA. MARIA CLOTILDE BASTOS

TUTORA PRESENCIAL: BIANCA BUENO DE OLIVEIRA

, 28 DE ABRIL DE 2014

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre o multiculturalismo e diversidade, onde abordaremos as leis, conceitos, preconceitos, cultura, religião e como estas questões devem ser trabalhadas em sala de aula, no dia a dia.

Sendo assim é necessário que o professor mostre aos seus alunos o quanto o multiculturalismo e a diversidade são importantes para o convívio social de cada um, pois todo indivíduo tem seu valor, sua raça, suas crenças, suas opções, enfim, somos todos seres humanos com direitos e deveres perante a sociedade e por isso é preciso que haja respeito, tolerância e compreensão para a construirmos uma nação menos preconceituosa e mais justa.

Projeto Pedagógico

A Escola Municipal Saber Conviver está prestes a completar um ano da sua inauguração. Uma das principais preocupações do diretor da escola, dos coordenadores pedagógicos, da equipe de professores e da Associação de Pais e Mestres foi construir um Projeto Pedagógico Curricular que estivesse de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN9.394/96) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação da Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Como todo Projeto Pedagógico Curricular o objetivo é que neste documento estejam presentes a cultura da escola, seus valores, crenças, significados e modos de agir tanto de alunos quanto de professores, pais e funcionários. Neste sentido desde que foi inaugurada toda a comunidade escolar buscou promover o multiculturalismo e reconheceu a importância de implementar projetos e ações pedagógicas que valorizem toda a diversidade presente na escola.

Como toda escola, a diversidade na Escola Municipal Saber Conviver pode ser percebida em vários aspectos, seja de ordem étnica, religiosa, sexual e de gênero, de classe social, faixa etária, sotaques, cores, valores, crenças, comportamentos, enfim, ela reflete a sociedade que a compõe. O multiculturalismo e a diversidade são inerentes a sua composição como instituição de ensino, e a partir deste princípio o Projeto Pedagógico Curricular foi constituído.

Uma vez que o respeito às diferenças faz parte das aulas, da gestão e organização da escola e permeia os discursos dos professores e gestores, chegou a hora de colocar em prática mais uma vez a valorização da diversidade e do multiculturalismo nas atividades extracurriculares organizadas pelaescola.

O diretor da escola organizou uma reunião com os professores e coordenação pedagógica para definir como serão as práticas pedagógicas e as festividades relacionadas ao Dia dos Pais. Nesta reunião, alguns professores relataram que nunca vivenciaram uma atividade que valorizasse a diversidade em festividades como esta, e que a iniciativa além de pioneira certamente contribui para a disseminação do respeito e da fraternidade entre todos. A coordenação pedagógica entende que o grande desafio da escola na organização das atividades está relacionado ao compromisso em assegurar o respeito à diversidade e as distintas culturas presentes na escola tal como observa o Projeto Pedagógico Curricular.

O diretor da escola fez questão de enfatizar que a diversidade está presente no corpo de professores e colaboradores que possuem religião, orientação sexual, cor, idade, crenças, formação e valores distintos. Lembrou ainda que entre os alunos estas diversidades sejam ainda mais acentuadas principalmente quando se consideram os valores, as crenças e a estrutura familiar.

A equipe de professores entende que a comemoração organizada pela escola tem um sentido mais amplo, de promoção da dignidade humana e dos valores de respeito, tolerância e dignidade humana. Como parte da organização, foram programados esquetes, músicas, exposição fotográfica e de trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Organizar práticas pedagógicas que estejam em sintonia com o ProjetoPedagógico Curricular da Escola Municipal Saber Conviver e planejar uma festividade que considere a diversidade familiar dos alunos será o grande desafio dos professores e coordenação pedagógica. A partir deste momento este será o seu desafio também, promover a diversidade e o multiculturalismo.

Começaremos falando sobre as leis. A LDBEN 9.594/96, por exemplo, tem como finalidade criar projetos pedagógicos que apresentarão a cultura da escola, valores e crenças. Neste sentido a comunidade busca promover o multiculturalismo e ações presentes na escola, também vai abordar aspectos como religião, classe social, raça. O sistema de ensino incentivará pesquisas sobre o processo educativo orientado por valores, visão de mundo e conhecimento afro-brasileiro junto ao povo indígena, com o objetivo da ampliação da educação brasileira. O multiculturalismo tem por finalidade desenvolver e assegurar a formação do aluno e torná-lo cidadão para que venha a progredir com sucesso no futuro.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pode-se perceber a utilização de várias linguagens, por exemplo, linguagem verbal, matemática, gráfica e a corporal, só assim podemos produzir, expressar e mostrar idéias, culturas e raízes para que nosso aluno possa entender a pluralidade cultural, a riqueza de culturas presentes em nosso país que muito contribuiu para o seu desenvolvimento.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciaise para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem o objetivo de divulgar o conhecimento, a postura de valores étnico racial, o direito legal de identidade, na busca da consolidação brasileira. Sendo assim o sistema de ensino tomará e mostrará o direito de garantir aos afro-descendentes um ensino de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (462.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com