TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios de Resultados de Exploração - GEOESTRATÉGICA

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS

DISCIPLINA: GEOESTATISTICA

PROFESSOR: RODRIGO MEIRELLES

ALUNO: FELIPE THIAGO NERES DE SOUSA SENA

Tradução Texto: The JORC Code 2012 Edition

REPORTING OF EXPLORATION RESULTS (pg. 10) - ÌTEM 18

REPORTING OF ORE RESERVES (pg. 16) - ATÉ O ÍTEM 36

1 REPORTING OF EXPLORATION RESULTS (pg. 10) - ÌTEM 18

Relatórios de Resultados de Exploração

Os resultados de exploração incluem os dados e as informações gerados por meio de softwares de exploração mineral, que podem ser úteis aos investidores, mas que não fazem parte de uma declaração de recursos Minerais ou Reservas de Minério.

O relatório das informações é comum nos períodos iniciais da exploração quando a quantidade de dados disponíveis não é suficiente para permitir estimativas razoáveis de Recursos Minerais.

Se uma empresa apresentar o resultado de exploração, e a mineralização não se classificar como recurso mineral ou reserva de Minério, as estimativas de tonelagens e grau médio não devem ser atribuídas à mineralização a menos que a situação esteja coberta pelo item 17 e então somente em estrita conformidade com os requisitos desta cláusula.

Exemplos:

Os resultados de exploração incluem resultados de amostragem de afloramento, ensaios de intersecções de furos de perfuração, resultados geoquímicos e resultados de pesquisas geofísicas.

2 REPORTING OF ORE RESERVES (pg. 16) - ATÉ O ÍTEM 36

Relatório de reservas de minério

         29. O termo "reserva de minério" é a parte economicamente explorável de um recurso mineral medido e/ou indicado. Inclui os materiais de diluição e tolerâncias para perdas, que podem ocorrer quando o material é extraído, e é definido por estudos de pré-viabilidade ou de viabilidade, que incluem a aplicação de fatores modificadores. Tais estudos demonstram que, no momento do relato, a extração poderia razoavelmente ser justificada.

O ponto de referência no qual as Reservas são definidas, normalmente o ponto onde o minério é entregue à unidade de processamento, deve ser indicado. É importante que, em todas as situações em que o ponto de referência seja diferente, tal como para um produto comercializável, uma declaração clarificadora seja incluída para assegurar que o leitor esteja completamente informado sobre o que está sendo relatado.

O ponto de referência em que as Reservas são definidas, normalmente o ponto onde o minério é entregue à unidade de processamento, deve ser indicado. É importante que, em todas as situações em que o ponto de referência seja diferente, tal como para um produto comercializável, deve se ter uma declaração clara, para assegurar que o leitor esteja completamente informado sobre o que está sendo relatado.

As suposições chaves e os resultados do Estudo de Viabilidade devem ser divulgados no momento da notificação de uma reserva de minério ou em sua modificação.

Estudos de Pré-Viabilidade e de Viabilidade são definidos nas Cláusulas 39 e 40 abaixo:

As reservas de minério são divididas por ordem crescente de confiança, que podem ser reservas de minério prováveis e reservas de minério provadas.

Ao relatar Reservas de Minério, informações sobre os fatores estimados de recuperação de processamento de minerais são muito importantes e devem ser sempre incluídas em Relatórios Públicos.

As Reservas de Minério são aquelas porções de recursos minerais que, após a aplicação de todos os fatores modificadores, resultam em uma tonelagem e uma classe estimadas que, na opinião do responsável técnico que faz as estimativas, podem ser a base de um projeto tecnicamente e economicamente viável, após ter em conta os fatores modificadores relevantes do material.

As reservas de minério são relatadas como incluindo material econômico e material de diluição entregue para tratamento ou despachado da mina sem beneficiamento.

O termo "economicamente explorável" representa a extração do minério é viável, sob pressupostos financeiros razoáveis. Que pode variar com o tipo de depósito, o nível de estudo que tem sido realizado e os critérios financeiros de cada empresa. Por esta razão, não pode haver uma definição fixa para o termo "economicamente explorável". A fim de obter o nível de confiança necessário dos fatores modificadores, serão realizados estudos adequados de viabilidade ou de Pré-Viabilidade antes da determinação das Reservas de Minério.

Os estudos terão determinado um plano de mina e um cronograma de produção que é tecnicamente viável e economicamente viável e a partir do qual as Reservas de Minério podem ser derivadas.

O termo "reservas de minério" não significa necessariamente que as instalações de extracção estão instaladas ou operacionais ou que todas as aprovações ou contratos de venda necessários foram recebidos. Isso significa que há motivos razoáveis ​​para esperar que essas aprovações ou contratos se concretizem dentro do prazo esperado exigido pelos planos de mineração. Deve haver motivos razoáveis ​​para esperar que todas as aprovações governamentais necessárias serão recebidas. A Pessoa Competente deve destacar e discutir qualquer assunto material não resolvido que seja dependente de um terceiro sobre o qual a extração é contingente.

Se houver dúvida sobre o que deve ser relatado, é melhor errar do lado de fornecer muita informação, em vez de muito pouco.

Qualquer ajuste feito aos dados com o propósito de fazer a estimativa da Reserva de minério, por exemplo, cortando ou fatorando os graus, deve ser claramente declarado e descrito no Relatório Público.

Quando as empresas preferem usar o termo "Reservas Minerais" em seus Relatórios Públicos, por exemplo, para relatar minerais industriais ou para relatórios fora da Australásia, devem declarar claramente que este está sendo usado com o mesmo significado que "reservas de minério", definidas neste Código.

As estimativas de 'reservas de minério' e 'recursos minerais' para o carvão podem ser relatadas como estimativas de 'reserva de carvão' e 'recurso de carvão'.

A JORC prefere o termo 'reserva de minério' porque auxilia na manutenção de uma distinção clara entre um 'Recurso Mineral' e uma 'Reserva de Minério', enquanto outros códigos acham que é melhor fazer referência a Resultados de Exploração Mineral, Recursos Minerais e Reservas Minerais.

30. Uma "reserva de minério provável" é a parte economicamente explorável de um recurso indicado e, em algumas circunstâncias, um recurso mineral medido. A confiança nos Fatores Modificadores que se aplicam a uma Reserva de Minério Provável é menor do que a aplicada a uma Reserva de Minério Provada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com