TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relaxamento no servidor

Tese: Relaxamento no servidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Tese  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

2013

1 INTRODUÇÃO

Desde que se supõe a existência do homem na terra até aproximadamente o século XIX, o homem era obrigado a levar uma vida fisicamente mais ativa, já que ele não contava com os recursos tecnológicos atuais e usava o seu próprio corpo para obter alimentos, na caça ou na agricultura e, também, para fabricar utensílios, entre outras tarefas. (COSTA, et al; 2003)

As mudanças profundas das normas e valores sociais nos últimos anos têm também gerado alterações nos padrões e funções individuais e sociais do esporte e da atividade física. (BENTO, 1991)

A necessidade de se ter hábitos saudáveis de vida, tem sido divulgada na sociedade como forma de combater os danos causados à saúde, pela forma de vida urbana atual. Esta concepção mostra uma de suas faces na motivação para a prática de atividades físicas, a qual pode ser observada na procura e frequência aumentada às praças de esporte, lugares públicos destinados a pratica do exercício físico, aos clubes esportivos e às academias de ginástica. (SAMULSKI; NOCE, 2012)

Nos últimos anos tem-se assistido, a nível mundial, a um aumento progressivo do uso do termo estresse associado a diferentes domínios e áreas do funcionamento humano. Os meios de comunicação social comprovam diariamente este facto, retratando o tema nas suas mais variadas facetas, relacionando-o com diversos fatores, como sejam, o excesso de trabalho, a instabilidade profissional, a necessidade de aumentos de produtividade e sucesso em mercados cada vez mais exigentes, os conflitos de interesses entre a família e o trabalho, as pressões sociais, as relações interpessoais, etc. (GOMES, et al; 2006)

Apesar dos níveis de estresse poderem emergir no funcionamento normal do dia-a-dia, aceita-se cada vez mais a ideia de que este problema tende a tornar-se mais significativo quando associado ao trabalho. Por outro lado, esta questão e particularmente importante quando aplicada a classe profissional dos professores, uma vez que, como assinala Truch (1980), o ensino constitui uma atividade extremamente exigente, gerando níveis de estresse superiores a outras profissões onde este fenômeno e habitualmente observado.

A ameaça de stress na vida do professor, não influencia apenas na sua vida pessoa, implica também na sua vida profissional e no seu desempenho em sala de aula. Isso pode afetar gravemente o rendimento acadêmico dos alunos, uma vez que as dificuldades sentidas pelos professores refletem-se na qualidade das suas práticas pedagógicas e eficácia profissional, diminuindo-se assim as potencialidades de aprendizagem dos estudantes.

2 JUSTIFICATIVA

As condições de trabalho, ou seja, as circunstâncias sob as quais os docentes mobilizam as suas capacidades físicas, cognitivas e afetivas para atingir os objetivos da produção escolar podem gerar sobreesforço ou hipersolicitação de suas funções psicofisiológicas. Se não há tempo para a recuperação, são desencadeados ou precipitados os sintomas clínicos que explicariam os índices de afastamento do trabalho por transtornos mentais. O presente trabalho tem como objetivo, conhecer o principal agente causador do desgaste procurando medidas que podem vir a ser tomadas para que haja o relaxamento do servidor dentro da própria instituição.

3 OBJETIVOS

3.1 Gerais

Propor medidas que visem à melhoria dos servidores/professores do IFMA – campus Timon.

3.2 Específicos

 Buscar medidas para o melhoramento da qualidade de vida do servidor/professor da instituição;

 Analisar os principais fatores que geram stress nos professores;

 Impor, junto com a gestão do Campus, medidas encontradas para o relaxamento do servidor/professor;

 Descrever a produção escolar antes e depois das medidas;

 Analisaremos as principais dimensões na vida do trabalhador – física, psicológica, social, intelectual, além de organizacional através de entrevistas.

4 METODOLOGIA

Esta pesquisa será efetuada com todos os servidores/professores do IFMA – Campus Timon¬ com, idades variáveis e atuantes em varias disciplinas ou áreas. Inicialmente será aplicado um questionário pra analisar como esta a situação psicofisiológicas dos entrevistados de acordo com a figura 1, como o stress, logo após juntamente com a gestão da instituição serão contratados 1 (um) professor de yoga, 1 (um) massagista e 1 (um) fonoaudiólogo para assim desenvolver um espaço para o relaxamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com