TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Capitalista E Profissional RH

Ensaios: Relação Entre Capitalista E Profissional RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE FERNÃO DIAS

Gestão de Recursos Humanos

1° Semestre / 2010

Grupo:

Relação entre o Capital Intelectual e o Profissional atual de RH

Apresentação

O Grupo

O Grupo Evolução Intelectual é formado por:

• Camila

• Catarina

• Elisabete

• Michele Oliveira

• Monique

• Silvana

• Tiago

O Tema

O trabalho a seguir apresentará um breve relato sobre o chamado Capital Intelectual, considerado por alguns como “Ouro Oculto”, suas características e benefícios gerados para as empresas que encaram o desafio de desenvolver-lo e gerencia-lo.

Também falaremos sobe a relação direta entre este novo ponto de vista administrativo e o perfil dos profissionais atuais da área de Recursos Humanos como parte da estratégia empresarial para alcançar os objetivos planejados pelas organizações.

Introdução

Estamos na era do conhecimento e da busca, não só de maximizar os resultados organizacionais, como também de minimizar os custos e riscos.

Portanto, não evoluir ou demorar neste processo, pode não ser perder dinheiro, mas com certeza será deixar de ganha-lo.

A globalização não proporciona ao mundo somente conhecer culturas diferentes, divulgar e tomar conhecimento de noticias de qualquer lugar logo que os fatos acontecem. Ela permite que os grandes blocos econômicos e organizações ditem as regras do mercado, e as empresas que pretendem alcançar estes mesmos padrões de “poder” precisam se adequar às mudanças tão logo elas acontecem.

Hoje, só o poder de produção ou capital investido, não são suficientes para aumentar a competitividade de uma empresa, mas todo o planejamento estratégico, e principalmente o conhecimento gerado e empregado em seu dia-a-dia.

Veremos alguns elementos que são fundamentais para que esta engrenagem funcione de forma eficiente.

Conceitos

Capital: principais/fundamentais riquezas, bens ou valores acumulados.

Intelectual: relativo a intelecto, que tem dotes de inteligência.

Mini Aurélio Século XXI

Buarque de Holanda F, Aurélio

O Capital Intelectual é a soma de todo o conhecimento acumulado em uma organização. Atualmente ele integra o Ativo Intangível da empresa em seus balanços patrimoniais, sendo, muitas vezes, mais valioso do que os próprios Ativos Tangíveis, como imóveis, maquinário, estoque etc. Um claro exemplo disso são as Marcas que, muitas vezes, valem mais do que o Ativo da empresa.

São considerados parte integrante do Capital Intelectual o conhecimento dos colaboradores, patentes, metodologias, sistemas e projetos desenvolvidos pela própria empresa.

Recursos: bens ou posses.

Humanos: relativo ao homem, humanitário.

Mini Aurélio Século XXI

Buarque de Holanda F, Aurélio

A área de Recursos Humanos é a responsável por gerir o capital humano da empresa, ou seja, capacitar e direcionar as pessoas para desenvolverem suas tarefas de forma que tenham um resultado positivo, alcançando as metas pré estabelecidas pelo planejamento estratégico.

Relação entre o Capital intelectual e o Profissional de RH

O desafio encontrado por empresas, indiferente do porte, é se tornarem mais competitivas. Para isso precisam rever alguns de seus paradigmas e, muitas vezes, desmistificar o conceito de que um bom produto e um bom preço são suficientes para isso.

Os consumidores têm um imenso leque de produtos e serviços oferecidos por inúmeras empresas, com os mais variados padrões de qualidade e preço. O que vai tornar a empresa um diferencial é o modo como administra seu conhecimento.

A capacidade de se reinventar diante das mudanças do mercado, de criar novos produtos, modificar seus processos produtivos, diminuir o tempo de produção sem diminuir a qualidade ou até mesmo a aumentando, enfim, identificar e satisfazer as reais necessidades de seus clientes em potencial.

Já sabemos que o Capital Intelectual tornou-se parte integrante e importante do ativo da empresa, e como os demais precisa ser muito bem administrados. Alguns estudiosos do assunto apontam alguns cuidados com esta administração, entre eles destacamos:

• Não ser negligente no trabalho, no atendimento ao cliente. Conhecimento aplicado com negligencia ou não aplicado não tem valor.

• Não acomodar-se com o conhecimento já adquirido. A produção do conhecimento evolui rapidamente, e é necessário acompanhá-la.

• Buscar credenciais elevadas, acompanhar a demanda do mercado em que está inserido.

Para que exista o Capital Intelectual precisamos de três fatores ocultos relacionados como:

1. Capital Humano: composto pelo conhecimento, poder de inovação, habilidades, valores, cultura e filosofias da empresa.

2. Capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com