TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Qualidade, Segurança E Meio Ambiente

Dissertações: Relação Entre Qualidade, Segurança E Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Relação entre qualidade, segurança e meio ambiente

Introdução

Estamos vivendo um cenário cada vez mais competitivo, neste contexto, o desafio de produzir mais e melhor vai sendo superado pelo desafio, permanente de ser sustentável, portanto é necessária aos empreendedores e profissionais a habilidade de promover condições de um processo econômico ou sistema que permita a sua permanência, em certo nível, com prazos e qualidade adequados de maneira que possibilite às empresas desenvolvimento pleno sem passivos ao trabalhador e ao meio ambiente.

Desenvolvimento

A responsabilidade socioambiental das organizações é o caminho para a sustentabilidade empresarial que sendo ela ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso e aceita será diferencial no mercado para seus produtos e ou serviços.

Não importando o nível tecnológico empregado no processo, este sempre contará com a força da mão de obra para conduzir os objetivos da empresa e estes sempre estarão interagindo com o meio ambiente e os recursos naturais.

Podemos afirmar nos tempos atuais que o trabalhador e o meio ambiente pós Revolução Industrial jamais serão os mesmos, os benefícios são muitos, porém os danos causados tanto à saúde e segurança do trabalhador como ao meio ambiente são extremamente graves. Logo vale lembrar a estreita relação existente entre a Saúde do Trabalhador e a Saúde Ambiental, que são frequentemente tratadas em campos diferentes.

Sabendo-se que toda atividade humana possui potencial de danos ao trabalhador e ambiental, intensificado por uma economia baseada num sistema de produção em massa e linear, sustentado pelo consumismo, sistema que degrada a saúde do trabalhador e do meio ambiente, sendo o elo que os une justamente a relação entre processo de produção e consumo, a gestão da saúde e segurança do trabalhador e do meio ambiente necessita para uma melhor eficiência serem tratados em conjunto.

O desenvolvimento e as exigências no campo da Saúde do Trabalhador e da Saúde Ambiental, as repercussões dos processos produtivos, não nos permite esquecer que esses mesmos processos produtivos que prejudicam a saúde da fauna e flora em geral têm consequências também para a saúde dos trabalhadores envolvidos. Este processo de produção e consumo a beira de um colapso, agora aos poucos morfologicamente busca se adequar a um processo cíclico de produção, ou seja, não mais vamos somente extrair, produzir, distribuir, consumir e descartar, agora vai extrair produzir, distribuir, consumir e em todas estas etapas: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Desde então identificados os danos ao trabalhador e ao meio ambiente através do trabalho, é preciso adotar princípios teóricos e práticos para avaliar, corrigir, controlar e prevenir fatores ambientais que podem, potencialmente, afetar de maneira adversa a saúde do trabalhador e/ou o meio ambiente das gerações presentes e futuras.

É certo ter tido esforços para a proteção de ambos e mesmo que na prática tenham sido tratadas em campos diferentes, já na teoria são cuidados em conjunto. A começar pelos próprios conceitos que tanto em Saúde e Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente costumeiramente são os mesmos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com