TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação intensificar

Projeto de pesquisa: Relação intensificar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Um bom elemento fundamental para um bom funcionamento de todos os sistemas de telecomunicações que fazem uso de onda de rádio é a antena. Sem ela o sistema não funciona e com uma má antena, não adianta empregar a melhor tecnologia do mundo. Dessa forma, é fundamental para todo profissional das telecomunicações entender como funcionam as antenas e os principais tipos que existem. Nesse artigo damos alguns fundamentos sobre a antenas, assunto de grande valia. Todo sistema de telecomunicações que faz uso de ondas eletromagnéticas tem como elemento importante para seu funcionamento a antena. No transmissor, correntes de altas freqüências geram as ondas eletromagnéticas. A função da antena é usada para interceptar as ondas que chegam até ele, induzindo correntes que são levadas então ao circuito de processamento. As dimensões de uma antena são importantes para sua eficiência tanto na transmissão como na recepção de sinais.

Dentro dos parâmetros utilizados para avaliar uma antena, um dos mais importantes é o diagrama que é uma representação gráfica mostrando as propriedades de radiação de uma antena em coordenadas especiais. O diagrama de radiação mostra a amplitude do campo distante (ou da potência radiada) em função dos ângulos θ e φ. No caso geral o diagrama de radiação é uma figura tridimensional, mas na maioria das vezes ele é representado como figuras bidimensionais (planos de corte horizontal e vertical). A diretividade (D) de uma antena é uma medida da focalização do lobo principal. Ela indica a capacidade da antena em direcionar a potência radiada.

Ganho

A partir da diretividade, pode-se obter o ganho (G), através do rendimento ou eficiência de transmissão (η).

G = D x η

onde η potência radiada dividida pela potência total aplicada. Outros parâmetros importantes são a polarização, indica a direção do campo elétrico da onda radiada, impedância de entrada (Z), que é a impedância vista nos terminais da antena e a largura de banda, que é a faixa de freqüências dentro do qual a antena opera adequadamente. Quanto maior a largura de banda de uma antena, maior sua capacidade de transmitir ou receber sinais de diferentes freqüências.

Isso não significa que uma antena possa “amplificar” os sinais que transmite ou que recebam. Uma antena é um elemento passivo tanto na transmissão como na recepção de sinais. Na existem elementos que possam introduzir um ganho efetivo num sinal de uma antena. Usamos o termo ganho para expressar a capacidade quem uma antena para receber sinais de uma determinada direção quando a comparamos com uma antena usada como referência. Podemos entender melhor esse significado tomando como exemplo a antena mostrada na figura 1.

Figura 1: Características GANHO EFETIVO.

Diretividade

Uma esfera pode ser considerada uma antena ideal. Ela irradia ou recebe sinais com a mesma intensidade em todas as direções. Evidentemente, para as aplicações prática pode não ser interessante ter um padrão de irradiação desse tipo. Na prática, as antenas devem concentrar os sinais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com