TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Interpessoais

Ensaios: Relações Interpessoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina nº 4

Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica

Atualmente as mudanças ambientais internas tomam novos rumos que afetam frontalmente a educação no sentido de modificação de hábitos na prática docente e nas relações que se dão no cotidiano da Escola. No entanto tanto a escola deve está preparado para adaptar essas mudanças apropriando-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos. Para isso deve ter um planejamento de adaptação, pois o Educador é mais que ser professor, dar suporte ao aluno para a vida, pois se responsabiliza em desenvolver neste diferentes habilidades e competências necessárias. Ao entrar em sala de aula, não levam apenas o conteúdo a ser ensinado, levam suas vidas, seu jeito de ser, fazer, ler e compreender o mundo e é isso que o educador precisa levar em consideração, compreendendo cada ser ali incluso.

E possível acreditar em uma modificação cognitiva estrutural e entender o homem como alguém capaz de se modificar, alguém que está em constante e contínuo processo; capaz de conscientizar-se do que sabe e ampliar seus conhecimentos a partir da confiança que o educador passa para ele ou vice versa, ou seja, o professor representa a figura deste mediador que está entre o mediado e a realidade que os cerca. A forma como se aprende e como ensina torna-se importante à medida que ajuda a transcender ao aqui e agora, oportunizando a aplicação, em situações diferentes, dos conteúdos apreendidos; estabelecendo relações com assuntos, fatos e momentos passados ou futuros; entendendo causa e consequência; posicionando-nos crítica e ativamente no grupo que se faz parte.

Os elementos mais importantes para desenvolver a gestão democrática na escola são à organização de ações que arremetam a participação social estruturando na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na forma do uso de recurso e investimentos; no trabalho em equipe. “Esses processos devem garantir e mobilizar a presença dos diferentes atores envolvidos, que participam no nível dos sistemas de ensino e no nível da escola” (Medeiros, 2003).

As relações interpessoais podem contribuir na gestão democrática no entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais, em seu sentido amplo, depende da canalização e emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, em torno de objetivos educacionais, entendidos e assumidos por seus membros, com empenho coletivo em torno da sua realização. Conforme Ferreira (2008), a gestão escolar atravessa nos dias de hoje uma fase de profundas transformações que se traduzem em diferentes medidas e têm por objetivos redefinir o conceito de escola; reconhecer e reforçar sua autonomia; promover associação entre escolas e sua integração em territórios educativos mais vastos; adotar modalidades de gestão específicas e adaptadas à diversidade das situações existentes.

Estágios de Desenvolvimento Humano

Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.). São eles:

• 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)

• 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)

• 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

• 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)

Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia (Coll e Gillièron, 1987). De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas quatro fases na mesma sequenciam, porém o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que "a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida", conforme lembra Furtado (op.cit.). Abordaremos, a seguir, sem entrar em uma descrição detalhada, as principais características de cada um desses períodos.

Síntese da Pesquisa Supervisionada

Hoje não há dúvida de que o trabalho do psicólogo na escola desenvolve uma formação importante para os alunos, assim a grande contribuição do psicólogo escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com