TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Interpessoais

Artigo: Relações Interpessoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

RESUMO

A escola é um espaço de extensão do desenvolvimento das relações. Assim ela tem um papel fundamental não só na construção do saber, como também estabelece de forma direta ou indireta que os sujeitos inseridos na mesma se auto conheçam e estabeleçam um vínculo com os demais indivíduos. Como a educação infantil é o pilar do conhecimento, é fundamental que o ambiente escolar ofereça meios para que a criança se descubra e se desenvolva nos mais variados campos: seja emocional, afetivo, comunicativo ente outros. Competências essenciais que facilitam sua convivência seja com o professor, colegas e familiares.

O artigo aponta como a escola, em especial a que trabalha com a educação infantil deve se posicionar em relação ao desenvolvimento interpessoal infantil, propondo métodos que estimule o mesmo, para que o aluno seja capaz de iniciar um processo de autoconhecimento e reconhecimento de seus próprios sentimentos, onde a criança terá a capacidade de lhe dar com seus conflitos internos.

Palavras – Chave: Escola, aluno, relacionamento interpessoal.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.

Um olhar sensível e reflexivo sobre a infância

Em todas as fases da vida, o ser humano sempre estará descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio que o cerca. Ao longo de sua vida, esta em constante aprendizagem, descobrindo e apropriando-se dos conhecimentos, dos mais simples aos mais complexos, e é isso que lhe da sentido a vida, juntamente com sua integração na sociedade como ser criativo,crítico e participativo.

A infância é um período muito rico para a formação do ser humano, por isso é necessário que nesse momento a criança possa ter seus desejos e particularidades expressados. Isso na maioria das vezes são estimulados através das brincadeiras, ou seja, de forma lúdica a criança transmite o seu eu interior e aprendi a lhe dar com situações corriqueiras do dia-a-dia.

Entender o universo infantil é o ponto chave para quem quer trabalhar com crianças, assim buscar inserir métodos que sejam inerentes a infância é de grande valia para se alcançar os objetivos almejados.

È notável que as brincadeiras sempre estiveram presentes no cotidiano das crianças, porém atualmente com a era tecnológica elas têm sido deixadas um pouco de lado, formando uma geração de crianças individualistas, geralmente não expressam seus sentimentos, se tornam obesas, não sabem lhe dar com percas, entre outros pontos negativos. Daí entra o papel da escola no resgate do brincar possibilitando mais prazer e significado no processo de ensino e aprendizagem.

È essencial que a criança seja vista como sujeito que precisa ter seu espaço garantido nos mais variados setores, para que esta tenha seu desenvolvimento e crescimento garantido de forma saudável. Afinal, o desenvolvimento é um processo que vai do nascimento até a morte.

Entender o que ocorre com a criança nesse seu universo é de suma importância, para que os que a cerca saiba lhe dar com suas reais necessidades.

A evolução da criança é composta de uma série de interações sucessivas, sendo, por isso mesmo, descontínua e atravessada por crises seguidas de mutações. Os conflitos que se observam no processo de desenvolvimento psicológico podem ser observados nas alternâncias que ocorrem dentre as diversas etapas: quando a emoção predomina, a criança volta-se quase que totalmente para si mesma; quando a cognição assume o lugar de destaque, a energia da criança canaliza-se para outra esfera de ação, na qual predomina movimento. Nessas etapas, ao voltar-se para o mundo exterior, o sujeito vai descobrindo suas qualidades ao mesmo tempo que sua sensibilidade vai se aguçando. (Rego e Souza, 2002, p.31).

A educação infantil tem um grande desafio de compreender, conhecer e reconhecer as particularidades das crianças. Apesar de varias ciências contribuir para o entendimento do universo infantil, ainda sim a muito que descobrir, pois cada sujeito tem suas diferenças e particularidades únicas.

Ao pensarmos como se dá o desenvolvimento de uma criança, imediatamente nos vem à noção de uma evolução continua ao longo de um ciclo vital, mas que acontece em diversas dimensões, tais como cognitiva, motora, afetiva e social. Mas essa evolução nem sempre se apresenta de forma linear, pois não se processa apenas pelos aspectos biológicos ou genéticos, mas também sofre influencias do meio ambiente. Isso quer dizer que a cultura que permeia o contexto em que o sujeito vive pode transformar no cenário da evolução do bebê ao idoso. O processo de desenvolvimento humano deve ser entendido como uma construção formada pelas relações que o individuo faz com o outro e com o mundo físico. (Moreira, Carbinatto, Marconi, Hadich, Junqueira, 2012,p.41).

Quando crianças, as mesmas dependem muito dos adultos para seus cuidados básicos, o ambiente familiar é setor principal que contribui para sua formação, ali são construídos seus primeiros vínculos. No entanto, é importante que a família saiba se colocar como tal, oferecendo principalmente muito amor para que a criança se sinta segura e importante no meio em que vive.

Infelizmente muitos na infância não conseguem adquirir no ambiente familiar toda estrutura básica que necessita para se tornam um sujeito capaz de lhe dar com situações que permeiam seu cotidiano. È ai que entra a escola, que deve sempre estar em parceria com a família, oferecendo possibilidades para a criança desenvolver seu eu interior, estimulando as relações com os outros, como também preparando as mesmas antes de tudo para a vida.

È possível que o desenvolvimento humano praticamente depende das qualidades inatas do individuo somadas as interações realizadas durante o seu crescimento, com experiências vividas em sua trajetória oportunizadas pelas pessoas nela envolvidas, como os pais e os professores. ( Moreira, Carbinatto, Marconi, Hadich, Junqueira, 2012, p.46)

De acordo com o que foi exposto acima é possível notar que o ser humano internaliza tudo que é vivido durante a sua existência, por isso é de suma importância que ao longo de seu desenvolvimento seja adquirido experiências que contribua de forma positiva para sua formação.

Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com